quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Moção de Pesar


A comunidade escolar do CETEP Recôncavo e toda a equipe da DIREC 4 comunicam com profundo pesar o falecimento da jovem Vitória Torres dos Santos, 15 anos. A estudante era aluna do 2º ano do Curso Técnico Gestão em Logística do CETEP. Ela faleceu ontem (dia 29), no Hospital Espanhol, em Salvador, onde estava hospitalizada em decorrência de uma infecção generalizada. O sepultamento da estudante será realizado hoje ( dia 30), no município de Cravolândia.

Reconhecendo a dor que neste momento atinge os seus familiares e amigos, nos colocamos à disposição e esperamos que Deus dê o conforto necessário para amenizar essa dor.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Inscrições para o Pronatec prorrogadas até a próxima sexta-feira

A Secretaria da Educação prorrogou até a próxima sexta-feira (dia 31), as inscrições para 55 cursos de qualificação profissional de 11 Eixos Tecnológicos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Estão sendo ofertadas 5.673 vagas em 63 municípios. O estudante fará o curso no turno oposto ao qual está matriculado.

Estudantes do CETEP do Recôncavo participam de formação em Educação Ambiental

Com o objetivo de capacitar os estudantes do curso técnico em Agropecuária para atuarem como formadores em educação ambiental, o Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus, realiza até a próxima quinta-feira (dia 30), a série de oficinas sobre Formação em Educação Ambiental. A atividade está sendo promovida em parceria com a Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A (Embasa), nas dependências do CETEP. No próximo mês, entre os dias 25 e 29, outra turma do curso técnico em Agropecuária também será beneficiada com esta formação. 

Estudantes do CEEP do Campo Milton Santos fazem visita técnica à UESB


Os estudantes do curso técnico em Zootecnia, do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos, em Arataca, fizeram uma visita técnica ao laboratório de zootecnia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Itapetinga. A ação pedagógica favoreceu aos estudantes a possibilidade de conhecer a experiência da instituição, possibilitando um maior amadurecimento quanto às técnicas de produção apropriadas à realidade do Território de Identidade Litoral Sul. 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Estado forma mais uma turma de técnicos de nível médio no interior da Bahia

O Governo do Estado forma mais uma turma de técnicos de nível médio no interior do Estado. Desta vez, 30 estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (Cetep de Itapetinga), em Itororó, serão diplomados técnicos de nível médio em Enfermagem, Informática e Agroindústria. A solenidade de colação de grau acontecerá amanhã (dia 25) na Igreja Batista Novo Sinai, às 19h, no centro da cidade. 

Estudantes do CEEP das Águas participam da Expo Barra

Os estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura do Centro Estadual de Educação Profissional das Águas, participam até amanhã (dia 25), da 2º Exposição Agropecuária de Barra (Expo Barra). Na oportunidade, eles irão apresentar ao público experimentos desenvolvidos em sala de aula. É uma oportunidade para que possam aperfeiçoar seus conhecimentos ao vivenciar situações do cotidiano das futuras profissões e de ressaltar o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico na Educação Profissional da Bahia. 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Material didático do ProJovem Urbano é lançado no Rio de Janeiro

Na qualidade de Coordenador Nacional do Fórum de Gestores de Educação Profissional, o professor Almerico Lima, superintendente da Educação Profissional da Bahia, participou nesta semana na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, do Encontro de Lançamento da Coleção de Vídeos Educativos da Qualificação Profissional do Projovem Urbano. O novo material didático beneficiará os educadores e estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, especialmente do Projovem Urbano, Proeja Fundamental e Médio, reforçando a importância da construção efetiva de políticas públicas para a juventude. 

Abertas novas vagas para técnicos de nível médio em concursos públicos

Conquistar uma vaga em um concurso público tem sido o objetivo de muitos jovens e trabalhadores. A estabilidade financeira, os benefícios como auxílio transporte, auxílio alimentação, plano de saúde, além da garantia de permanência no mundo do trabalho, com possibilidade de crescimento dentro da Instituição desejada, são alguns dos principais atrativos. São muitas as oportunidades para quem concluiu ou está concluindo os cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, inclusive em âmbito nacional. 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Inscrições para concurso de sustentabilidade de escolas técnicas vão até o fim do mês

Terminam no próximo dia 31 de agosto as inscrições para o Programa FAT-Vitae de Apoio ao Ensino Técnico, da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). O concurso vai premiar 20 projetos de escolas técnicas voltados à sustentabilidade e preservação ambiental, com atividades de ensino e produção de conhecimento que possam ser aplicados na escola, na comunidade ou em ambas. O prêmio pode chegar a R$ 150 mil para cada trabalho.

Estudantes da Escola de Dança da FUNCEB vão participar do Criança Esperança

A Companhia Infanto-Juvenil de Dança da FUNCEB embarcou hoje, para o Rio de Janeiro, para participar do show da 27ª edição do Criança Esperança, projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO – Órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Coreografada por Denny Neves, a Companhia é integrada por 16 jovens de 13 a 17 anos, do Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB, unidade do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). O Criança Esperança 2012 será gravado neste sábado, 18 de agosto, na Arena HSBC Brasil, na Barra da Tijuca, e transmitido na mesma data em rede nacional para todo o Brasil, com o tema “A esperança é o que nos move”, contando histórias dos imigrantes que escolheram o país como sua nova pátria. 

