sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Estudantes de Jaguaquara participam de eventos científicos no Rio Grande do Sul e em Pernambuco

A Rede Estadual de Educação Profissional está sendo representada, mais uma vez, no cenário nacional.  Estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (CEEP), de Jaguaquara, participam da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec 2014,  que acontece de segunda-feira (dia 27/10) a sexta-feira (dia 31/10), no Centro de Eventos Fenac, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e da Ciência Jovem, que acontece em Olinda, Pernambuco, de quarta-feira (dia 29/10) a sexta-feira ( dia 31/10).

Estudantes da Educação Profissional apresentam projetos na I Mostra de Educação Profissional na Arena Fonte Nova

Estudantes dos cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional ofertados nos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares dos 27 Territórios de Identidade da Bahia estarão reunidos em Salvador de terça-feira (dia 28/10) a quinta-feira (dia 30/10) para apresentar projetos de tecnologia social e intervenção social na 1ª Mostra de Educação Profissional, + Cursos e Profissões para nossa Gente. O evento acontece durante o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola - ciência, arte, esporte e cultura, das 9 às 18h, no Nível 5 da Arena Fonte Nova

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Inscrições abertas para I Seminário de Tecnologias Sociais da Fiocruz da Bahia

Foto: Divulgação/ Fiocruz
 As inscrições para o I Seminário de Tecnologias Sociais: Biodiversidade, Inovação e Saúde seguem abertas até sexta-feira da próxima semana (dia 31/10). O evento acontece de 4 a 6 de novembro, nas dependências da Fiocruz, e é uma realização da Fiocruz da Bahia em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no formulário .

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Interior é beneficiado com novos Centros de Educação Profissional

Foto: Antigo Colégio Estadual João Campos, em
Riachão do Jacuípe,  hoje CETEP
Novos Centros de Educação Profissional estão sendo implantados no interior da Bahia, nos municípios de Morro do Chapéu, Riachão do Jacuípe e Xique-Xique.  Com estes, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia passa a ter 71 Centros de Educação Profissional, sendo 38 Estaduais e 33 Territoriais, distribuídos nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

Estudantes da Educação Profissional aderem mais uma vez a Campanha Outubro Rosa

Foto: Divulgação/ Blog  Saúde
Os estudantes da Educação Profissional estão engajados na Campanha Outubro Rosa. Eles estão participando de atos públicos e realizando uma série de palestras com objetivo de sensibilizar e informar a comunidade, em especial, as mulheres sobre os cuidados que se deve ter para prevenir o câncer de mama e outros tipos da doença.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Estudantes da Educação Profissional apresentam projetos para I Mostra de Educação Profissional

Os estudantes dos Centros Territoriais e Estaduais da Educação Profissional dos Territórios de Identidade Itaparica e Piemonte Norte do Itapicuru estão realizando a etapa territorial da I Mostra de Educação Profissional da Bahia. A etapa territorial reúne projetos de tecnologia social e intervenção social que serão selecionados, por eixo tecnológico, para serem apresentados na I Mostra da Rede Estadual de Educação Profissional que acontece de 28 a 30 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Estudantes da Educação Profissional participam de 8º Feira Tecnológica do Centro Paula Souza

Foto: Estudantes do CEEP em Alimentos e
Recursos  Naturais apresentam projeto
Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (CEEP) e do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP), em Camaçari, estão a caminho de São Paulo para participar da 8º Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) que começa amanhã (dia 21/10) e prossegue até quinta-feira (dia 23/10), na Expo Barra Funda.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Exposição apresenta particularidades dos Territórios de Identidade da Bahia

Foto: Divulgação/ Lima Comunicação
Você conhece de verdade a Bahia?  Não?  A oportunidade é essa.  Está em exposição até 24 de outubro, na Biblioteca Pública, nos Barris, em Salvador, a Mostra Identidade da Bahia que reúne uma série de ensaios fotográficos e audiovisuais abordando os temas: Paisagem, Cultura e Saberes, os quais exploram os 27 Territórios de Identidade ao retratar o baiano na forma de falar, tratar a terra, cantar e cultuar. A Mostra tem o apoio do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), da Aratu Online  e da   Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), por meio da Secretaria de Educação (SEC).

Conheça um pouco da Mostra. Visite o site www.identidadebahia.com.br

Dia da Ciência e Tecnologia


Dia Mundial da Alimentação


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Formaturas fortalecem Territórios de Identidade da RMS e Médio Sudoeste da Bahia

A Rede Estadual de Educação Profissional forma novos técnicos de nível médio nos municípios de Camaçari, situado no Território de Identidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), e em Itororó, no Território do Médio Sudoeste da Bahia.  Ao todo, 155 novos técnicos de nível médio estão aptos para adentrar no mundo do trabalho, atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico dos seus locais de origem.

Projeto da Educação Profissional é premiado no 5º Encontro de Jovens Cientistas

Foto:  Arquivo CEEP
O projeto inovador de controle logístico, Mia Intelligent Control Stock, desenvolvido por estudantes dos cursos técnicos em Logística e Eletromecânica, do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP), em Ilhéus, foi premiado com o primeiro lugar na modalidade “Vida de Jovem Cientista”, no 5º Encontro de Jovens Cientistas. O evento reuniu estudantes pesquisadores de toda Bahia e aconteceu de terça-feira (dia 30/09) a sexta-feira (dia 03/10), no Campus Universitário de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.  

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Uneb divulga novo calendário de aulas das especializações para professores e gestores da Educação Profissional

Foto: Divulgação Uneb
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) divulgou ontem (dia 02/10), o novo calendário das especializações para professores e gestores da Rede Estadual de Educação Profissional. Na próxima sexta-feira (dia 10/10) e sábado (dia 11/10) serão ministradas as aulas para o primeiro e segundo grupo da Especialização em Metodologia de Ensino para a Educação Profissional. Também na sexta e no sábado será realizada a aula da especialização em Gestão da Educação Profissional.  

Fique atento!! Baixe o calendário: 

Calendário para Especialização em Metodologia

Calendário para Especialização em Gestão

Estudantes de Queimadas realizam I Mostra de Projetos Sustentáveis

Foto: Arquivo Unidade Escolar
Engajados na luta por um mundo mais sustentável, estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, do Colégio Estadual Santa Bernadete, em Queimadas, realizaram nesta semana a I Mostra de Projetos Sustentáveis do Colégio Estadual Santa Bernadete - CESB. Na oportunidade, eles ressaltaram a importância de realizar ações de cuidado e proteção com os recursos naturais e mostraram que estão sendo preparados para uma atuação sustentável no mundo do trabalho.