sexta-feira, 30 de maio de 2014

Bahia inicia primeira etapa do Pronatec 2014 com oferta de 1.277 vagas para estudantes da Rede Estadual

Como parte estratégica na implantação da Educação Integral na Rede Estadual a Secretaria da Educação do Estado iniciou a primeira etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 2014 (Pronatec). Esta é uma experiência rica de Educação Integral no ensino médio da Bahia, introduzindo a dimensão Trabalho na formação dos estudantes.  

Nessa primeira etapa, estão sendo ofertadas 1.277 vagas nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Ibirapitanga, Itacaré,  Juazeiro, Luis Eduardo Magalhães, Olindina e Sobradinho beneficiando estudantes do ensino médio para cursos técnicos do ofertante Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) e cursos de Formação Inicial e Continuada/Qualificação Profissional do ofertante Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). As aulas da SEC/SENAI serão iniciadas na próxima segunda-feira (dia 02/06) e da SEC/SENAR no dia 09/06.  

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Estudantes do CETEP Sertão Produtivo prestam serviços gratuitos a comunidade de Caetité

Os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Agroecologia, Enfermagem e Mineração do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), em Caetité, vêm colocando em prática os conhecimentos construídos em sala de aula por meio do projeto “CETEP Itinerante” prestando serviços gratuitos às comunidades entorno do Centro e nos distritos do município de Caetité. No próximo sábado (dia 31/05), eles realizarão a segunda edição do projeto no distrito de Pajeu dos Ventos, das 8h às 12h.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Abertas inscrições para 13º edição da Febrace

Foto: Divulgação
Estudantes da Educação Profissional podem participar da 13º edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) inscrevendo seus projetos de intervenção social ou de tecnologia social. As inscrições estão abertas até 29 de outubro. Acesse o site da Febrace, confira o regulamento e faça sua inscrição. A mostra de projetos finalistas acontecerá entre os dias 17 a 19 de março de 2015, no campus da Universidade de São Paulo (USP).

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Projetos da Educação Profissional são apresentados na Expo Milset Brasil 2014 em Fortaleza

Foto: Divulgação
Dois projetos idealizados por estudantes de Centros Estaduais de Educação Profissional  estão sendo  apresentados na “Expo Milset Brasil 2014”. O evento, iniciado nesta segunda-feira (dia 26/05) prossegue até sexta-feira (dia 30/05), está sendo realizado no Hotel Praia Centro, em Fortaleza- Ceará

sexta-feira, 23 de maio de 2014

CETEP Litoral Norte/ Agreste Baiano forma novos técnicos de nível médio

Foto: Arquivo Centro
O Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte/Agreste Baiano, em Alagoinhas, realiza hoje (dia 23/05), a solenidade de formatura de 272 novos técnicos de nível médio em Comércio, Desenho de Construção Civil, Enfermagem, Informática, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.  A cerimônia acontecerá logo mais às 18h, no Ginásio de Esportes Antônio Carlos Magalhães.

Os formandos são jovens e trabalhadores que, agora qualificados, estão aptos para adentrar no mundo do trabalho, atender e a se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do seu local de origem.

Esta formatura reflete o compromisso assumido pelo Governo do Estado que, desde 2007, investe na Educação Profissional como política pública prioritária de Estado, garantindo cada vez mais que jovens e trabalhadores baianos tenham acesso a cursos técnicos de nível médio e cursos de qualificação profissional.

Foto: Greice/ Arquivo pessoal
Greice Quelli Pinto dos Santos, 29, é uma das formanda da turma do curso técnico em Comércio. Ela conta que está atuando na área com carteira assinada e muito feliz com os objetivos alcançados. “Hoje é um dia de comemoração, pois fecho um importante momento na minha vida, marcado por muitas batalhas. Valeu a pena todo o meu esforço e dedicação. Venho conseguindo realizar sonhos pessoais que trazem benefícios para mim e para minha família. Sou reconhecida como uma profissional com excelente formação, não há nada mais gratificante do que ser respeitada e valorizada como ser humano e profissional. A juventude e os trabalhadores da Bahia e do nosso Território não podem perder esta oportunidade de se qualificar”.

Ana Costa, diretora do CETEP do Litoral Norte e Agreste Baiano, destaca a importância da inserção dos novos técnicos de nível para o desenvolvimento do nosso Estado. “Esta é a quinta formatura que realizamos em nosso Centro e a inserção deste jovens e trabalhadores no mundo do trabalho refletem a qualidade da educação pública. A Educação Profissional da Bahia, que hoje é a segunda maior rede estadual do Brasil, tem credibilidade em virtude do que acontece com nossos egressos: mudança em suas vidas que trazem benefícios para si e para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do nosso Território”.

