sexta-feira, 27 de abril de 2012

Secretaria oferta 3 mil vagas para qualificação profissional

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas até o próximo dia 30 de abril para 3 mil vagas de qualificação profissional pelo Projovem Urbano/Trilha. As vagas são para: Turismo e Hospitalidade, Alimentação, Telemática, Construção e Reparos I e Metalmecânica. 

SEC faz seleção de estagiários na área de Informática

Os estudantes do Eixo Tecnológico Informação e Comunicação da Rede Estadual de Educação Profissional têm uma ótima oportunidade de estágio. Estão abertas as inscrições para seleção de estagiários do Programa Monitor de Informática (PMI) da Secretaria Estadual de Educação. O estágio terá duração de um ano e remuneração de R$ 250,00. São 36 vagas. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até  hoje (dia 27).

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Universidade para Todos: inscrições até hoje!

Encerram hoje ( dia 26), as inscrições para o Universidade para Todos, projeto de pré-vestibular gratuito do Governo do Estado que, neste ano, vai disponibilizar 22.840 vagas distribuídas em 158 municípios baianos. Em Salvador, o Universidade para Todos é ofertado em 29 locais. Entre o final de 2011 e o início de 2012, 1.337 estudantes do projeto conseguiram assegurar uma vaga no ensino superior. A inscrição é gratuita e será realizada exclusivamente pela Internet.

Confira programação oficial do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Faltando cerca de um mês para o início do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, a Secretaria Executiva disponibiliza a programação oficial do evento. Durante cinco dias, serão quatro conferências, nove debates, quatro observatórios, além de cerca de 180 atividades autogestionadas – propostas por integrantes do Comitê Organizador - e 150 atrações culturais. Além disso, o Fórum contará com Feira de Economia Solidária, Mostra de Inovação Tecnológica, Feira Gastronômica, Feira do Livro e Mostra de Pôsteres.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Estudantes da Educação Profissional podem se inscrever no Universidade para Todos

Encerram hoje (dia 20), as inscrições para o projeto de pré-vestibular gratuito do governo do estado, o Universidade para Todos, que este ano vai disponibilizar 22.840 vagas, distribuídas em 158 municípios baianos. Em Salvador, o projeto é ofertado em 29 locais. Entre o final de 2011 e o início de 2012, 1.337 estudantes do projeto conseguiram assegurar uma vaga no ensino superior. A inscrição é gratuita e será realizada exclusivamente pela Internet. Acesse a página do Universidade para Todos e confira o edital

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estudantes de Agroecologia realizam Intervenções sociais na área rural de Canarana

Os estudantes do 2º ano do curso técnico de nível médio em Agroecologia do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, em Irecê, irão contribuir para revitalizar uma propriedade rural no povoado de Lagoa Bonita, em Canarana. A partir de visita técnica ao local e de convite feito pelo agricultor familiar, os futuros técnicos irão realizar aulas práticas na propriedade. Irão abordar aspectos como fertilidade de solo, nutrição de plantas, uso racional de água na irrigação, ocorrência de pragas e doenças, medidas de controle, adubação orgânica e implantação, formação de mudas de fruteiras e hortaliças, podas, colheita, pós-colheita e comercialização. 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bahia coordenada Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Educação Profissional

Professor Almerico Lima
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia assume a coordenação geral do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Educação Profissional. O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, foi eleito para coordenar o Fórum que é uma instância do Conselho Nacional de Educação (Consed), é composto pelos responsáveis pela educação profissional e tecnólogica das secretarias estaduais de Educação e tem o papel de discutir e assessorar tecnicamente o Consed sobre as políticas públicas de educação profissional e tecnológica (EPT). 

terça-feira, 3 de abril de 2012

Estudantes da Educação Profissional são beneficiados com laboratório de informática

Os estudantes dos cursos técnicos em Informática, Manutenção e Suporte de Informática, Telemática e Rede de Computadores, do Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha, uma das unidades da Rede Estadual que ofertam Educação Profissional, estão sendo beneficiados com mais um laboratório de informática. Com isso, os 258 estudantes dos cursos têm melhores condições de aprendizagem e poderão conciliar teoria e prática na perspectiva de melhor se prepararem para exercer a futura profissão. A inauguração do laboratório ocorre no momento em que a comunidade estudantil comemora os 60 anos da unidade escolar. 

CETEP de Vitória da Conquista participa da 46ºExpoConquista

Estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroecologia do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Vitória da Conquista participaram da 46º Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista (ExpoConquista), de 24 de março a 1 de abril. Acompanhados por professores do CETEP, eles tiveram a possibilidade de aperfeiçoar conhecimentos e habilidade e vivenciar situações do cotidiano das futuras profissões.