quarta-feira, 31 de julho de 2013

Abertas inscrições para o Concurso Ideias Inovadoras 2013 da Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), está com inscrições abertas para o Concurso Ideias Inovadoras 2013. Os estudantes da Educação Profissional podem concorrer em uma das seis categorias do concurso, direcionada a estudantes de ensino médio ou educação profissional técnica de nível médio. Os interessados devem preencher um formulário online até o dia 22 de agosto e têm até o dia 23 de agosto para a postagem, também online, das propostas e documentos conforme o edital.

terça-feira, 30 de julho de 2013

CETEP do Recôncavo forma novos técnicos de nível médio




O Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP), em Santo Antônio de Jesus, promoveu neste final de semana a formatura das primeiras turmas de técnicos de nível médio em Enfermagem, Segurança do Trabalho e Logística. Foram 69 formados que estão aptos a adentrar no mundo do trabalho e a atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Território de Identidade onde vivem.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

CEEP do Semiárido realiza II Semana do Agricultor e I Feira de Valorização da Agricultura Familiar

Para comemorar o dia do Agricultor, celebrado no próximo domingo (dia 28), os estudantes dos cursos Técnicos em Agropecuária e Zootecnia, do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP), em São Domingos, promovem hoje (dia 24) e amanhã (dia 25), a II Semana do Agricultor e a I Feira de Valorização da Agricultura Familiar

Estudantes da Educação Profissional promovem hoje desfile com material reciclado

Os figurinos foram produzidos com garrafas pets, sacolas plásticas e papéis reciclados


Os estudantes dos cursos técnicos em Alimentos, Cozinha, Hospedagem e Rede de Computadores, do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP Bahia), em Salvador, promovem nesta quarta-feira (dia 24), às 19h, um desfile de moda feito com peças confeccionadas com material reciclado. A ideia é despertar e estimular, por meio da criatividade, a importância da conscientização e preservação ambiental, demonstrar como é possível contribuir para um mundo melhor por meio de ações sustentáveis, de cuidado e proteção dos recursos naturais e como a formação técnica e profissional que os estudantes recebem contempla o social, o econômico e também o ambiental. 

Defensoria Pública do Estado da Bahia inscreve para estágio em Salvador

Estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional, matriculados nos cursos técnicos de nível médio em Administração, Contabilidade, Informática e Logística poderão se inscrever no processo seletivo para estagiários da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA). A inscrições estarão abertas de 12 a 19 de agosto e serão feitas, exclusivamente, via internet, por meio do preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site www.defensoria.ba.gov.br.  São 43 vagas para Salvador. Confira edital

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Estudantes da Educação Profissional apresentam trabalhos na SBPC

 

Os estudantes do CEEP são bolsistas de iniciação científica Júnior, do CNPq



Três pesquisas realizadas por estudantes do curso Técnico em Informática e Eletroimecânca do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP), localizado no bairro de Mussurunga, em Salvador, estão sendo apresentadas na 65° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Neste ano, o evento, que começou ontem (dia 21) e prossegue até a próxima sexta (dia 26) no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, apresenta o tema “Ciência para o Novo Brasil”. 

Abertas inscrições para IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente

As inscrições da IV Conferência Nacional InfantoJuvenil  pelo Meio Ambiente (CJMA) “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, estão abertas para a etapa nas escolas até 30/08. O evento traz a possibilidade de os estudantes e professores aprofundarem o diálogo sobre sustentabilidade ambiental junto com a comunidade. A participação dos jovens tem a perspectiva de fortalecer a Educação Ambiental na Bahia e colaborar com a implementação dos Eixos Orientadores do Plano Estadual da Juventude.  

