terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Dieese comemora 59 anos de luta pelos direitos do trabalhador

Foto: Divulgação 
No último dia 22 de dezembro, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) completou 59 anos de fundação e de dedicação à assessoria técnica volta aos trabalhadores, desenvolvimento de atividades de pesquisa e educação nos temas relacionados ao mundo do trabalho.

Com a Rede Estadual de Educação Profissional, o DIEESE tem uma importante parceria estabelecida desde 2009. Ao longo destes anos, uma série de ações vem sendo realizadas para celebrar a consolidação da Educação Profissional da Bahia como política pública de Estado, a exemplo, da realização do curso de especialização em Trabalho, Educação e Desenvolvimento para Gestão em Educação Profissional com aulas ministradas pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

UNEB abre inscrições para cursos de extensão e aperfeiçoamento técnico gratuitos

Foto: I Mostra de Educação
Profissional
A UNEB, por meio da Unidade Acadêmica de Educação à Distância (UNEAD), abre inscrições para cursos de extensão e aperfeiçoamento técnico do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades Telecentros BR. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site  www.campusvirtual.uneb.br , até 30 de janeiro de 2015. 

Técnicos de nível médio são formados por Centro de Educação Profissional em Xique-Xique

Foto: CEEP em Recursos Naturais
do Centro Baiano
Um dos novos Centros de Educação Profissional da Rede Estadual, o Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano (CEEP), situado em Xique- Xique, no Território de Identidade de Irecê, realizou no sábado (dia 27/12), a solenidade de formatura de 38 técnicos de nível médio em Agropecuária e Pesca. A cerimônia de colação de grau aconteceu no Parque Aquático Ponta das Pedras. Na sexta-feira (dia 26/12), foi celebrada uma missa em ação de graças na Igreja Matriz.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Governo forma novos técnicos de nível médio em Feira de Santana, Juazeiro e Serrinha

Foto: Formatura CETEP Sisal / Serrinha
O Governo do Estado formou neste final de semana 180 novos técnicos de nível médio. Os formandos, jovens e trabalhadores, oriundos dos Centros de Educação Profissional situados nos municípios de Feira de Santana, Juazeiro e Serrinha, agora estão aptos para adentrar no mundo do trabalho, atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade que pertencem.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Superintendente realiza reunião com equipe de Gestão do CEEP Áureo de Oliveira

Diferentes atores sociais participaram ontem (dia 18/12), de uma reunião com o professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional, para  alinhar a transição da gestão técnica administrativa e pedagógica do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho (CEEP), situado em Feira de Santana. Atualmente, o Centro é gerido pela organização social CETEB- Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia que passará a ser administrado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Educação Profissional.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Estudantes da Educação Profissional de Irará aprendem técnicas de processamento de alimentos

Foto: Arquivo CETEP
Os estudantes do curso técnico em Agroindústria, do anexo do Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão, situado em Irará, estão aplicando os conhecimentos adquiridos pela disciplina técnica Embalagens e Aditivos, para realizar o processamento mínimo de frutas, verduras e hortaliças. A tecnologia é considerada uma alternativa por reduzir perdas pós-colheita e agregar valor aos alimentos, mantendo suas características nutritivas.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Estudantes de Brumado, Salvador e Simões Filho realizam Feiras de Educação Profissional

Feiras de Educação Profissional estão sendo realizadas, durante esta semana, por estudantes de Centros Estaduais de Educação Profissional em Brumado, Salvador e Simões Filho. A atividade pedagógica oportuniza aos estudantes aprimorarem seus conhecimentos sobre a evolução das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, além de possibilitar a prestação de serviços a comunidade por meio de orientações, o fomento à iniciação científica e o protagonismo dos futuros técnicos de nível médio na construção do conhecimento.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Estudantes apresentam projeto de intervenção ambiental na Câmara de Vereadores de Jaguaquara

Foto: Arquivo CEEP
Preocupados com a gestão de resíduos sólidos no município de Jaguaquara, os estudantes do curso técnico em Agroindústria, do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (CEEP), apresentaram na última quinta-feira (dia 11/12), durante sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores do município, um projeto de intervenção ambiental com medidas educativas objetivando conscientizar e alertar a sociedade e o poder público sobre a importância de realizar a coleta seletiva e extinguir o lixão existente na cidade.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Nota de pesar

Foto: Arquivo Pessoal/ Facebook
É com profundo pesar que informamos o falecimento da Dra. Vera Queirozsuperintendente geral da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), ontem (dia 11/12), em Salvador. O sepultamento foi realizado hoje (dia 12/12), às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Estudantes da Educação Profissional de Salvador discutem práticas do mundo do trabalho

Foto: Arquivo SUPROF
Os saberes e práticas do mundo do trabalho é tema do I Workshop promovido por estudantes dos cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Logística, Recursos Humanos, Secretariado e Transações Imobiliárias do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócio e Turismo Luiz Navarro de Brito (CEEP), em Salvador. O evento, realizado no próprio Centro, acontece até amanhã (dia 12/12), das 19h às 22h.

SUPROF participa de lançamento de documentário sobre empreendedorismo negro na Bahia

Foto: Divulgação 
A Cor do Trabalho, um documentário que relata o empreendedorismo negro na Bahia, dirigido pelo cineasta Antônio Olavo, será lançado amanhã (dia 12/12), no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus I, situado no bairro do Cabula, em Salvador. A professora Martha Rocha, Diretora de Estudos e Pesquisas da Educação Profissional (DIRPEP), da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), participará do evento de lançamento.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Estudantes de Itabuna prestam serviços gratuitos durante VII Feira de Saúde

Foto: CEEP em Biotecnologia e
 Saúde
Mais de 1.500 pessoas foram beneficiadas com a prestação de serviços gratuitos realizada por estudantes dos cursos técnicos em Alimentos, Análises Clínicas, Biotecnologia, Enfermagem, Gerência em Saúde, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho, do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), em Itabuna. A prestação de serviços foi realizada ontem (dia 09/12), na Praça José Bastos, durante a VII Feira de Saúde com o tema “Sem cuidados com a saúde não há qualidade de vida.” 

Ministro da Educação participa do lançamento do FMEPT 2015

Foto: Isabelle Araújo/MEC
Com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim, o lançamento do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) reuniu, nesta terça-feira (9), em Brasília, reitores dos Institutos Federais, lideranças estudantis e representantes de embaixadas de diversos países. A solenidade marcou a abertura das inscrições para o evento, que será realizado entre os dias 26 e 29 de maio, no Recife, e tem a frente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Assista vídeo de lançamento do Fórum .

Técnicos de nível médio em Agronegócio e Agropecuária são formados em Sento Sé

Situado no Território Sertão do São Francisco, no município de Sento Sé, o Colégio Estadual Sete de Setembro, uma das 100 unidades compartilhadas que ofertam cursos técnicos de nível médio na Rede Estadual de Educação Profissional, celebra amanhã (dia 11/12), a solenidade de formatura de 31 novos técnicos de nível médio em Agropecuária e Agronegócio. Esta é a terceira turma de técnicos de nível médio formada pela unidade escolar. A cerimônia será realizada às 19h30, na Igreja Evangélica Congregacional.

Marco Civil na internet é tema destaque de evento promovido por estudantes de Jacobina

O marco civil na internet foi um dos temas que movimentou o debate durante a I Semana do Eixo Informação e Comunicação, promovida por estudantes dos cursos técnicos em Computação Gráfica e Manutenção e Suporte em Informática, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães (CEEP), em Jacobina

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Técnicos de nível médio são formados pelo CEEP em Saúde Tancredo Neves

Foto: Arquivo CEEP
Novos técnicos de nível médio foram formados no último sábado (dia 29/11), pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Tancredo Neves (CEEP), em Senhor do Bonfim, situado no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru. A cerimônia de formatura, realizada no Centro Diocesano de Senhor do Bonfim, contou com mais de 2000 pessoas dentre elas presença pais, mães, colegas, professores, comerciário e representantes da Diretoria Regional de Educação do município, que prestigiaram os 350 novos técnicos de nível médio em Análises Clínicas, Administração, Enfermagem e Nutrição e Dietética.

4ª Semana Tecnológica é realizada no CEEP em Logística, Transporte e Produção Industrial de Ilhéus

Com objetivo de aprimorar os conhecimentos construídos ao longo do ano, os estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Eletromecânica, Logística e Recursos Pesqueiros, do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP), em Ilhéus, promoveram a 4ª Semana Tecnológica.

Estudantes do CETEP do Vale do Jiquiriça apresentam tecnologias sociais

Foto: II Expotec 
Pelo terceiro ano consecutivo, os estudantes dos cursos técnico em Agroindústria, Agropecuária, Agroecologia, Análises Clínicas, Arte Dramática e Zootecnia, do Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriça (CETEP), em Amargosa, realizam a Expotec - Exposição de Projetos Técnicos. A exposição reúne oficinas, apresentações culturais, além da exibição de diferentes projetos de tecnologias sociais de baixo custo que beneficiam os pequenos agricultores rurais e a comunidade do Território de Identidade do Vale do Jiquiriça. A atividade acontecerá domingo (dia 07/12), das 8h às 15h, no próprio CETEP.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

III Fórum Mundial é lançado em Brasília

Foto: Divulgação/  III FMEPT
O III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (III FMEPT) será lançado na próxima terça-feira (dia 09/12), às 14h30, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília

Vivências no Mundo do Trabalho é tema de Workshop no CETEP do Litoral Sul II

Estudantes dos cursos técnicos em Comércio, Desenho da Construção Civil e Comunicação Visual, do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II (CETEP), em Itabuna, promovem até hoje (dia 04/12), das 8h às 17h, o III Workshop “Vivências no Mundo Trabalho: Identidade do CETEP".  O evento foi iniciado na terça (02/12), às 19h, com o seminário “Empreendedorismo e Motivação”, e contou com palestras ministradas por profissionais de instituições públicas e privadas do município. A atividade é aberta ao publico em geral.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Bibliotecas da Rede de Educação Profissional terão acervo ampliado com exemplares de Universidades Estaduais e Federais

Com objetivo de enriquecer e ampliar o acervo bibliográfico dos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio na Rede Estadual de Educação Profissional, o professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional, realizou hoje  (dia 03/12), uma reunião com representantes de editoras das Universidades Estaduais e Federais do Estado da Bahia.

SUPROF participa de reunião do Conselho Estadual de Cooperativismo

A Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), representada pela professora Martha Rocha, Diretora de Estudos e Pesquisas da Educação Profissional (DIRPEP), participa, no próximo dia 10/12, da reunião do Conselho Estadual de Cooperativismo (CECOOP). A agenda está prevista para acontecer às 9h, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

III Feira de Saberes e Sabores é realizada por estudantes de Xique- Xique

A comunidade de Xique-Xique, município situado no Território de Identidade de Irecê e às margens do Rio São Francisco, está convidada para participar da III Feira de Saberes e Sabores, realizada por estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia, Agropecuária e Pesca, do antigo Colégio Estadual Reinaldo Teixeira Braga, hoje Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano (CEEP). A atividade, iniciada hoje (dia 02/12), segue até amanhã (dia 03/12), das 8h às 22h, no próprio Centro.

Superintendente participa de Seminário e Encontro sobre Administração da Educação

Foto: Professor Almerico Lima,
durante Seminário em
Ibotirama/ Portal da Educação
O professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional, será um dos palestrantes do VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e Encontro Estadual de Política e Administração da Educação​. Promovido pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação Nacional (ANPAE), ANPAE Nordeste e ANPAE Seção Bahia, o evento será realizado de 6 a 8 de dezembro de 2014, em Salvador- Bahia.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Secretaria retoma sessões do Fórum de Educação Profissional

Foto: Anais /DIEESE
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), retoma na próxima quinta-feira (dia 04/12), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (DIEESE), as sessões do Fórum de Educação Profissional (FEP), que nesta quinta edição terá como pauta “Educação Profissional no Plano Estadual de Educação”. O evento está marcado para iniciar às 14h, na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem).

Inscrições para o FMEPT 2015 começam no dia 9 dezembro

Foto: Divulgação/ III FMEPT
As inscrições para o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) começam no dia 9 dezembro. O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de maio de 2015 no Centro de Convenções de Pernambuco e tem como instituição organizadora o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Nesta edição, o FMEPT tem como tema “Diversidade, Cidadania e Inovação”. Os regulamentos já estão disponíveis (clique aqui)