quarta-feira, 29 de abril de 2015

Salvador tem mais 2.460 técnicos de nível médio

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
O mundo do trabalho está mais acessível para 2.460 novos técnicos de nível médio de Salvador, formados nesta terça-feira (28), no Centro de Convenções. A solenidade, que teve a presença do governador Rui Costa, foi realizada com a diplomação de estudantes de nove Centros Estaduais de Educação Profissional e de 19 unidades escolares que ofertam Educação Profissional na capital. Este ano, cerca de 14 mil baianos vão receber diploma de curso técnico de nível médio.

Para Rui, a formatura é apenas o primeiro passo importante na carreira dos novos técnicos. “O mercado nos desafia a continuarmos nos capacitando para garantir um posto de trabalho e a ascensão profissional. Por isso meu sonho é transformar a educação pública e fazê-la cada vez melhor na Bahia. Então o Governo do Estado propôs um pacto pela educação, convidando a sociedade, a família e a iniciativa privada para cada um fazer a sua parte”.

Confira as datas das formaturas em todo o Estado

"Existem sonhos que são guardados em nossas vidas e quando a gente tem a oportunidade, é preciso agarrar, não importa a idade”  - Raquel Monteiro, 53 anos, Técnico em Documentação Musical pelo Ceep Artes e Design

JOVENS E ADULTOS

Os jovens encaram a diplomação no curso profissionalizante com maturidade. Juliana Souza Cerqueira, 19 anos, é uma das novas técnicas em Logística. “Todos nós estamos com o pé no primeiro emprego e já é meio caminho andado”. Também com 19 anos, a técnica em Logística Adriele dos Santos diz que vai fazer outros cursos, outras faculdades. “É uma grande oportunidade para crescer. Agora, eu espero conquistar aperfeiçoamento para o futuro”.

Quem tem mais idade se sente renovado, com ânimo para novas conquistas. Ednalva Bispo, 48, agora é técnica em Nutrição e afirma que a idade não atrapalha, pelo contrário, conta a favor. “Quando era mais nova ficava em cima do muro. Com os anos e a experiência, eu amadureci e observei que quero focar no que estou fazendo. E não vou parar por aqui. Tenho o objetivo de crescer”.

Aos 51 anos, Diana de Jesus também é uma das novas técnicas em Nutrição. “A idade não é empecilho na minha vida, dificuldade é ficar parada no tempo. Agora quero que as portas se abram porque o importante não é a idade, é a vontade. Pretendo saber quais os concursos serão realizados e vou lutar por uma vaga”.

Clique aqui e veja todas as fotos da formatura em Salvador

PROGRAMA DO PRIMEIRO ESTÁGIO

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Rui anunciou que o Governo do Estado vai lançar nos próximos dias o programa do primeiro
estágio. “O programa está sendo formatado para atender às necessidades do mercado de cada região. A todo empresário, que está em contato com o Governo do Estado, eu peço o apoio para estas pessoas que estão se formando no ensino profissionalizante”.

As modalidades de cursos profissionalizantes são três, com mais de 80 cursos divididos em 12 eixos tecnológicos, como Gestão de Negócios, Tecnologia da Informação e Recursos Naturais. No Educação Profissionalizante Integrada (EPI), os alunos já ingressam no início do ensino médio, que será todo cursado junto com disciplinas profissionalizantes.

O Pro-Sub é a modalidade desenvolvida para jovens que já terminaram o ensino médio e desejam retornar aos estudos fazendo um curso profissionalizante. Já o Proeja é destinado a maiores de 18 anos que abandonaram os estudos e pretendem voltar à sala de aula para concluir o ensino médio junto a um curso profissionalizante.

“O curso veio trazer uma perspectiva diferente na minha vida. Minha expectativa é ter crescimento e não parar aqui" - Francisco Ribeiro, 36 anos, Técnico em Eletromecânica pelo Ceep em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira

SEGUNDA MAIOR REDE DO PAÍS
Em 2006, a Bahia tinha 4 mil alunos matriculados no ensino profissionalizante. Hoje mais de 75 mil alunos compõem a segunda maior rede de ensino profissionalizante do País. Nos últimos oito anos, a Bahia formou cerca de 44 mil novos técnicos e saltou de 22 para 123 municípios atendidos, com ensino profissionalizante, em todos os territórios de identidade do estado.

