sexta-feira, 29 de abril de 2011

Secretaria da Educação lança Pacto pela Educação

O Dia Nacional da Educação, comemorado nesta quinta-feira (28), foi marcado, na Bahia, pelo lançamento do Pacto pela Educação – Todos pela Educação. O evento, aberto pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, teve a presença do governador Jaques Wagner que, em seu discurso entusiático, convocou toda a sociedade a formar uma “confraria do bem” em prol da educação na Bahia: “O grande espírito do Pacto é entendermos como um partido da educação, independente dos partidos políticos. Este é o nosso desafio. E nossa meta é bem clara: alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade e extinguir o analfabetismo escolar”.


O governador Jaques Wagner aproveitou a plateia de educadores para incentivá-los a abraçar o Pacto pela Educação como um esforço de todos para mudar a realidade educacional do Estado. “Não vamos colorir de rosa uma situação que não é dessa cor, nem tão pouco vamos ficar aqui buscando os culpados ou responsáveis pelo mais de um milhão de analfabetos, na Bahia. Temos agora que começar a construir um patamar que possa nos reconhecer como a terra de Castro Alves, Cosme de Farias, Anísio Teixeira e Glauber Rocha”.


O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, ressaltou que o Pacto transcende a gestão partidária. “Trata-se de um projeto republiano, que vem para resgatar o direito à educação, estabelecido na Constituição”. Em seu discurso, o secretário pontuou os dez compromissos para fortalecer a escola pública na Bahia. Entre estes, destaque para o principal, que é alfabetizar as crianças até oito anos, bem como fortalecer a inclusão educacional, ampliar o acesso à educação integral, combater a repetência e o abandono escolar e assegurar a alfabetização e a escolaridade aos que não puderam efetuar os estudos na idade regular.


“O Pacto da Educação é revolucionário, daí a nossa adesão entusiasmada. É um desafio que Salvador abraça e esperamos que todos os municípios se juntem a nós nessa luta pela alfabetização de todas as crianças até 8 anos”, disse o secretário municipal da Educação de Salvador, João Carlos Bacelar.


O secretário da Educação de Aporá (norte da Bahia), Antônio Abel, também mostrou sua empolgação: “A partir do momento em que o estado busca reunir os 417 municípios baianos em torno de uma única ação pela educação, acreditamos que uma nova porta se abre. Nossa expectativa é melhor possível”.

Adesão – O lançamento do Pacto pela Educação, que lotou o auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), atraiu prefeitos, secretários municipais da educação, diretores de escola, representantes de entidades ligadas à educação, além de autoridades. Compuseram a mesa a presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE), Aylana Barbalho, o secretário de educação do município de Salvador, João Carlos Bacelar, a presidente da comissão de educação da Assembleia Legislativa, deputada Kely Magalhães e o presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, presidente do Fórum de Reitores.


Coordenado por Clóvis Caribé, da Secretaria da Educação do Estado, o Pacto foi lançado também com o apoio do reitor da Uneb Lourival Valentim, do presidente da União Nacional dos Dirigentes da Educação da Bahia (Undime), Luiz Valter de Lima e do diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Ruy Oliveira, além do apresentador de TV e educador Jorge Portugal.

Fonte: Informações do Portal da Educação

Comemoramos no mês de abril....








A Educação Profissional parabeniza aos jovens trabalhadores que adentram no mundo do Trabalho. No último dia 24 de abril, comemoramos o dia Internacional do Jovem Trabalhador. No Brasil, ser " jovem " compreende a faixa de idade entre 16 à 24 anos de acordo com o Projeto de Emenda à Constituição da República, batizado de PEC da Juventude aprovada pelo congresso em setembro de 2010. Já ontem, dia 28, a comemoração ficou para o dia Nacional da Educação. Parabéns para todos profissionais das áreas.

CIPA do CETEP Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte realiza Blitz Comportamental nas empresas de Alagoinhas e Região

A Comissão Interna de Prevenção e Acidentes (CIPA) do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste Alagoinhas/Litoral Norte, composta por estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho, realizou ontem, a primeira Blitz Comportamental nas empresas do município de Alagoinhas e Região. A atividade será realizada durante todo dia, das 8 às 17 horas.

A ação contempla a comemoração do dia Mundial da Segurança do Trabalho. Palestras e panfletos educativos serão distribuídos aos trabalhadores e à sociedade, em diferentes pontos da cidade, com finalidade de orientar os/as trabalhadores/as a exigirem das empresas o respeito às regras de Segurança do Trabalho.

Segundo Ana Costa, gestora do CETEP Agreste de Alagoinhas/ Litoral Norte, por meio da observação, os/as estudantes estarão desenvolvendo o senso crítico diante de situações visualizadas. Esta mesma opinião é de Jorge Silva, 45, estudante do curso técnico em Segurança do Trabalho e presidente da CIPA. Ele avalia a ação de fundamental importância para a formação dos futuros técnicos, aproximando-os da realidade do mundo do trabalho. “É uma oportunidade de divulgar as ações do Centro nas empresas de Alagoinhas e região, de mostrar a nossa postura, o nosso trabalho. É um prazer conscientizar os trabalhadores sobre a importância de conhecer os riscos que um trabalhador pode correr na empresa em que está trabalhando, ” explica.

