terça-feira, 31 de maio de 2016

Centro Territorial de Educação Profissional cria clube de leitura

Foto: acervo pessoal
O Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres, no município de Cruz das Almas, inaugurou, nesta semana, um Clube de Leituras destinado à leitura e atividades culturais para os estudantes. O espaço é resultado da Jornada Pedagógica da Rede Estadual, que teve como tema central o incentivo à leitura e tem norteado vários projetos nas escolas estaduais.

Dia Mundial das Comunicações Sociais


Dia do/a Comissário/a de Bordo


terça-feira, 24 de maio de 2016

Prorrogada as inscrições do curso Universidade Para Todos

Foto: Roberta Rodrigues
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou para o dia 31 de maio, as inscrições para o curso Universidade Para Todos. Estão sendo ofertas 12.825 vagas. O projeto oferece aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de segunda a sexta-feira, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o Enem, aulões, simulados e orientação vocacional. As aulas acontecem em Salvador e mais 177 localidades do Estado, nos 27 Territórios de Identidade.  As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos.

Dia do/a Telegrafista


segunda-feira, 23 de maio de 2016

Últimos dias de inscrições para o Universidade Para Todos

Foto: Roberta Rodrigues
Terminam, nesta terça-feira (24), as inscrições para o curso Universidade Para Todos, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Estão sendo ofertadas 12.825 vagas. As aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aulas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, são realizadas em Salvador e mais 177 localidades do Estado da Bahia, em 27 Territórios de Identidade.  As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos.

Estudantes recebem nove premiações na Milset Brasil

Os estudantes da rede estadual de ensino, que apresentaram projetos na Milset Brasil 2016, trouxeram para a Bahia nove premiações obtidas na feira realizada entre os dias 17 e 21 de maio, em Fortaleza, no Ceará. Entre os cinco trabalhos premiados, quatro são oriundos da Feira de Ciências da Bahia (Feciba), com destaque para as pesquisas “Boia Alarme Contra Enchentes e Inundações (Bacei)” e “Produção de adesivos de unhas como complementação de renda no município de Governador Mangabeira”, que receberam a certificação para participar da Feira Nacional de Ciências e Tecnologia (Cientec), em Lima, no Peru, evento que acontece em novembro deste ano.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Dia do Defensor Público


Estudantes da Educação Profissional de Itororó contribuem para o desenvolvimento regional

Fotos: Acervo pessoal
Doces, com­potas e pi­cles estão entre as de­lí­cias de­sen­vol­vidas pelos es­tu­dantes do Centro Ter­ri­to­rial de Edu­cação Pro­fis­si­onal do Médio Su­do­este da Bahia (CETEP), do mu­ni­cípio de Ito­roró. Ali­ando te­oria e prá­tica, eles de­sen­volvem pro­jetos, pro­dutos e tec­no­lo­gias so­ciais, de baixo custo, com foco no de­sen­vol­vi­mento so­ci­o­e­conô­mico e am­bi­ental do Ter­ri­tório de Iden­ti­dade onde vivem, con­tri­buindo para for­ta­lecer a agri­cul­tura fa­mi­liar e a pro­dução in­dus­trial local. Os pro­dutos estão sendo apre­sen­tados à po­pu­lação por meio de feiras e ex­po­si­ções de Ito­roró e dos mu­ni­cí­pios cir­cun­vi­zi­nhos.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Estudantes premiados na Feciba expõem projetos na Milset Brasil 2016

Fotos: Roberta Rodrigues/ IAT
Quatro projetos estudantis, premiados na Feira de Ciências da Bahia (Feciba), iniciam nesta terça-feira (17/05) a participação na Expo Milset Brasil 2016, que acontece em Fortaleza, no Ceará. Os projetos também foram destaques numa videoconferência realizada nesta segunda-feira (16/05), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, que buscou mobilizar escolas, estudantes e educadores para a construção da 6ª edição da Feciba, por meio das feiras escolares e regionais de ciências.