Fonte:Portal da Educação

terça-feira, 28 de abril de 2015










Estudantes do Cetep de Irecê oferecem serviço à comunidade durante Expoagri

Projetos desenvolvidos por estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (Cetep) foram apresentados na 17ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê – Expoagri, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de abril, no Parque de Exposições de Irecê. Ao todo, 15 projetos de estudantes de diversos cursos técnicos, entre eles os cursos de Agropecuária, Análises Clínicas, Enfermagem e Meio Ambiente, foram apresentados ao público que visitaram o estande do Cetep, na Expoagri.

“Foi um momento especial para todos nós do Cetep. Tivemos a oportunidade de divulgar as ações que desenvolvemos em diversas áreas para a comunidade e a receptividade foi grande”, declarou o vice-diretor do Mundo do Trabalho do Centro, Carlos Ney Nascimento de Oliveira.

Os alunos do Cetep apresentaram aos visitantes projetos de intervenção social e ofereceram serviços como: massoterapia, tipagem sanguínea, orientações sobre a saúde do homem, demonstração sobre irrigação alternativa e análise do solo, entre outros. “Os alunos do Cetep abrilhantaram a Expoagri, um exemplo foi o número de exames sanguíneos feitos, foram mais de 500. Mesmo se tratando de um evento voltado para a agropecuária, os projetos dos outros cursos também tiveram espaço”, disse a coordenadora pedagógica do Cetep, Gilma Flávia Ferreira.

Saiba mais sobre a Educação Profissional na Bahia

Leia também:
Estado forma mais de 4 mil novos técnicos de nível médio na capital e interior

EXPOAGRI
A 17ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê é um dos maiores eventos de agronegócios da Bahia, com um público em torno de 80 mil visitantes, durante os quatro dias de evento. A Expoagri oferece ao público acesso a leilões, desfiles de animais, lançamentos de tecnologias em máquinas, palestras e oficinas de capacitação voltadas para o contexto rural, atrações culturais, parque de diversão, restaurantes e outras atividades.

Fonte:Portal da Educação

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Estado forma mais de dois mil novos técnicos de nível médio em Salvador

O Governo do Estado formará 2.460 novos técnicos de nível médio em Salvador. A solenidade de formatura acontece na terça-feira (28/04), no Centro de Convenções da Bahia, às 19h, e inclui estudantes de nove Centros Estaduais de Educação Profissional e de 19 unidades Escolares que ofertam Educação Profissional na capital. Até maio, o Estado formará 4.219 jovens e trabalhadores, na capital e no interior, que estão aptos para uma inserção cidadã no mundo do trabalho.

Thierry Blanco, 19 anos, concluinte do curso técnico em Enfermagem do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira (CEEP), no bairro da Caixa D’Água, fala da satisfação em concluir um curso técnico. “A cada semestre fui gostando mais do curso, principalmente quando partimos para a prática e nos aperfeiçoamos a cada dia. É tão gratificante ter uma formação que vai cuidar dos outros e ver o sorriso no rosto das pessoas que atendemos, especialmente quando se trata de idosos, fico ainda mais convicto de que quero seguir esta profissão. Inclusive, penso em prestar vestibular para Enfermagem”, disse.

Veja o calendário de com as formaturas do Estado

Com nível superior em Administração, Sidclei Cavalcante, 35 anos, resolver fazer um curso técnico e, agora, está concluindo o de Enfermagem no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correia de Menezes Sant'Anna, que fica no bairro Nordeste de Amaralina. “Encontrei a oportunidade de migrar de uma área administrativa para uma área mais humana que me permite cuidar das pessoas, e com ganhos melhores. Ao me formar, vou procurar concursos na área para ter uma estabilidade de emprego”, declarou.

O superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional, Almerico Lima, diz que  as formaturas na capital e interior  refletem a ampliação da rede estadual de Educação Profissional. "Com as formaturas, a qualidade dos cursos está aparecendo, consolidando a rede. A nossa preocupação é qualitativa, interiorizando e alinhando com a possibilidade de desenvolvimento do Estado", afirmou.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA BAHIA
Desde 2009, mais de 44 mil estudantes da rede estadual da Educação já concluíram o curso técnico de nível médio em todo o Estado. Com a reestruturação da rede estadual e a interiorização da oferta de vagas, a partir de 2007, o número de matrículas subiu de 4.016 para mais de 75 mil até agora. A expansão fez da Rede Estadual de Educação Profissional a segunda maior do País na oferta de cursos técnicos de nível médio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Fonte:Portal da Educação

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Estado forma técnicos de nível médio no município de Jequié

O Governo do Estado formou  novos técnicos de nível médio no município de Jequié, no Território de Identidade Médio Rio de Contas. Foram diplomados 105 estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco (Ceep), em solenidade na sede do Ceep, no último dia 11 de abril.