Atividades marcam dia do Estudante nos Centros de Educação Profissional

Estudantes dos Centros Territoriais, Centro Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional realizam durante todo este mês de agosto, atividades alusivas ao dia do estudante, data celebrada no último sábado (dia 11). São visitas técnicas, gincanas, oficinas, simulações de atendimentos na área de saúde, entre outras, que buscam elevar a auto estima do estudante, promovendo a troca de experiências e uma maior interação entre a comunidade estudantil. 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

3º Encontro de Jovens Cientistas da Bahia

O Instituto Anísio Teixeira – IAT informa que estão abertas as inscrições para o 3º Encontro de Jovens Cientistas da Bahia, que acontece entre os dias 27 e 30 de novembro de 2012, na Faculdade de Medicina da Bahia. A instituição é considerada, pelos historiadores, como o berço da ciência no Brasil.

Encontro de física abre inscrições gratuitas para professores

Os professores de física do ensino médio da rede estadual podem participar, gratuitamente do 30º Encontro de Físicos do Norte Nordeste, com comunicações orais e apresentação de painéis. O evento, realizado pela Universidade Federal da Bahia - Ufba, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, acontece de 7 a 9 de novembro de 2012, em Salvador. As inscrições vão até o dia 17 de agosto e devem ser feitas no site da Sociedade Brasileira de Física.  Acesse aqui a ficha de inscrição

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Secretaria da Educação apresenta em São Paulo avanços da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio

Das 56.604 matrículas da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, 57,03%, o que equivale a 32.282, são ocupadas por estudantes que optaram em fazer Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI). Estes números fazem da Rede a segunda maior no número de matrículas em EPI do país, atrás apenas do Paraná. As experiências que contribuíram para este resultado serão demonstradas pelo superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, hoje (dia 10), durante o Simpósio do Ensino Médio e Técnico - Práticas Integradoras e Gestão de Currículo, no Centro Paula Souza, em São Paulo. 

Estudantes da Educação Profissional já podem desenvolver trabalhos para o Prêmio Jovem Cientista 2012

Os estudantes da rede Estadual de Educação Profissional que vêm se destacando pelo desenvolvimento de tecnologias sociais e ações voltadas ao trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico, têm uma ótima oportunidade para apresentar estas experiências em âmbito nacional. Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para a XXVI edição do Prêmio Jovem Cientista 2012.

CETEP Vale do Jiquiriçá realiza 10ª gincana estudantil

Os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Enfermagem, Zootecnia e Agropecuária, do Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá (Cetep), em Amargosa, participam até hoje ( dia 10),  da 10ª edição da gincana contextualizada. A gincana é uma atividade curricular, interdisciplinar, que visa, por meio de atividades lúdicas e muita dinâmica, promover a difusão de conhecimentos e uma interação maior entre a comunidade estudantil. 

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CETEP da Chapada Diamantina promove seminário sobre sexualidade

Os estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (CETEP), em Wagner, promovem nesta quinta-feira (dia 09), o I Seminário sobre Sexualidade. O evento, que é aberto ao público, acontece das 8h às 17h, no auditório do Centro, e tem como proposta incentivar os estudantes e a comunidade a refletirem sobre a sexualidade, alertando sobre os cuidados necessários para se evitar a gravidez na adolescência e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Estudantes promovem Seminário de Nutrição e Dietética em Valença

Estudantes do curso técnico de nível médio em Nutrição e Dietética, do anexo do Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul, em Valença, que funciona na Escola Estadual Conselheiro Zacarias, promovem nesta terça-feira (dia 7), o I Seminário de Nutrição e Dietética. O evento será realizado no anexo a partir das 14 horas e objetiva possibilitar que os estudantes vivenciem, por meio de práticas pedagógicas, um pouco do cotidiano da futura profissão.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Secretaria da Educação promove parceria com empresas e instituições para estágios dos estudantes da rede pública


A Secretaria da Educação, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), está construindo parcerias desde 2009, com instituições públicas e privadas interessadas em conceder estágios para os estudantes dos 75 cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional. Podem conceder o estágio, Secretarias de Estado, autarquias, prefeituras municipais, empresas da iniciativa privada, associações, sindicatos, áreas de agricultura familiar, cooperativas, microempresas, assentamentos, entre outros.

Estudantes da Educação Profissional recebem prêmio por cultivo de ervas medicinais

O Colégio Estadual Casa Jovem II, no município de Igrapiúna, uma das 104 unidades da Rede Estadual de Educação Profissional, recebe, no dia 3 de agosto, o Prêmio Gestão Qualidade Bahia, da Associação Baiana para Gestão Competitiva, pelo Projeto Horto Medicinal. A experiência esteve entre as três apresentadas no 3º Telesseminário de Boas Práticas de Gestão Escolar, em 2011 e reflete o trabalho como princípio educativo e intervenção social como princípio pedagógico. A cerimônia de premiação será às 18 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, no Stiep, em Salvador.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Valor Econômico destaca investimentos da educação para a Copa 2014

O jornal Valor Econômico, publicou ontem (dia 31), matéria abordando os investimentos para a Copa de 2014. Um dos destaques foi a oferta de cursos do Pronatec e dos cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia. Confira a matéria abaixo.