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Estado forma novos técnicos de nível médio no Interior

Educação Profissional da Bahia
Formandos da Educação Profissional


Estado já formou mais de 18 mil profissionais entre adolescentes, jovens e adultos trabalhadores

 

O Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP), em Barreiras, realiza hoje ( dia 19), às 19h, no próprio Centro, a solenidade de formatura de 36 técnicos em Enfermagem.  Amanhã (dia 20), às 19h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), o CETEP do Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba, também realiza a  colação de grau de 48 formandos do curso técnico em Enfermagem. As comemorações começaram sábado (dia 13), com um culto ecumênico no próprio Centro. Os formandos são jovens e trabalhadores que estão aptos para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território de Identidade onde vivem.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Seminário em Itabuna aborda perspectivas profissionais para o técnico em Nutrição e Dietética

O Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, promove nesta quarta-feira (dia 17), o I SeminárioPerspectivas profissionais para o técnico em Nutrição e Dietética”. O evento será realizado no auditório do CEEP, a partir das 14 horas, e objetiva possibilitar que os estudantes do curso técnico de nível médio em Nutrição e Dietética dialoguem com profissionais da área e verifiquem, por meio de relatos de experiências, um pouco do que é o cotidiano da futura profissão.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Centros estimulam pesquisas científicas para a II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia

Os vencedores ganharão viagem para participar, em Salvador, da II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais, prevista para setembro


Os Centros Estaduais, Territoriais e unidades escolares que ofertam Educação Profissional estão mobilizados para a produção de trabalhos científicos e desenvolvimento de tecnologias sociais que deverão ser apresentadas em Salvador, no mês de setembro, durante a II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Divulgada lista de selecionados para Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional

Todos os Centros e unidades escolares que ofertam Educação Profissional foram beneficiados com vagas


A Universidade Estadual da Bahia (UNEB) divulgou a lista dos professores selecionados para o Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional. A pós-graduação será desenvolvida pela instituição como uma das metas do convênio firmado com a Secretaria da Educação do Estado por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof). Foram ofertadas mais de 1.600 vagas gratuitamente. Esta é mais uma das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado objetivando a valorização dos professores e gestores estaduais que atuam na Educação Profissional (EP). Os períodos para confirmação da matrícula e início das aulas ainda serão divulgados.

Técnicos em Informática são formados pelo Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira

Formandos Isamar e Isamara 
O Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira realizou ontem (dia 03), no Instituto Anísio Teixeira (no IAT), em Salvador, a solenidade de formatura dos novos técnicos em Informática formados pela Rede Estadual de Educação Profissional. São mais 27 jovens aptos para adentrar no mundo do trabalho, atendendo e se beneficiando das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia. O evento contou com a participação de familiares, estudantes, diretores, coordenadores e técnicos da Superintendência de Educação Profissional (Suprof). 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Experiências em Agroecologia da rede estadual de EP serão apresentadas em Seminário Nacional em Pernambuco

Cinco projetos idealizados por estudantes e professores do curso técnico em Agroecologia, dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional foram selecionados como exemplo de experiências bem sucedidas para contribuir com a educação agroecológica no Brasil. O resultado das pesquisas será apresentada no I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia  “Construindo Princípios e Diretrizes”, de 3 a 5 de julho, em Recife.

Abertas inscrições para a Mostra Nacional de Robótica

Os premiados receberão bolsa de iniciação científica júnior do CNPq, com um ano de duração

 

Os estudantes da Educação Profissional podem participar da Mostra Nacional de Robótica  (MNR). Os trabalhos podem ser submetidos em formato de imagem, foto, vídeo ou artigo científico, relacionando a robótica com temas de diferentes áreas do conhecimento como: artes, humanidades, ciências, ensino, protótipos, inovação, competição, elétrica, mecânica, computação e tecnologias assistivas, ou seja, tecnologias que envolvem recursos e serviços capazes de ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.

Estudantes de Agroindústria desenvolvem receitas

As festas juninas passaram, mas os estudantes dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional desenvolveram receitas diferenciadas que podem ser conferidas em qualquer época do ano. São receitas saborosas, nutritivas e até mesmo econômica elaboradas durante atividades práticas que permitem a inovação e diversificação dos currículos escolares, promovendo acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes, à cultura e ao trabalho.