segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Estado forma 570 novos técnicos de nível médio no interior

A Rede Estadual de Educação Profissional forma mais de 500 técnicos de nível médio no interior neste mês de dezembro. O resultado reflete o compromisso firmado pelo Governo da Bahia que, a partir de 2007, assumiu a Educação Profissional como política pública de Estado e ampliou de 4.016 para mais de 60 mil o número de jovens e trabalhadores matriculados em 75 cursos técnicos de nível médio, sendo preparados para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. 

Estudantes apresentam tecnologias sociais e inovações tecnológicas no CETEP da RMS

Biodiesel a base de óleos de algas, reagente químico feito com restos de creme dental, papel ph feito com frutas e verduras. Estes foram alguns dos resultados de pesquisas científicas desenvolvidas pelos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP RMS), em Camaçari, que foram apreciados na sexta-feira (dia 14), durante a V Feira de Ciências e Tecnologia do CETEP que apresentou como tema central “Inovação Tecnológica”. 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Secretaria realiza inscrições para 1.023 vagas do Pronatec


A Secretaria da Educação realiza até hoje (dia 14), inscrições para 1.023 vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). As vagas são destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ou do Eja Médio (tempos formativos VI e VII) da Rede Estadual de Educação que farão os cursos no turno oposto aos quais estão matriculados. Neste semestre, o Pronatec beneficiará 5.673 estudantes do ensino médio com 55 cursos de formação profissional, em 63 municípios, dos 27 Territórios de Identidade. 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Estudantes realizam intervenções sociais e ensinam a fazer panetone de mandioca

Às vésperas do Natal, você já imaginou preparar um panetone de mandioca? A receita foi desenvolvida por estudantes do curso técnico em Agroindústria do Centro Territorial de Educação Profissional Portal do Sertão (CETEP), em Feira de Santana. E esta será uma das tecnologias sociais, de baixo custo, que foram apresentadas ontem (dia 12), no próprio Centro, durante a I Feira de Ciências e Tecnologias que foi aberta ao público. 

Estudantes promovem Feira de Saúde e prestam serviços gratuitos em Itabuna

Pelo quinto ano seguido, os moradores de Itabuna, no Território de Identidade Litoral Sul, serão beneficiados com vários serviços prestados gratuitamente pelos estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde. O CEEP promove sábado (dia 15), das 8h às 12h, a V Feira de Saúde que tem como tema: “Viva com Mais Saúde”. 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Estudantes da Educação Profissional apresentam tecnologia social no Peru

Os estudantes Cleriston Menezes, Rafael Nunes e Josenira de Matos Marques, do curso técnico em Agroindústria, do Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara, participaram na cidade de Lima, capital do Peru, da XXII Feira Escolar Nacional de Ciências y Tecnologias 2012 (FENCYT), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Peru. Eles apresentaram o “Secador econômico para desidratação de tomates reutilizando materiais recicláveis”. Este foi um aos três projetos brasileiros selecionados. Trata-se de uma tecnologia social, de baixo custo e que beneficia a comunidade. 

CETEP Piemonte do Paraguaçu II promove I Feira do Conhecimento

O Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte do Paraguaçu II, em Mundo Novo, foi aberto ao público nos últimos dias 5 e 6, para a I Feira do Conhecimento da Educação Profissional. Os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Informática, Enfermagem e Comércio, realizaram oficinas, palestras com temas como Economia Solidária e Desenvolvimento de Software e prestaram serviços como aferição da pressão arterial e teste de glicemia. O objetivo da ação foi divulgar as ações do CETEP, além de promover a interação entre escola-território. 

CEEP em Biotecnologia e Saúde promove Encontro sobre Segurança do Trabalho e Saúde

O Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), em Itabuna, promoveu a II edição do Encontro ao Dia Nacional do Profissional da Saúde e Segurança do Trabalho (SST). O evento, aberto ao público, aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). 

Intervenção social realizada por estudantes beneficia comunidade rural em Feira de Santana

“Sorria com Saúde”. Este é o nome do projeto que está sendo realizado pelos estudantes do 3°módulo do curso técnico de nível médio em Saúde Bucal, do Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão (CETEP), em Feira de Santana. Um dos objetivos do projeto é conscientizar as pessoas sobre a importância das práticas de prevenção às cáries, doenças periodontais, gengivite e outros problemas bucais. A última intervenção social realizada peles estudantes nesse sentido, beneficiou a comunidade Pedra Ferrada, na Zona Rural de Feira de Santana. 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Estudantes fazem apresentações musicais em Igrejas da capital e interior


O canto gregoriano “Veni, Veni Emannuel” é uma das peças do repertório do Coral Misto do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design que se apresentará em diferentes igrejas da capital e interior durante o período natalino. Hoje ( dia 03 ), às 18h, a apresentação será na Basílica da Conceição da Praia durante o Solene Concerto Erudito e Religioso da Basílica da Conceição da Praia. A atividade faz parte da Novena da Conceição e o Coral terá no repertório músicas como “Ó Gloriosa Virginum", de Josquin de Prés e “Jesus Nasceu”, de G. F. Haendel.