segunda-feira, 31 de março de 2014

Livros técnicos gratuitos beneficiam estudantes da Educação Profissional

Foto: Estudantes do CETEP Litoral Norte/
 Agreste Baiano, em Alagoinhas
Para continuar a ampliação e garantir maior qualidade nos cursos de Educação Profissional, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Educação Profissional, iniciou na semana anterior a distribuição de 28.392 livros para os Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio nos 27 Territórios de Identidade


 Esta ação integra um conjunto de ações de assistência estudantil, que envolve ainda alimentação, transporte, seguro estágio, e outras medidas que estão sendo implantadas para garantir o acesso, a permanência, o sucesso escolar e a inserção no mundo do trabalho.

Estudantes da Educação Profissional podem participar da 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

 Estudantes da Educação Profissional que estão cursando o 2º, 3º ou 4º ano na forma de articulação Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI) devem ficar atentos ao período de inscrição da 11º edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa simula uma jornada parlamentar, em que os estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados, conhecendo as rotinas do trabalho legislativo. As inscrições estão abertas até o dia 23 de maio.  

quinta-feira, 27 de março de 2014

Projeto do CETEP Sisal é destaque no Programa Ciência na Escola

Foto:Apresentação do Projeto
O projeto “Estudo dos impactos decorrentes da urbanização no entorno do Açude do Gravatá na cidade de Serrinha-Bahia” desenvolvido por estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Mineração e Edificações, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP), em Serrinha, foi escolhido como exemplo de boas práticas pedagógicas para ser apresentado no projeto de culminância do Programa Ciência na Escola/ Ensino Médio: construindo e inventando inovações educacionais em 2013. O evento acontece amanhã (dia 28/03), a partir das 8h30, e é uma iniciativa do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Itaberaba recebe série de Oficinas de Diálogos Sociais

Foto: Diálogo Social
em Itaberaba
A série de “Oficinas de Diálogo Social” chega a sua terceira edição e está sendo realizada no município de Itaberaba, pertencente no Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu.  O evento acontece hoje (dia 27/03), até às 18h, e amanhã (dia 28/03), das 8h30 às 18h, no Bela Vista Web Hotel. Esta é uma iniciativa da Secretaria da Educação (SEC) por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), fruto de convênio celebrado com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)

Professores participam de II Oficina de Formação sobre Educação Profissional

Foto: Arquivo Suprof
Mais de 80 professores que ministram as aulas da Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional participaram terça-feira (dia 25/03) e ontem (dia 26/03), no Hotel Sol Bahia, em Salvador, da II Oficina de Formação para Professores. A especialização, que é inédita, está sendo desenvolvida pela Universidade do Estado da Bahia mediante convênio firmado com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia

A formação tem como objetivo socializar aos professores formadores os fundamentos da ação pedagógica, estabelecidos como referência para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio ofertada pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia e, também, estabelecer os princípios básicos de formação a serem abordados no decorrer da realização do curso de especialização.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional podem se inscrever para o pré-vestibular Universidade para Todos

Foto: Portal da Educação
Estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional que estão cursando o 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI), o 4º ou 5º módulo do Proeja Médio podem se inscrever para o pré-vestibular, gratuito, Universidade para Todos. As inscrições serão iniciadas amanhã (dia 25/03) e seguem abertas até o dia 1º de abril. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela internet no Portal da Educação.


sexta-feira, 21 de março de 2014

Ações da Educação Profissional em comemoração ao Dia Mundial da Água podem ser divulgadas em site da Agência Nacional das Águas

Centros Territoriais, Estaduais e Unidades Escolares, em especial, que ofertam curso técnico de nível médio em Meio Ambiente, podem divulgar atividades pedagógicas que estão sendo desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorando amanhã (dia 22/03), no hotsite do Governo Federal “Águas de Março 2014”: http://aguasdemarco.ana.gov.br/2014/.

A página, idealizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), foi lançada em função da comemoração mundial, sendo uma boa oportunidade para os estudantes da Rede Estadual da Educação Profissional e demais internautas contribuírem com a disseminação de informações sobre eventos que estão promovendo com esta temática.

