quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Lei do Pronatec deve ampliar oferta de vagas na Educação Profissional da Bahia

Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR
A Secretaria da Educação do Estado deverá ofertar, no próximo semestre, vagas de formação e qualificação profissional ligadas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A lei do Pronatec foi sancionada hoje (dia 26), em Brasília, pela presidente Dilma Rouseff numa cerimônia que contou com as presenças do governador Jaques Wagner, do secretário da Educação Osvaldo Barreto e do superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Comitiva de Alagoas visita Centros Estaduais de Educação Profissional

A Educação Profissional da Bahia está servindo de referência para outros estados do país. Uma comitiva com representantes da Secretaria da Educação do Estado de Alagoas visitou Centros Estaduais de Educação Profissional localizados em Salvador. O objetivo foi conhecer as experiências desenvolvidas nos centros e saber um pouco mais sobre a estruturação e consolidação da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia.

CETEP de Irecê realiza II Semana de Culturas, Ciências e Tecnologias

Caatinga e sustentabilidade: Desafios e Proposições. Este é o tema da II Semana de Culturas, Ciências e Tecnologias de 24 a 27 de outubro, no Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP de Irecê). Estimular a pesquisa científica é uma das bases da Educação Profissional do Estado da Bahia, pois contribui para que os estudantes compreendam os fundamentos científicos e tecnológicos do sistema produtivo onde atuam e também o contexto socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade dos quais estão inseridos.

Nota de pesar

A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia lamenta o falecimento da estudante Priscila Nayala, do curso técnico em Eletromecânica, do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Sucupira. Professores e colegas se solidarizam com a família neste momento de pesar.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Bienal do livro reunirá 385 expositores na Bahia

Os estudantes da Educação Profissional terão a oportunidade de mergulhar um pouco mais no universo do conhecimento, de 28 de outubro a 6 de novembro, durante a 10ª edição da Bienal do Livro da Bahia, no Centro de Convenções, em Salvador. Estudantes pagam metade do ingresso, R$ 4, e professores terão acesso gratuito.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Estudantes da Educação Profissional apresentam Tecnologias Sociais na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Várias atividades estão sendo realizadas em Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, celebrada de 17 a 22 deste mês e que apresenta como tema central “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco". Muitos estudantes dos cursos técnicos de nível médio estão expondo resultado de pesquisas e tecnologias sociais no estacionamento do Shopping Iguatemi, em Salvador.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SEC e Dieese levantam necessidade e demandas da Educação Profissional no Território do Recôncavo


A Secretaria da Educação do Estado e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) promovem nas próximas quarta e quinta-feira (dias 19 e 20), a Oficina Metodológica do Diálogo Social, em Santo Antônio de Jesus. A oficina será realizada no Hotel Antonius Imperial, Praça Padre Mateus, 91-A Centro, com a participação de diferentes atores sociais, poder público e sociedade civil.

Estudantes da Educação Profissional promovem Semana Tecnológica com vários eventos paralelos em Ilhéus


Os moradores de Ilhéus e do Território de Identidade Litoral Sul, têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Educação Profissional de hoje até sexta feira que vem (17 a 21) quando será realizada a I Semana Tecnológica do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial. Nestes cinco dias serão realizados a I Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional, I Seminário de Eletromecânica, o II Seminário de Sustentabilidade e Logística e o II Seminário de Turismo e Desenvolvimento Local Sustentável. Os eventos são alusivos à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estudantes realizam exposição de artes visuais no Pelourinho

         
Criar objetos e obras de arte com material reciclável foi um desafio superado por estudantes dos cursos técnicos em Comunicação Visual e Artes Visuais do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design (CEEP), localizado no Bairro de Nazaré, em Salvador. O resultado poderá ser apreciado na Reciclart, primeira exposição de Artes Visuais do CEEP, que começou na segunda (17) e segue até o dia 27 de outubro, na Casa do Benin, Pelourinho, das 9h às 17h.

Rede Estadual de Educação Profissional homenageia professores e professoras

Às vésperas do Dia do/a Professor/a, a Rede de Educação Profissional da Bahia homenageia a todo/as educadores/as. Mulheres e homens que cumprem uma missão essencial e especial para a sociedade neste processo de formação do ser humano integral, do sujeito de direitos. 

Homenagem ao professor Agostinho

No dia dos professores e professoras, a Rede Estadual de Educação Profissional presta uma homenagem especial à memória do professor Augusto Porto, diretor do Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano, localizado em Barreiras, falecido no último dia 17 de setembro. Chamado, carinhosamente por todos, como professor Agostinho, ele era um gestor dedicado, um educador exemplar, um entusiasta da Educação Profissional.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CETEP da Chapada Diamantina promove III Feira de Conhecimento, Arte, Ciência e Cultura

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (CETEP Chapada Diamantina), em Wagner, participam de hoje (dia 10) até a próxima sexta-feira (dia 14) da III Feira de Conhecimento, Arte, Ciência e Cultura promovida pelo CETEP.

Prorrogadas inscrições para o 5º Prêmio Professores do Brasil

As inscrições para o 5º Prêmio Professores do Brasil estão prorrogadas até o próximo dia 15 de outubro. O prêmio, promovido pelo Ministério da Eduação, visa reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas e dar visibilidade às boas experiências pedagógicas. Clique aqui para maiores informações sobre o prêmio.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Videoconferência aborda desenvolvimento do ensino médio e a relação com o mundo do trabalho

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, por meio do Programa Brasil Profissionalizado, promove na próxima quinta-feira (dia 06), em Brasília, uma videoconferência sobre o desenvolvimento do ensino médio com reforço da base científica tecnológica e sua ligação com o mundo do trabalho. A videoconferência contará com a participação do superintendente da Educação Profissional Almerico Lima. As escolas poderão acessar a videoconferência, a partir das 14h, pelo link web no seguinte endereço: http://portal.mec.gov.br/setec/transmissao

Estudantes de Curaçá inauguram programa de rádio

Os estudantes do Projovem Urbano/Trilha lançaram um programa na Rádio Comunitária FM Curaçá. A iniciativa faz parte do componente de Participação Cidadã, ou seja, é mais uma ação que visa estimular a integração e comunicação com a comunidade, contribuindo para a formação integral do jovem. O programa inaugural contou com a participação do superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima. O programa vai ao ar toda quarta-feira, às 15h30.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Estudantes da Educação Profissional realizam exposição técnico Científica em Canarana

Estudantes do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo realizam nas próximas quinta e sexta-feira (dias 06 e 07), das 8h às 20h30, a 4ª Exposição Técnico-Científica dos Cursos da Educação Profissional em Agropecuária e Agroecologia (Expoagro). O objetivo é a difusão de tecnologias sociais, com foco na sustentabilidade e na cultura local.

Mostra de conhecimento aborda sustentabilidade ambiental

Sustentabilidade Ambiental do local ao global: a necessária construção do cidadão planetário. Este é o tema da VI Mostra de Conhecimentos que será realizada nas próximas quinta e sexta-feira (dias 06 e 07) no Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha.