sexta-feira, 28 de novembro de 2014

VIII Semana Cultural apresenta particularidades do Território de Identidade do Sertão do São Francisco

Foto: Arquivo CETEP
Particularidades dos municípios que compõem o Território de Identidade do Sertão do São Francisco estão sendo apresentadas durante a VIII edição da Semana Cultural, realizada por estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Agronegócio, Contabilidade, Informática, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho e Zootecnia, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro (CETEP), em Uauá. A atividade está acontecendo no próprio Centro e será encerrada hoje (dia 28/11), às 22h.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Culinária Nordestina é tema de atividade realizada por estudantes do Pronatec em Santo Amaro

Iguarias da culinária nordestina estão sendo apresentadas durante a I Semana de Culinária realizada por estudantes do curso de Auxiliar de Cozinha, da Rede Estadual de Educação. O curso é ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e está sendo ministrado pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP), em Santo Amaro. A atividade, voltada para a comunidade estudantil, acontece no próprio Centro, das 19h às 22h e será encerrada amanhã (dia 28/11).

Secretaria realiza sorteio para mais de 13mil vagas da Educação Profissional

Foto: Danielle, estudante
 contemplada/
Arquivo SUPROF
Danielle Cerqueira da Cunha Conceição, 25, moradora do bairro de São Marcos, em Salvador, foi uma das contempladas no sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional. Nesta edição, foram registradas 61.887 inscrições de jovens e trabalhadores, que assim como Danielle, querem voltar à escola para fazer um curso técnico com a qualificação necessária para adentrar no mundo do trabalho.  O sorteio foi realizado na última terça-feira (dia 25/11), no Instituto Anísio Teixeira, situado na Avenida Paralela, em Salvador. Confira lista de contemplados aqui ou no Portal da Educação

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Comitê Organizador do III Fórum Mundial de EPT realiza quinta reunião preparatória em Recife

Imagem: Divulgação/ III Fórum Mundial
de EPT
Membros do Comitê Organizador do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica estarão reunidos amanhã (dia 27/11) e sexta-feira (dia 28/11), no Colégio Maria Tereza, no bairro de Boa Viagem, em Recife, para continuar as discussões sobre a estrutura do evento previsto para acontecer em maio de 2015, no Centro de Convenções, em Pernambuco.

III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Foto: Divulgação/ III Fórum de
 EPT
Aqui você vai encontrar informações oficiais sobre o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica que este ano traz como tema “Diversidade, Cidadania e Inovação”. O III Fórum Mundial de EPT será realizado de 26 a 29 de maio, no Centro de Convenções de Recife, em Pernambuco, e é capitaneado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com apoio do Ministério da Educação (MEC). A Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), faz parte do Comitê Organizador.

I Semana de Agropecuária é realizada por estudantes do CETEP de Irecê

Foto: CETEP Irecê
Estudantes do curso técnico em Agropecuária, do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP), realizam até sexta-feira (dia 28/11), das 7h30 às 12h, a I Semana de Agropecuária (I SEMAGRO) marcada por diferentes eventos, dentre eles: a I Exposição técnico-científica, a I Gincana, o I Encontro de Egressos, além de palestras.

Feiras de Educação Profissional são promovidas por diferentes Centros de Educação Profissional

Foto: Arquivo/ CETEP
Médio Sudoeste da Bahia 
Com o objetivo de apresentar projetos de intervenção social e tecnologia social elaborados no decorrer do ano letivo, estudantes dos diferentes Centros Territoriais e Estaduais estão realizando Feiras de Educação Profissional.  Apesar das várias denominações que recebem desde feiras de ciências, intervenção social, tecnológicas ou do conhecimento, elas têm como principal objetivo beneficiar a comunidade e, sobretudo, os estudantes, que aprendem os conteúdos e práticas em situações reais, seguindo a concepção da Educação Profissional da Bahia, que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Estudantes de Santaluz são certificados pelo Pronatec/SEC

A Secretaria da Educação, por meio da Superintendência de Educação Profissional, realiza na próxima quinta-feira (dia 27/11), a cerimônia de certificação de 24 concluintes do curso de Agente em Projetos Sociais, do Colégio Estadual José Leitão, em Santaluz. O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) foi realizado no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e ministrado pelo Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (CEEP), também sediado em Santaluz.  O evento irá acontecer no próprio Centro, às 18h.

Estudantes de Maragogipe promovem Workshop sobre Educação Profissional e Desenvolvimento Regional

Os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Turismo e Segurança do Trabalho do Centro Estadual de Educação Profissional do Vale do Paraguaçu (CEEP), em Maragogipe, realizam amanhã (dia 26/11), o I Workshop que traz como tema “Educação Profissional e Desenvolvimento Regional: ações e perspectivas”. O evento, aberto ao público, acontece das 8h às 12h, na Fundação Vovó do Mangue. 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Secretaria realiza sorteio eletrônico da Educação Profissional amanhã

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza amanhã  (dia 25/11), o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subseqüente, da Rede Estadual de Educação Profissional. Ao todo foram ofertadas 13.395 vagas para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e interior. O sorteio acontecerá às 15h, no Instituto Anísio Teixeira, situado na Avenida Paralela, em Salvador.

Secretaria convoca professores aprovados na oitava chamada do Reda da Educação Profissional

Foto: Portal da Educação 
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia  está convocando professores aprovados, por ordem de classificação, na seleção pública para contratação de professor para a Educação Profissional, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A oitava chamada do Edital Nº 05/2013 foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição de sábado e domingo (dias 22/11 e 23/11). Acesse o Diário Oficial e veja a lista dos convocados.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Estudantes da Educação Profissional de Itabuna apresentam iguarias da culinária mundial no V Festival Gastronômico

Foto: Arquivo CEEP
Sabores do Mundo é o tema do V Festival Gastronômico que este ano apresenta as iguarias da culinária mundial. O evento é realizado por estudantes do curso técnico em Nutrição e Dietética do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), em Itabuna, e acontece hoje (dia 21/11), às 18h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

Estudantes da Educação Profissional celebram o Novembro Negro

Foto: Divulgação/ Jacobina
Uma série de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado ontem (20/11) estão marcando as comemorações do Novembro Negro realizadas pelos estudantes da Educação Profissional da capital e do interior. São apresentações culturais, palestras e oficinas, ministradas pelos próprios estudantes e por profissionais da região, com objetivo de estimular a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e a luta contra o preconceito e discriminação etno-racial na sociedade.



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dirigentes da Educação Profissional da Bahia participam da segunda edição da Conferência Nacional da Educação

Foto: Abertura do evento com
Presidenta Dilma Roussef
Divulgação
/ facebook.com/Conae2014
O professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional, participa da segunda edição da Conferência Nacional da Educação que iniciou ontem  (dia 19/11), às 19h, e prossegue até domingo (dia 23/11), em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Ele irá apresentar suas contribuições como palestrante no colóquio “Política de expansão da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, participação social e desenvolvimento nacional”, que acontece amanhã (dia 21/11), das 16h às 18h, também no CICB.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Centros de Educação Profissional são premiados com Selos Ouro e Bronze da Gestão Escolar

Foto: Arquivo CETEP do
Piemonte do Paraguaçu II/
Mundo Novo
Centros de Educação Profissional de Alagoinhas, Caetité, Cruz das Almas, Ilhéus, Itororó, Jaguaquara e Mundo Novo, foram premiados com o Prêmio Selo Gestão Escolar nas categorias Ouro, que reconhece a dimensão administrativa e pedagógica, e Bronze, destaque à dimensão administrativa. A cerimônia foi realizada ontem (dia 18/11) no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e por meio de videoconferência para unidades do interior.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Prorrogado prazo de inscrições para sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio da Educação Profissional

Foto: Arquivo  SUPROF
Foram prorrogadas até quinta-feira (dia 20/11), as inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subseqüente, da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia.  Para o ano letivo de 2015, estão sendo ofertadas 13.395 vagas para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e interior.  Faça aqui sua inscrição

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Câmara dos Deputados discute criação do Dia Nacional da Educação Profissional

Foto: Portal da Indústria
O Brasil poderá ter uma data oficial para colocar em destaque o ensino técnico no país. Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL) para tornar o 23 de setembro o Dia Nacional da Educação Profissional. Apresentado pela deputada professora Dorinha (DEM-TO) e ainda aguardando definição de relatoria, o PL foi tema de audiência pública realizada na última terça-feira (dia 11/11) na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Estudantes da Educação Profissional de Vitória da Conquista participam de oficina de fotografia

Foto: Arquivo Centro
Os estudantes dos cursos técnicos Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Nutrição e Dietética e Enfermagem do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira (CEEP), em Vitória da Conquista, participam até amanhã (dia 18/11), no próprio Centro, das 8h às 17h, de oficina sobre fotografia, que aborda desde a história ao uso das técnicas e aprimoramento dos equipamentos fotográficos. A oficina acontece no próprio Centro.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Estudantes de Riachão do Jacuípe promovem II Semana dos Cursos Técnicos

Estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Administração, Agroecologia, Agropecuária e Informática, do hoje Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuipe II João Campos (CETEP)antigo Colégio Estadual João Campos IIem Riachão do Jacuípe, promovem até amanhã (dia 06/11) a II Semana dos Cursos Técnicos. A atividade pedagógica está oportunizando aos estudantes ampliarem seus conhecimentos por meio de palestras e minicursos ministrados por profissionais de instituições privadas e públicas do Território, a exemplo da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

Dia Nacional da Cultura e Ciência


Dia das profissões de nível médio no Brasil


Dia do/a Técnico/a Agrícola


terça-feira, 4 de novembro de 2014

Secretaria da Educação inscreve para sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio

Foto: Arquivo Suprof
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia inicia hoje (dia 04/11), as inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subseqüente, na Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia.  Para o ano letivo de 2015, estão sendo ofertadas 13.395 vagas para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e interior. Faça aqui sua inscrição