segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dia do/a Nutricionista


Estudantes da Educação Profissional fizeram estudo sobre degradação de sacolas plásticas

Estudantes do Centro Estadual Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo
Vieira, em Ilhéus, fizeram um estudo sobre a degradação de sacolas plásticas por meio de micro-organismos. A ideia surgiu depois que a estudante Stephanie viu em um noticiário de TV, que ambientalistas utilizavam micro-organismos para degradar petróleo bruto no mar.

O estudante Gabriel Vasconcelos, 18 anos, explica sobre a experiência em reportagem veiculada na Rádio Band News.

 Fonte: Portal da Educação

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Culinária e cultivo de alimentos dinamizam aulas na Educação Profissional

A culinária, a manipulação e preparo de alimentos têm sido alguns dos ingredientes utilizados para dinamizar as aulas e estimular o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais (CEEP Pio XII), em Jaguaquara, no sudoeste baiano, e do Centro Territorial de Educação Profissional Wilson Pereira (CETEP – Itaparica II), em Paulo Afonso, no norte do Estado.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Secretaria divulga resultado de processo seletivo para professores da Rede Estadual

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulga nesta quinta-feira (27/08), no Diário Oficial do Estado, o resultado final dos aprovados, por ordem de classificação, no processo seletivo simplificado para contratação de professores da rede estadual de ensino, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As provas foram realizadas no dia 26 de julho para mais de 30 mil candidatos.

Dia do/a Corretor/a de Imóveis


Dia do/a Psicólogo/a


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Projeto de estudantes da rede estadual sobre cultura cigana é premiado internacionalmente

Foto: acervo pessoal
O projeto “Caravana Calon: a inserção da cultura cigana nos espaços escolares de Jacobina e região”, desenvolvido por estudantes do curso técnico em Administração, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios (CEEP) do Centro Professora Felicidade Jesus Magalhães, em Jacobina, conquistou a 1ª colocação na área de Ciências Sociais, na Feira de Ciencias y Tecnologia (Fecitec Girassoles), realizado entre os dias 18 e 21/08, em Encarnación, no Paraguai.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Governador anuncia nove mil vagas de estágio para jovens de escola pública

Foto: Manu Dias/GOVBA
Durante o Fórum [B+], que reuniu empresários, artistas e estudantes na manhã desta terça-feira (25), na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o governador Rui Costa anunciou a criação de nove mil vagas de estágio para alunos da rede estadual de ensino, por meio do Programa Primeiro Estágio, Primeiro Emprego, que será lançado em breve. As oportunidades serão oferecidas por órgãos e empresas do Estado e serão destinadas aos estudantes que concluírem o curso técnico de nível médio em unidades estaduais. Além do salário, os jovens terão direito a benefícios, como plano de saúde, durante o contrato de dois anos.

Dia do Soldado


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Estudantes de Caetité contam a história da cidade através da arte e cultura

Foto: acervo pessoal
Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), localizado em Caetité, conheceram um pouco mais sobre a história e a cultura da cidade, ao participarem de projetos de arte e cultura desenvolvidos na unidade escolar. A temática serviu de inspiração para que os estudantes criassem composições musicais, vídeos, poemas e artes visuais, por meio dos projetos Tempos de Arte Literária (TAL), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Educação Patrimonial e Artística (EPA),  Artes Visuais Estudantis (AVE) e do Festival Anual da Canção Estudantil (Face). A culminância aconteceu na sexta (21/08) e no sábado (22/08), na unidade escolar, mobilizando a comunidade estudantil e as famílias.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Secretaria apresenta estratégias de expansão da rede estadual de Educação Profissional

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Em mais uma ação do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, a rede estadual de Educação Profissional deverá ter 150 mil estudantes matriculados e 100 cursos ofertados até 2018. As estratégias de expansão da rede foram abordadas na I Oficina de Alinhamento de Demanda e oferta na Educação Profissional da Bahia: metodologias e território, nesta quinta-feira (20/08), no auditório da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo (CAB).

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Estudantes da Educação Profissional prestam serviços gratuitos à comunidade de Irecê

Foto: Arquivo Pessoal
Os es­tu­dantes do Centro Ter­ri­to­rial de Edu­cação Pro­fis­si­onal de Irecê (CETEP) re­a­lizam até esta quinta-feira (20/08), a se­gunda edição da Se­mana de Saúde. Os fu­turos téc­nicos em En­fer­magem e Aná­lises Clí­nicas estão pres­tando ser­viços gra­tuitos à co­mu­ni­dade como afe­rição de pressão, teste de gli­cemia, ín­dice de massa cor­pórea, ti­pagem san­guínea, além de prestar ori­en­ta­ções sobre há­bitos de ali­men­tação sau­dável. A ação per­mite que os es­tu­dantes aliem te­oria e prá­tica e aprendam o valor so­cial das fu­turas pro­fis­sões.

