sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Estudantes do CEEP em Biotecnologia e Saúde desenvolvem projeto de gestão da qualidade em Itabuna

Foto: divulgação
Os estudantes do curso técnico em Gestão em Saúde do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), localizado em Itabuna, a 445 km de Salvador, estão desenvolvendo o projeto “Uma dose de gerência em sua vida”, que mostra como aperfeiçoar e organizar melhor diferentes espaços, através da implantação no CEEP, do programa da Qualidade Total conhecido como 5S (senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina). Aliando teoria e prática, eles montaram um roteiro e estão implementando melhorias na gestão da escola. O aprendizado é tanto, que muitos estão levando o 5S para dentro de casa.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Dia do/a Soldador/a


Ouvidoria vai à Escola e amplia diálogo com a comunidade

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação
Os es­tu­dantes do Centro Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal (CEEP) Luiz Na­varro de Brito, lo­ca­li­zado na La­pinha, em Sal­vador, ti­veram a opor­tu­ni­dade, nesta quinta-feira (24/09), de exer­citar a ci­da­dania. Por meio do pro­jeto Ou­vi­doria vai à Es­cola, re­a­li­zado pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, pu­deram apre­sentar re­cla­ma­ções, su­ges­tões e elo­gios sobre de­mandas da uni­dade, além de co­nhecer os ca­nais de co­mu­ni­cação abertos pelo órgão para re­ceber ma­ni­fes­ta­ções di­retas da co­mu­ni­dade es­colar. A ação acon­teceu pa­ra­le­la­mente no Co­légio Es­ta­dual Carlos Ma­righella, no Stiep, em Sal­vador.

"Há muito mais vida na educação profissional que o Pronatec"

Almerico Biondi Lima, o pensador e realizador à frente da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional (Suprof), fala sobre o Ensino Técnico Profissionalizante.


Em sua edição de número 49, que acaba de ser disponibilizada para nossos leitores, a Revista Crea-Bahia traz uma interessante matéria sobre Ensino Técnico Profissionalizante. Um dos entrevistados é Almerico Biondi Lima, o pensador e realizador à frente da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional (Suprof). Na matéria da revista foram aproveitadas algumas falas do superintendente, mas, por conta da importância do tema, oferecemos aqui ao leitor a íntegra da entrevista.

Acaba hoje a mostra de cursos do Centro territorial de Educação Profissional em Barreiras

Mais de 1000 estudantes produziram e apresentam projetos que abordam vários temas.
Confira o vídeo abaixo:

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

23 de Setembro – Dia Nacional da Educação Profissional?


Bem, por enquanto ele ainda não existe nacionalmente, apenas o município de São Paulo  instituiu  e já comemora o dia 23 de setembro como o Dia Municipal da Educação Profissional, através da Lei nº 16.246, deste ano. Entretanto já há um projeto de lei, PL8117/2014 que propõe que o Dia Nacional da Educação Profissional seja instituido e celebrado anualmente no dia 23 de setembro.

A referida PL já tramitou na Câmara dos Deputados e foi aprovada por duas comissões neste ano (Comissão de Cultura em abril e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), e tramita agora no Senado Federal para apreciação dos senadores.

Mas qual seria o propósito de instituir essa data?
Segundo o documento o propósito é de reconhecer e valorizar as diferentes iniciativas e políticas de educação profissional vigentes no País, divulgar os seus resultados e promover discussões sobre os desafios e potencialidades dessa modalidade de educação.

E porque 23 de Setembro?
A data escolhida recorda o dia em que , o então presidente da República Nilo Peçanha, em 1909, autorizou a criação de 19 Escolas de Aprendizes Artífice,  consideradas o marco inicial da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Nossa torcida é que em breve possamos dedicar nacionalmente este dia para a Educação Profissional, que é celebrada diariamente pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia!


Chegou a Primavera!


Dia do/a Técnico/a em Edificações


Dia do/a Técnico/a Industrial


Tonho Matéria visita o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira

Na tarde da última quinta-feira, 17 de setembro de 2015, o cantor e compositor Tonho Matéria, responsável pela Associação Sócio-Cultural e de  Capoeira, Bloco Carnavalesco Afro Mangangá, localizado no bairro do Pau Miúdo, em Salvador-Bahia, visitou o  Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira para conhecer o Projeto Intersocial.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

O Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde de Itabuna participa de dois eventos

O CEEP participa do 2º Projeto Inove e da 1º Feira de Ciências do Núcleo Regional de Educação.

Veja o vídeo:

Estudantes da região aproveitam ideias da 3ª Feira de Ciências e Tecnologias de Ilhéus

A instituição abriu as portas para outras escolas participarem também, são 22 no total. Os projetos serão premiados em cinco categorias.