Formandos da Educação Profissional acreditam na formação técnica para inserção no mundo do trabalho

Fotos: Acervo pessoal
Mais 591 novos téc­nicos de nível médio foram di­plo­mados pelo Go­verno do Es­tado, neste final de se­mana, nos mu­ni­cí­pios de Gua­nambi, Cruz das Almas, Se­nhor do Bonfim e Capim Grosso. Ao todo, o Es­tado está for­mando 10.459 téc­nicos de nível médio, na Bahia, que con­cluíram os cursos em 2015. As for­ma­turas são um marco para a vida dos jo­vens e tra­ba­lha­dores que estão aptos a exercer suas pro­fis­sões e ter uma in­serção ci­dadã no mundo do tra­balho.

Começam nesta terça-feira as inscrições do projeto Universidade Para Todos

Fotos: Geraldo Carvalho Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia abre, nesta terça-feira e prossegue até o dia 24 de maio, as inscrições para o curso Universidade Para Todos, exclusivamente, no Portal da Educação. Estão sendo ofertas 12.825 vagas. As aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aulas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, são realizadas em Salvador e mais 177 localidades do Estado da Bahia, em 27 Territórios de Identidade.

Dia do/a Gari


quarta-feira, 11 de maio de 2016

Estudantes da Educação Profissional ampliam produção de hortaliças em Morro do Chapéu

Fotos: Acervo Pessoal
A Horta do Fa­binho, que fica do bairro Pa­xola, no mu­ni­cípio de Morro do Chapéu, a 384 km de Sal­vador, não é mais a mesma desde que passou a ter in­ter­ven­ções dos es­tu­dantes dos cursos téc­nicos em Agro­e­co­logia e Agro­pe­cuária do Centro Es­ta­dual de Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal Ju­bi­lino Cu­ne­gundes (CEEP). A partir dos co­nhe­ci­mentos ad­qui­ridos em sala de aula sobre pro­dução or­gâ­nica, os es­tu­dantes con­ci­li­aram te­oria e prá­tica e con­se­guiram am­pliar a pro­dução da horta, onde são cul­ti­vados co­entro, al­face, rú­cula, ce­bo­linha, bró­colis, es­pi­nafre, hor­telã e couve.

Autorização dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas Unidades Escolares e Centros de EP na Rede Estadual

terça-feira, 10 de maio de 2016

Universidade Para Todos abre inscrições dia 17 de maio

Foto: Geraldo Carvalho Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia abre as inscrições para o curso Universidade Para Todos, no período de 17 a 24 de maio, exclusivamente, no Portal da Educação. Estão sendo ofertas 12.825 vagas. As aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aulas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, são realizadas em Salvador e mais 177 localidades do Estado da Bahia, em 27 Territórios de Identidade.

Dia do Campo


segunda-feira, 9 de maio de 2016

Técnicos formados pela Educação Profissional conquistam inserção no mundo do trabalho

Fotos: Acervo pessoal
Mais 327 novos téc­nicos foram di­plo­mados pela rede es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal neste final de se­mana, nos mu­ni­cí­pios de Uauá, Paulo Afonso, Ipiaú e Wagner. Ao todo, o Es­tado está for­mando 10.459 téc­nicos de nível médio em todos os 27 Ter­ri­tó­rios de Iden­ti­dade da Bahia, que con­cluíram os cursos em 2015. Muitos deles já co­me­moram a in­serção no mundo do tra­balho.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Novas formaturas da Educação Profissional acontecem no interior

O Governo do Estado está formando 10.459 técnicos de nível médio em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Nos municípios baianos de Amargosa, Brumado, Capim Grosso, Santa Luz, São Domingos e Uauá, 334 novos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional participam da solenidade de formatura, durante o mês de maio (veja agenda abaixo). A solenidade de formatura dos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (Ceep), localizado em São Domingos, será nesta sexta-feira (06) e do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco II Antonio Conselheiro, no município de Uauá, no sábado (07).