Dia do Artista de Teatro


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dia Nacional das Artes


Comunicado: aulas do Curso de Especializ​ação em Metodologi​a de Ensino para Educação Profission​al

 A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), comunica que, com o término da greve dos professores, serão reiniciadas as aulas do Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional, ofertado em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A Coordenação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Político Pedagógico da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia e a Coordenação da Pós-Graduação em Educação Profissional publicou o novo calendário alterado e aprovado  para os cursos.

 Confira aqui o Calendário.

Dia internacional da juventude


terça-feira, 11 de agosto de 2015

11 de agosto - Dia do/a Estudante




Conhece a história do Dia do/a Estudante?

Era uma vez um rapaz chamado Celso Gand Ley, ele era advogado. No dia 11 de agosto de 1927 durante as comemorações do centenário da criação dos cursos superiores do Brasil, Celso Gand Ley propôs que a data fosse instituída como o Dia do/a Estudante,  argumentando que aquela data era mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, era também um marco da história da educação brasileira. Os demais participantes dos festejos aprovaram a idéia e foi assim que a data passou a homenagear a todos os estudantes do país.

Dia do Advogado


Dia do Garçom e da Garçonete


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pedalada ecológica do CETEP

Foto: arquivo pessoal
Em celebração ao Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto, cerca de 100 estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente (CETEP), localizado no município de Santa Maria da Vitória, participaram nesta segunda-feira (10/08), da “2ª Pedalada Ecológica”. Organizada pelos professores dos cursos técnicos em Agropecuária e Meio Ambiente, o evento teve o objetivo de incentivar a prática de esportes, a preservação ambiental e a integração com a natureza.

Guia Alimentar para a População Brasileira

No final do ano de 2014 o Ministério da Saúde lançou o novo
Guia Alimentar  para a População Brasileira. A atualização da publicação relata quais cuidados e caminhos são recomendados para se alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada.

A nova edição, ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Estudantes da Educação Profissional contam história do Recôncavo durante Workshop

A história do Recôncavo contada a partir do olhar dos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional do Vale do Paraguaçu (CEEP), localizado em Maragogipe. Foi com este objetivo que os estudantes dos cursos técnicos ofertados pela unidade, promoveram o “II Workshop de Memórias no contexto do Recôncavo”. E tudo foi contado de maneira interativa e divertida, por meio de palestras, feira de Educação Profissional e, dentre outras coisas, apresentações de música e de dança, como as tradicionais quadrilhas juninas.


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Dia do/a Capoeirista


Secretaria convoca aprovados em processo seletivo para a Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou no Diário Oficial do Estado, deste sábado (01/08), a convocação de professores aprovados, por ordem de classificação, no Processo Seletivo Simplificado, do Edital Nº 05/2013 de 23/10/2013, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para atuação na Educação Profissional

Os convocados, constantes no  Edital,  devem  comparecer  no prazo de 10 (dez) dias úteis, a partir da data desta publicação, no horário das 8h30 às 12h e das 14h00 às 17h30, nos seguintes locais:
- aprovados para Salvador e Região Metropolitana deverão comparecer na Secretaria da Educação situada na Avenida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª Avenida, CAB (Centro Administrativo da Bahia), 1° andar, sala 138.
- aprovados para o Interior do Estado deverão comparecer nas sedes das NRE (Núcleo Regional de Educação) a que pertence o município para o qual foram aprovados.

Para conferir os nomes dos candidatos convocados, documentos necessários e como proceder, acesse as convocações abaixo:

Convocação Edital Nº 05_2013 Educação Profissional INTERIOR  - 01.08.2015

Convocação Edital Nº 05_2013 Educação Profissional RMS e SALVADOR - 01.08.2015

Estudantes do CETEP Vitória da Conquista participam do 9° Encontro Nacional do Café

Os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Agroindústria e Agroecologia, do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista (CETEP), realizaram visita técnica ao 9° Encontro Nacional do Café que teve nesse ano o tema “Na Bahia, o melhor Terroir do Brasil”.  O evento, realizado de 19 a 21 de julho, na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça, reuniu cafeicultores e empresários de todo país.