Secretaria da Educação convoca professores da Educação Profissional aprovados na seleção Reda

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia convocou nos Diários Oficiais, dos dias 18 e 19 de setembro, mais professores aprovados no processo seletivo pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para educação básica e educação profissional, conforme Edital Nº 001/2015 de 04/06/2015.


EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROF. ED. BÁSICA CAPITAL REDA.pdf

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROF. ED. BÁSICA REGIÃO METROPOLITANA REDA.pdf

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROF. ENS.PROFISSIONAL CAPITAL INTERIOR REDA.pdf

Os aprovados têm dez dias úteis a partir da data de convocação, para comparecer às sedes dos Núcleos Regionais de Educação no interior. Os aprovados para Salvador, devem se dirigir à sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo (CAB), das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, na sala 138, no 1º andar.

Os professores aprovados, por ordem de classificação, devem apresentar original e fotocópia de documentos conforme edital, dentre os quais o diploma, devidamente registrado de conclusão do curso de nível superior para a função temporária que concorreu, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); carteira de identidade e CPF. Os professores devem iniciar as atividades em sala de aula ainda neste semestre.

As provas para o processo seletivo Reda foram realizadas no dia 26 de julho para mais de 30 mil candidatos. São 6.145 vagas, sendo 4.616 para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Das vagas disponíveis, 30% são reservadas a candidatos negros e 5% a pessoas com deficiência.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Estudantes da Educação Profissional apresentam projetos ambientais em Recife

Foto: acervo pessoal
Estudantes da rede estadual de Educação Profissional da Bahia embarcaram para Recife-Pernambuco, onde participam desta terça (22) até sábado (26), da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit). Na bagagem, levam projetos ambientais, desenvolvidos em Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, que aliam teoria e prática, e demonstram tecnologias sociais, de baixo custo e com grande alcance e benefício para a sociedade.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Estudantes do CETEP do Baixo Sul realizam 1º Workshop em Administração

Foto: arquivo pessoal
Em homenagem ao Dia do Administrador, comemorado no dia 9 de setembro, a Praça São José, em Gandu, cidade localizada a 297 km de Salvador, foi palco, nesta quarta-feira (9), do 1º Workshop em Administração. A iniciativa foi promovida por estudantes do Curso Técnico em Administração, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul. O evento teve como público-alvo, comerciantes locais e alunos concluintes do ensino fundamental de escolas do município.

Estudantes desenvolvem berinjela desidratada e ensinam como fazer

Foto: arquivo pessoal
Com o poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado, além de contribuir para a formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e regularização aparelho digestivo, entre outros benefícios, a berinjela se tornou uma aliada da saúde. Pensando nisso, estudantes do Curso Técnico em Nutrição e Dietética, do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, a 335 km de Salvador, desenvolveram a berinjela desidratada.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo cria empresa júnior e promove estágio para estudantes do Curso Técnico em Administração

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Os estudantes do curso Técnico em Administração, do Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo, em Valéria, já podem vivenciar a experiência de atuar no mundo do trabalho. O Colégio criou a empresa júnior, Cenor Consultoria, para que os alunos concluintes possam estagiar na própria unidade escolar,  auxiliando em questões administrativas e de gestão tecnológica.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Estudantes desenvolvem práticas sustentáveis em Centro de Educação Profissional em Alagoinhas

Estudantes de Alagoinhas têm dado prova de que estão muito comprometidos com o futuro do meio ambiente. Eles são alunos do Litoral Norte e Agreste Baiano (CETEP-LNAB) envolvidos em pesquisas e projetos para o bem da natureza e em busca de benefícios para as comunidades.


Estudante faz pesquisa e desenvolve técnica para combater fungos do maracujá

Foto: acervo pessoal
Fabrício Fonseca Santos ainda nem concluiu o curso técnico em Agropecuária e já se mobilizou para dar retorno à comunidade onde ele mora. O estudante do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Tôrres (CETEP), em Cruz das Almas, desenvolveu um projeto de Iniciação Científica Júnior que beneficiará os produtores de maracujá da região. O projeto surgiu da necessidade de combater a ação de fungos que atacam e matam os maracujazeiros e, desta forma, prejudicam os produtores que comercializam o fruto.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Estudantes fazem experiência sobre o uso da batata doce na produção de biocombustível

Fotos: acervo pessoal
Os estudantes do 4º ano do Curso Técnico em Biocombustível, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, em Simões Filhos, estão pesquisando a possibilidade de fazer o etanol derivado da batata doce. O trabalho faz parte do projeto de conclusão do curso que visa desenvolver produtos alternativos e com viabilidade econômica.

Dia do Biólogo