Estudantes são formados técnicos de nível médio pela Educação Profissional da Bahia na Fonte Nova

Foto: Claudionor Jr. Ascom/ Educação
A Arena Fonte Nova, templo do futebol da Bahia, é o cenário de grandes emoções vivenciadas pelos 1.280 novos técnicos de nível médio que estão sendo diplomados pelo Governo do Estado, na noite desta quarta-feira (04). São técnicos de nível médio em Enfermagem, Meio Ambiente, Nutrição Dietética, Eletromecânica, Administração e de mais 30 cursos ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, em Salvador e Região Metropolitana. Em toda a Bahia, estão sendo formados 10.459 técnicos, nos 27 Territórios de Identidade. Na Fonte Nova, a cerimônia de diplomação foi aberta com o Hino da Bahia, interpretado pelo cantor Tatau.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Estado formou mais de 300 técnicos no último sábado (30)

Fotos: Arquivo Escola
O Go­verno do Es­tado formou mais de 300 es­tu­dantes, no úl­timo sá­bado (30), nos mu­ni­cí­pios de São Do­mingos, Ibo­ti­rama, Barra, Ipirá, Ri­a­chão do Ja­cuípe e Xique-xique, de di­fe­rentes Ter­ri­tó­rios de Iden­ti­dade. São jo­vens e tra­ba­lha­dores que estão aptos para atender e se be­ne­fi­ci­arem das de­mandas ge­radas pelo de­sen­vol­vi­mento so­ci­o­e­conô­mico e am­bi­ental da Bahia, po­dendo, desta forma, per­ma­necer nos seus lo­cais de origem. As so­le­ni­dades reu­niram for­mandos e fa­mi­li­ares.

Estado forma mais de 10 mil técnicos na capital e interior

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O Governo do Estado está formando 10.459 técnicos de nível médio em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, que concluíram os cursos em 2015. Destes, 1.280 são do Território de Identidade Metropolitano de Salvador, que serão diplomados, nesta quarta-feira (04), em solenidade na Arena Fonte Nova. A diplomação, às 19h, vai reunir estudantes de 36 unidades de ensino que ofertam Educação Profissional na capital e na Região Metropolitana, além, dos familiares. A solenidade terá a participação do cantor Tatau, que cantará o Hino ao Dois de Julho, na abertura da cerimônia.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Estado realiza formatura da Educação Profissional na Fonte Nova

O Go­verno do Es­tado está for­mando 10.459 téc­nicos de nível médio em todos os 27 Ter­ri­tó­rios de Iden­ti­dade da Bahia, que con­cluíram os cursos em 2015. Destes, 1.280 são do Ter­ri­tório de Iden­ti­dade Me­tro­po­li­tano de Sal­vador, que serão di­plo­mados, nesta quarta-feira (04), em so­le­ni­dade na Arena Fonte Nova. A di­plo­mação, às 19h, vai reunir es­tu­dantes de 36 uni­dades de en­sino que ofertam Edu­cação Pro­fis­si­onal na ca­pital e na Re­gião Me­tro­po­li­tana. A rede es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal da Bahia é a 2ª maior do País na oferta de cursos téc­nicos de nível médio.

Estado forma mais de 300 técnicos no interior neste sábado

O Go­verno do Es­tado for­mará mais de 300 es­tu­dantes, neste sá­bado (30), nos mu­ni­cí­pios de São Do­mingos, Ibo­ti­rama, Barra, Ipirá, Ri­a­chão do Ja­cuípe e Xique-xique, de di­fe­rentes Ter­ri­tó­rios de Iden­ti­dade. São jo­vens e tra­ba­lha­dores que estão aptos para atender e se be­ne­fi­ci­arem das de­mandas ge­radas pelo de­sen­vol­vi­mento so­ci­o­e­conô­mico e am­bi­ental da Bahia, po­dendo, desta forma, per­ma­necer nos seus lo­cais de origem. As so­le­ni­dades (veja agenda abaixo) reu­nirão for­mandos e fa­mi­li­ares.