sexta-feira, 24 de maio de 2013

Estudantes prestam serviços gratuitos na capital e interior para comemorar a Semana de Enfermagem



Estudantes prestam serviços à comunidade
Mais de 3.000 atendimentos já foram prestados, gratuitamente à comunidade, pelos estudantes do curso técnico em Enfermagem dos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares em comemoração à Semana de Enfermagem. As atividades começaram no início do mês e prosseguem até a semana que vem. 

Envolvem, dentre outras ações, palestras, oficinas, mini-cursos e muita prestação de serviços, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de vacinas e orientação nutricional. Com essas intervenções sociais, os estudantes aliam teoria e prática, aprendem a técnica e também o valor social da futura profissão.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pesquisa com estudantes de Nutrição e Dietética é publicada em revista nacional de Química

Uma pesquisa desenvolvida com a participação de 15 estudantes do curso técnico de nível médio em Nutrição e Dietética, do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, ganha notoriedade nacional com a publicação na Revista Química Nova na Escola.  Intitulado “Situação de Estudo em Curso Técnico: Buscando Alternativas para a Iniciação à Docência na Interação Interinstitucional”, o projeto de pesquisa abordou a temática nutrição pela identificação dos conceitos químicos. A partir dessa situação de estudo, buscou-se verificar quais seriam as contribuições desse processo na formação dos professores de cursos técnicos, licenciados em Química.

Fapesb lança edital de Iniciação Científica Júnior


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estão da Bahia (Fapesb) lançou a Chamada Pública 001/2013 – para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ). Os Centros Territoriais, Estaduais e Unidades Escolares interessados devem se inscrever até 20 de junho, submetendo seus trabalhos pelo site da Fapesb. Serão concedidas 400 bolsas no valor de R$ 100 cada, por um período de 12 meses. 


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Estado forma mais de 200 novos técnicos de nível médio no interior



São mais de 18 mil jovens e trabalhadores formados pela Educação Profissional 

Formatura dos técnicos de nível médio

O Governo do Estado forma neste final de semana, novos técnicos de nível médio no interior da Bahia. Serão diplomados 220 técnicos de nível médio em Comércio, Informática, Enfermagem, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (CETEP), em Alagoinhas e mais 23 técnicos em Guia de Turismo, pelo Centro Estadual Educação Profissional em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel (CEEP), em Seabra

CETEP Irecê realiza II Semana de Enfermagem com prestação de serviços à comunidade


O estudante João Pedro Feitosa, 21 anos, é uma dos participantes da II Semana de Enfermagem do CETEP de Irecê que começou na segunda-feira (dia 13) e  termina hoje (16), no próprio Centro. Além de se envolver em palestras e oficinas, ele e os colegas prestam serviços gratuitos à comunidade a exemplo da mediação da glicemia e da aferição da pressão arterial.  A atividade ressalta a intervenção social enquanto princípio pedagógico e o trabalho enquanto princípio na Educação Profissional da Bahia. Isso significa que ao aliar teoria e prática, os estudantes prendem a técnica e o valor social da profissão.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Encerram hoje as inscrições para Especialização em Gestão da Educação Profissional


Estão sendo ofertadas 45 vagas 

Encerram hoje (dia 15) as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão da Educação Profissional. A pós-graduação será desenvolvida pela Uneb em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional. Estão sendo ofertadas 45 vagas destinadas, exclusivamente, para diretores e vice-diretores, em efetiva atuação nos 66 Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Divulgada lista de contemplados no Sorteio Eletrônico para o Pronatec


A Secretaria da Educação   ( clique e confira a lista) divulgou ontem (dia 07), os contemplados no sorteio eletrônico para do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) para 17 cursos técnicos de nível médio.  Os estudantes deverão comparecer aos locais de confirmação de matrículas (segue anexo), hoje (dia 08) e amanhã (dia 09),  munidos dos seguintes documentos:  Atestado de Matrícula,  Original e cópia do CPF, Original e cópia do Comprovante de residência).

terça-feira, 7 de maio de 2013

Emoção e alegria marcam formatura da Educação Profissional

A formanda Josiele e sua mãe 
O dia 06 de maio de 2013 entrou para a história de Josiele da Cruz Santos, 19 anos. Ontem ela estava entre os 1.931 formandos da Rede Estadual da Educação Profissional da Bahia e foi diplomada técnica em Análises Clínicas. “Este dia representa a consolidação de um sonho”, afirmou emocionada ao lado da mãe, a dona de casa Edvanda da Cruz Santos, 45, que não escondia a felicidade pela conquista da filha. “Estou muito feliz em ver minha filha aqui no Centro de Convenções sendo formada. Valeu à pena todo esforço e dedicação. A minha alegria representa a felicidade de todos os pais que aqui estão”.

Juramento dos técnicos de nível médio da Educação Profissional da Bahia

Franciele Santos Souza de Jesus, juramentista
“Nós, Técnicos e Técnicas de nível médio, formados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, juramos por tudo em que acreditamos e durante toda nossa vida laboral cumprir com zelo, probidade, criatividade e solidariedade, os deveres
e os direitos em todas as atividades inerentes à profissão que abraçamos, valorizando a Educação Profissional da Bahia.


Discurso da oradora na Formatura da Educação Profissional

Educação Profissional
Yasmin Renner Besttei oradora da
Formatura da  Educação Profissional
É com alegria que nos reunimos aqui hoje para celebrar nossa formatura. Aguardamos por este momento há um longo tempo, mas aqui, agora, apesar do entusiasmo, não podemos evitar o sentimento de tristeza que toca nossos corações.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Convite da Formatura dos Técnicos de Nível Médio 2012

Convite 2013

Estado forma novos técnicos de nível médio


A Educação Profissional da Bahia forma mais de 1.900 jovens
Formatura da Educação Profissional da Bahia
Educação Profissional - Formatura

O Governo do Estado da Bahia forma novos técnicos de nível médio. São 1.931 jovens e trabalhadores preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho.

A formatura será hoje ( dia 06), às 19h, no Salão Iemanjá do Centro de Convenções, em Salvador.