Valença é sede de Oficina de Diálogo Social

Foto: Arquivo Suprof
O município de Valença, pertencente ao Território de Identidade do Baixo Sul, sediou a segunda edição da série de “Oficinas de Diálogo Social”, que tem o objetivo de estimular à participação efetiva de diferentes atores sociais na troca de ideias para o fortalecimento, consolidação e promoção da Educação Profissional do Estado da Bahia. Como resultado, será consolidada a metodologia participativa de mapeamento da demanda de Educação Profissional da Bahia. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Educação (SEC) por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), fruto de convênio celebrado com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)

Assista a cerimônia de Premiação da 12º edição da FEBRACE

Foto: Divulgação FEBRACE
Acompanhe a transmissão ao vivo da Cerimônia de Premiação da 12º edição da FEBRACEhttp://iptv.usp.br/portal/transmissao/febrace_2014 . 

Nesta 12º edição, três projetos desenvolvidos por estudantes de Centros Territoriais e Estaduais da Rede Estadual de Educação Profissional estão entre os finalistas.  Saiba mais sobre os projetos: http://goo.gl/FUebJJ

terça-feira, 18 de março de 2014

CETEP do Recôncavo forma novos técnicos de nível médio

Foto: Formandos CETEP Recôncavo
O Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP), em Santo Antônio de Jesus, comemora essa semana a formatura de 265 técnicos de nível médio em Agropecuária, Enfermagem, Logística e Segurança do Trabalho. A cada dia será celebrada a solenidade de formatura por curso técnico. 

Amanhã (dia 18/03), será a vez do curso técnico em Segurança do Trabalho; na quarta-feira (dia 19/03), dos formandos do curso técnico em Agropecuária; na quinta-feira (dia 20/03), dos concluintes do curso técnico em Logística; e na sexta-feira (dia 21/03), dos novos técnicos de nível médio em Enfermagem. As cerimônias serão realizadas no próprio Centro, a partir das 19h.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Projetos desenvolvidos por estudantes da Educação Profissional são finalistas da Febrace 2014

Foto: Febrace/Divulgação
Mais uma vez, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia está em destaque nacional. Estudantes de Centros Territoriais e Estaduais da Educação Profissional estão em São Paulo para participar da final da 12º edição da Feira de Ciências e Engenharia (Febrace), que começa amanhã (dia 18/03) e prossegue até quinta-feira (dia 20/03). Nesta edição foram selecionados três projetos que oferecem soluções alternativas e inovadoras para amenizar problemas da sociedade.  A mostra é aberta ao público e acontece no estacionamento da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).  

quinta-feira, 13 de março de 2014

Novos técnicos em Comércio e em Enfermagem fortalecem Territórios de Identidade da Bacia do Rio Grande e do Piemonte da Diamantina

Foto: Turma Enfermagem/Barreiras
O Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP), em Barreiras, realiza amanhã (dia 13/03), no Espaço Javan, a partir das 19h, um ato em ação de graças e a solenidade de formatura de 30 técnicos de nível médio em Enfermagem.  



Foto: Turma Comércio/Jacobina



Na sexta (dia 14/03), às 19h, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães (CEEP), Território de Identidade do Piemonte da Diamantina, em Jacobina, celebra na própria unidade, um culto ecumênico em agradecimento a formatura de 28 técnicos de nível médio em Comércio. No sábado (dia 15/03), também às 19h, no Centro de Convivência do Idoso será realizada a cerimônia de colação de grau e o baile de formatura.

terça-feira, 11 de março de 2014

UFS divulga edital para concurso público com vagas para técnico de nível médio

Foto: Divulgação
 A Universidade Federal de Sergipe (UFS) divulgou edital para concurso público para preenchimento de 196 vagas de técnicos administrativos. As vagas são para técnicos em Administração, Agropecuária, Análises Clínicas, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Farmácia, Mecânica, Segurança do Trabalho, Química e outras áreas. Também há vagas para nível superior.

As inscrições devem ser feitas pelo site das 8h do dia 21 de março de 2014 até às 18 às 18h do dia 11 de abril de 2014. Para se inscrever é fundamental, além do número do documento de identidade, o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF).

As provas serão aplicadas preferencialmente em Aracaju e São Cristóvão, e, se necessário, também em outros municípios do Estado de Sergipe, tendo início às 9 horas (horário local) do dia 18 de maio de 2014, com duração de 4 (quatro) horas.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UFS.

Confira edital na página oficial do concurso.

Informações da UFS

sexta-feira, 7 de março de 2014

Banco do Brasil abre inscrições para cargos de técnico de nível médio em Enfermagem e Segurança do Trabalho

Foto: Divulgação

Egressos e formandos da Educação Profissional dos cursos técnicos de nível médio em Enfermagem e Segurança do Trabalho devem ficar atentos ao período de inscrição para o concurso público do Banco do Brasil. O prazo de inscrição segue até o dia 20 de março e deve ser feita pelo site da Fundação Cesgranrio.