Mais informações sobre o Centro- Em 2009, o Colégio Estadual Luís Navarro de Brito foi transformada em Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste de Baiano, conforme portaria de nº 89.2013. Enquanto unidade escolar ofertava 04 cursos técnicos de nível médio em 646 matriculados. Atualmente oferta 11 cursos técnicos de nível médio em 2.446 Matriculados. Houve um crescimento de 278,6% de 2009 a 2014.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Estudantes da Educação Profissional realizam Semana de Enfermagem

Estudantes do curso técnico em Enfermagem dos Centros Territoriais e Estaduais da  capital e do interior estão realizando diferentes atividades em comemoração a 75ª Semana Brasileira de Enfermagem e, em especial, ao dia do técnico em Enfermagem, celebrado amanhã (dia 20/05). São palestras, oficinas, minicursos, visitas técnicas e prestação de serviços gratuitos à comunidade, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de vacinas, entre outros. Por meio destas ações, os estudantes aliam teoria e prática, compreendem melhor a técnica, a importância e o valor social da futura profissão.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Bahia tem a segunda maior Rede Estadual de Educação Profissional do país

Ao comemorar seis anos de implantação da Superintendência de Educação Profissional, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia se consolidou como a segunda maior rede estadual do país, conforme dados do Censo Escolar INEP/MEC 2013. Esse resultado reflete o compromisso assumido pelo Governo do Estado que, desde 2007, investe na Educação Profissional como política pública prioritária de Estado, garantindo cada vez mais que jovens e trabalhadores baianos tenham acesso a cursos técnicos de nível médio e cursos de qualificação profissional.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dia do Zootecnista é celebrado no CETEP do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro

Para celebrar o dia do Zootecnista, comemorado ontem (dia 13/05), o Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro (CETEP), em Uauá, promove a partir de hoje (dia 14/05) até sexta-feira (dia 16/05), das 9h às 22h, no próprio Centro, palestras e oficinas sobre a importância desta área técnica para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território. Na oportunidade, também serão realizadas ações educativas para os técnicos de nível médio em Agronegócio.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Estudantes do CETEP da Bacia do Paramirim promovem exposição de artes visuais

Mais de 800 pessoas visitaram a exposição “Arte de Perto”, que reuniu telas e esculturas elaboradas por artistas plásticos do município de Macaúbas, pertencente ao Território de Identidade da Bacia do Paramirim. As obras tratam de temas ligados a realidade do homem do campo bem como suas condições sociais, fatores ambientais da região, a exemplo da seca. O evento foi promovido pelos estudantes do curso técnico em Administração, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim (CETEP), em Macaúbas.

A atividade teve o objetivo de despertar na comunidade estudantil o interesse pela história da arte, oportunizar o desenvolvimento da criatividade, percepção estética e apreciação artística, além de sensibilizá-los para a importância da arte como um elemento de identidade cultural.  “Acreditamos que por meio deste projeto nossos estudantes estarão mais sensíveis para o estudo da história da arte. Buscamos motivá-los com a história das obras dos artistas locais, para assim valorizarem o estudo pela arte”, disse Erleide Cunha Morais, orientadora da atividade e professora da disciplina de Arte.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Oficina discute exploração sexual infanto juvenil no setor turístico

Uma dica importante para os estudantes de Salvador e Região Metropolitana matriculados nos cursos dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Hospedagem, Cozinha e Lazer.  A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca), em parceira com a parceria da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis da Bahia, realiza amanhã (dia 08/05) e quinta-feira (dia 09/05), a III oficina do projeto “Enfrentando a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Esta é uma oportunidade para os estudantes ampliarem seus conhecimentos sobre ações de sobre prevenção e enfrentamento da exploração sexual infanto juvenil no setor turístico, em especial para Copa do Mundo. O evento acontecerá das 8h às 17h, no Centro de Convenções, em Salvador. As inscrições podem ser feitas pelo email: nereida.mazza@turismo.ba.gov.br, telefone: (71)3116-4141/4122. Haverá emissão de certificado.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Formatura fortalece Território de Identidade do Recôncavo

O Território de Identidade do Recôncavo está sendo beneficiado com a inserção de novos técnicos de nível médio no mundo do trabalho. Amanhã (dia 07/05), o Centro Estadual de Educação Profissional do Vale do Paraguaçu (CEEP), em Maragogipe, está celebrando a solenidade de formatura de 12 técnicos de nível médio em Agropecuária e Guia de Turismo. A cerimônia acontecerá às 19h, na Associação Atlética Maragojipana.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Estudantes de Queimadas são certificados pelo Pronatec/SEC

Foto: Arquivo Direc 12
A Secretaria da Educação (SEC), por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), realizou na última segunda-feira (dia 28/04), a cerimônia de certificação do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Foram certificados 13 concluintes do curso de Criação de Animais de Médio Porte, do anexo do Colégio Estadual Estadual Santo Antônio das Queimadas, localizado no distrito de Riacho da Onça, do município de Queimadas.  No momento da certificação, a comunidade estudantil foi beneficiada com a inauguração de uma sala de aula, entrega de um notebook e de uma caixa de som amplificada.

Além de professores, familiares, comunidade estudantil e do entorno da unidade escolar, a cerimônia contou com a presença do diretor da Diretorial Regional (Direc 12), professor Jivaldo Oliveira; do Secretario de Educação do município, Leonir Florianir e, representando a Suprof, a coordenadora da Assessoria de Informações Estratégicas da Suprof, professora Neivia Lima.