Marcos Antônio Santos Silva, 37 anos, já tem o diploma de Técnico em Segurança do Trabalho pelo Ceep de Jequié. Agora, concluiu também o curso em Edificações no mesmo Centro. O estudante lembra a grande conquista que o curso proporcionou. “Conseguimos aprovar um projeto para a construção de quiosque no colégio. O quiosque ficou pronto ano passado e é muito lindo. É muito prazeroso ver nosso trabalho pronto, tenho a certeza que aprendi muito com o curso de edificações”.

Fonte:Portal da Educação

Veja a lista das candidaturas habilitadas para o Concurso de Gastronomia

Foi disponibilizada, nesta quarta-feira (15/04), a lista das candidaturas habilitadas para o Concurso de Gastronomia do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). Treze duplas de estudantes vinculados ao Comitê Organizador do evento farão parte da competição e terão suas criações culinárias avaliadas por um corpo de jurados.
Confira aqui!


Secretaria Executiva do FMEPT divulga retificação do resultado de atividades autogestionadas

A Secretaria Executiva do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (14/04) disponibilizou, nesta terça-feira (14/04), a versão retificada do resultado das atividades autogestionadas selecionadas para o evento. O novo documento inclui as propostas que haviam sido validadas pelo Comitê Organizador durante a 7ª reunião, realizada em Brasília, nos dias 26 e 27 de março, mas que por um erro técnico não haviam sido inseridas na lista inicial, publicada no dia 10/04.
Confira aqui!

Divulgada a programação da Mostra de Pôsteres e das atividades autogestionadas

Foi divulgada, nesta sexta-feira (10), a lista das atividades autogestionadas e dos pôsteres selecionados para o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que será realizado entre os dias 26 e 29 de maio no Centro de Convenções de Pernambuco. No total, foram habilitados pela banca avaliadoras 2.572 trabalhos para a Mostra de Pôsteres em mais de 14 áreas do conhecimento.

Confira aqui!

Confira o cronograma de lançamentos da Feira do Livro

A Feira do Livro do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica receberá, ao longo de três dias do evento, cerca de 50 lançamentos de livros. As obras são de autores vinculados as mais de 150 instituições do Comitê Organizador do Fórum.
Confira aqui!

FMEPT disponibiliza 550 vagas para alojamento estudantil

Com o objetivo de facilitar a hospedagem dos participantes durante os quatro dias de realização do evento, a Secretaria Executiva do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica lançou, nesta sexta-feira (17), uma chamada para o preenchimento de 550 vagas de alojamento gratuito. Podem se inscrever estudantes maiores de 18 anos que estejam envolvidos em atividades autogestionadas ou que irão apresentar trabalhos no FMEPT, mas que não tenham recebido verba para hospedagem.
 Confira aqui

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Estado forma técnicos de nível médio em Santo Antônio de Jesus

O Governo do Estado formou, nesta quarta-feira (15/04), novos técnicos de nível médio no município de Santo Antônio de Jesus. Foram diplomados 96 estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (Cetep), nos cursos técnicos em Agropecuária e Logística. Na quinta e sexta-feira (16 e 17/04) outros 104 estudantes dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Enfermagem participarão da solenidade, a partir das 19h, na sede do Cetep.

terça-feira, 14 de abril de 2015

COMUNICADO

Caros Cursistas/Supervisores/Docentes:

É com grande satisfação que a Universidade do Estado da Bahia/Departamento de Educação – Campus I/Salvador comunica a todos o retorno as aulas presenciais dos Cursos de Especialização em Metodologia do Ensino e em Gestão da Educação Profissional, ofertados pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Político Pedagógico da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia (Paep), no dia 08 de maio de 2015.

A coordenação do PAEP comunica que, após contar com o esforço de toda a equipe administrativa e financeira da Universidade, da Secretaria Estadual de Educação e demais estâncias governamentais envolvidas, acredita ter sanado parte significativa dos problemas de logística para o funcionamento dos cursos, o que deverá dar a estabilidade necessária para a conclusão das atividades pedagógicas ainda pendentes de conclusão.

Informamos, ademais, que durante o período em que as atividades presenciais estiveram suspensas, cursistas e docentes tiveram a oportunidade de regularizar as atividades/avaliações das Unidades Formativas já ministradas, assim como puderam trabalhar na elaboração/orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o que nos permitirá cumprir, com êxito, a execução da Unidade Formativa IX – Pesquisa em Educação Profissional / Gestão da Educação Profissional – PPDIS II, em andamento.

Durante todo período em que as aulas presenciais estiveram suspensas, a equipe central e Secretaria Acadêmica do Programa trabalhou, normalmente, com a finalidade de dar apoio a cursistas e docentes em eventuais necessidades pedagógicas.

Solicitamos que acompanhem o nosso site (http://educacaoprofissional.uneb.br/), a fim de visualizarem a publicação do calendário de retorno das atividades.

Desejamos a todos as nossas boas-vindas a este novo período letivo!


Salvador, 14 de abril de 2015.
Coordenação do Paep/Cursos de Pós-Graduação
DEDC I/UNEB

Dia Internacional do Café


Estudante é selecionado para coordenação regional da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência

“Ciência é tudo na vida. Representa conhecimento, adquirido com estudos e pesquisas. Estou muito feliz com essa aprovação porque significa que vou ter mais suporte para compartilhar o meu aprendizado com os colegas e, assim, podermos nos tornar, cada vez mais, protagonistas na produção de novos conhecimentos, contribuindo para os avanços científicos no mundo”. A declaração é do estudante Jean Carlos da Silva Rodrigues, 18 anos, do curso técnico em Comércio do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina. Ele foi o único aprovado, na Bahia, no Processo Seletivo de Coordenadores Regionais 2015 da Associação Brasileira de Incentivo a Ciências (Abric). 

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Formaturas de Técnicos de nível médio em Barra, Ibotirama, Ilhéus e Je­quié

O Go­verno do Es­tado formou novos téc­nicos de nível médio nos mu­ni­cí­pios de Barra, Ibotirama, Ilhéus e Je­quié. Foram di­plo­mados 304 es­tu­dantes, sendo 71 do Centro Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal Águas (Ceep) em Barra,  58 do Centro Ter­ri­to­rial de Edu­cação Profis­si­onal do Velho Chico (Cetep), em Ibotirama, 70 do Centro Es­ta­dual de Edu­cação Profis­si­onal em Gestão e Tecno­logia da In­for­mação Ál­varo Melo Vi­eira (Ceep), em Ilhéus, e 105 do Centro Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal em Gestão e Tec­no­logia da Informação Régis Pa­checo (Ceep), em Je­quié. 

Dia do Hino Nacional Brasileiro


terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia do Jornalista


Dia Mundial da Saúde


Estudantes do Ceep Anísio Teixeira comemoram o Dia Mundial da Saúde

A estudante do curso técnico em Análises Clínicas, Elecione dos Santos Borges, 20 anos, aguarda
ansiosamente o momento de se tornar uma profissional da sua área. Segura da sua escolha e confiante de que irá exercer com empenho e dedicação o ofício que abraçou, a jovem é um dos cerca de dois mil alunos da área de saúde do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Anísio Teixeira, situado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, que aproveitaram o Dia Mundial da Saúde, nesta terça-feira (7/4), para exercitar a prática de suas futuras profissões durante a programação de atividades voltadas ao bem-estar e à saúde, como atendimento de aferição de pressão, acompanhamento nutricional e teste de glicemia.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Estado forma mais de 4 mil novos técnicos de nível médio na capital e interior

O Governo do Estado da Bahia formará mais 4.219 novos técnicos de nível médio, nos meses de abril e maio, na capital e no interior. São jovens e trabalhadores que estão aptos para uma inserção cidadã no mundo do trabalho e, também, para atenderem e se beneficiarem das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, podendo, desta forma, permanecer nos seus locais de origem.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Estudantes do CEEP em Saúde Anísio Teixeira prestam serviços à comunidade

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde  – 7  de abril –, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Anísio Teixeira, situado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, promove uma série de atividades voltadas ao bem-estar e à prevenção à saúde. Aberta à comunidade externa, a programação se estenderá por toda a terça-feira, incluindo atendimento de aferição de pressão e palestras sobre a importância da alimentação equilibrada. O Centro oferece cursos técnicos de nível médio em Nutrição e Dietética, Análises Clínicas e Enfermagem para cerca de dois mil estudantes.