No Brasil, desde 2005, com a sanção da Lei nº 11.121, o dia 28 de abril é celebrado como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Internacionalmente, desde 1969, entidades dos trabalhadores já o comemoravam como Dia em Memória das Vítimas dos Acidentes do Trabalho ocorrido nos Estados Unidos, onde 78 mineiros morreram em uma explosão na mina de Farmington, em Virgínia.

Empresas visitadas

Matutino

• Oficina Locomotiva e Manutenções de Vagões Centro Atlântica

• Schincariol

• FAPE Terraplanagem

• Xavier Transporte Urbano

Tarde

• Brespel Companhia Industrial Brasil e Espanha

• Simonassi Nordeste Industrial LTDA

• Madereira Reis

• Malu Calçados

• Natural Gurt



Sobre CETEP Agreste de Alagoinhas/ Litoral Norte


O CETEP do Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, em Alagoinhas, foi instituído pela portaria 8677, de 17 de abril de 2009, em substituição ao antigo Colégio Estadual Luis Navarro de Brito. Oferta os cursos técnicos em: enfermagem, meio ambiente, segurança do trabalho, comércio e informática.
Os municípios que compõem o território: Acajutiba, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Mata de São João, Olindina, Ouriçangas, Pedrão, Pojuca, Rio Real e Sátiro Dias também são beneficiados pela oferta de Educação Profissional do CETEP Agreste de Alagoinhas/ Litoral Norte.

CETEP Portal do Sertão realiza Projeto de Inclusão Digital

Colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula para o benefício da sociedade é uma das ações está sendo realizada pelos/as estudantes do 3º ano do curso técnico em informática, do Centro Territorial de Educação Profissional/Portal do Sertão, em Feira de Santana. O trabalho está se tornando concretizado por meio do projeto inclusão digital “Escola Digital”, em que os estudantes vêm prestando serviços à sociedade, amadurecendo seus conhecimentos e se preparando cada vez mais para atuar no mundo do trabalho.

Os/as futuros/as técnicos/as estão dando dão suporte técnico aos computadores do Centro e ministram curso de informática básica, com duração de 40h, para a comunidade do Distrito de Pedra Ferrada, localidade onde o Centro está situado. Jaqueline de Azevedo, gestora do CETEP Portal do Sertão, explica que a idéia é expandir o projeto: “Pretendemos ministrar aulas de informática básica e consertar os computadores não só da nossa escola, mas das unidades escolares municipais e estaduais do município e região. Para isso, contamos com o apoio da DIREC- 02.”

Segundo Gean Lima, professor articulador do curso técnico em informática, atividades de extensão como esta, possibilita aos/as estudantes vivenciarem, minimamente, as demandas e responsabilidades que o exercício da profissão exige. "Essa experiência proporciona, capacita e estimula os futuros técnicos a pensarem estrategicamente, implementando projetos e gerando conhecimentos na sua área de atuação", explica.


Ana Paula Junqueira, 19, é uma das integrantes do projeto. Ela comenta que após colocar os seus conhecimentos em prática se sente bastante segura para adentrar no mundo do trabalho. “Fazer este curso sempre foi meu objetivo. Me sinto muito feliz e realizada. E o melhor de tudo é que estou fazendo bem a comunidade", disse.



O CETEP do Portal do Sertão



O Centro Territorial de Educação Profissional Portal do Sertão (CETEP do Portal do Sertão), em Feira de Santana, foi instituído pela portaria 8677, de 17 de abril de 2009, em substituição à antiga Escola Agrotécnica Dr. Francisco Martins da Silva. Nele, também são ofertados os cursos técnicos em agroindústria, agropecuária, edificações e enfermagem.


Abrangência no Território


O CETEP do Portal do Sertão atende ainda outros municípios do Território: Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição de Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.

Neste Território, também está instalado em Feira de Santana, o Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho, onde são ofertados os cursos Técnicos em: Agroindústria, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Edificações, Contabilidade, Design, Produção de Moda, Eletrônica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Química, Manutenção Automotiva, Mecânica Industrial, Linguagem de Programação e Técnico em Informática.

O curso Técnico em Informática também é ofertado no Colégio Estadual Conceição do Jacuípe, em Conceição do Jacuípe e o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, em Amélia Rodrigues. E ainda em Feira de Santana, são ofertados o Técnico em Comércio, no Colégio Estadual de Feira de Santana, e o Técnico em Informática, no Colégio Estadual Dr. Jair Santos Silva.

Por meio do Programa TRILHA / ProJovem Urbano (Formação Inicial e Continuada) também acontece qualificação profissional nos municípios de Santa Bárbara, no Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, com oferta do curso de Agroextrativismo e em Amélia Rodrigues com oferta do curso de Metalmecânica, no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

II Sessão do Fórum da Educação Profissional da Bahia consolida espaço de controle social

De forma democrática e plural, diferentes instituições e atores sociais estiveram reunidos no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, para participar da II Sessão do Fórum da Educação Profissional da Bahia. A II Sessão do Fórum discutiu temas como O PPA 2012/2015 e a Educação Profissional da Bahia, O Plano Decenal de Educação e as diretrizes para a Educação Profissional, e o regimento do Fórum.

A II Sessão do Fórum consolida um espaço de controle social da política pública de Educação Profissional na Bahia, cujo objetivo é debater os rumos, acompanhar e fazer proposições para o aprimoramento da Educação Profissional, no estado. O Fórum é permanente, para além dos governos, e contribui para a participação estratégica da Educação Profissional na construção de um novo modelo de desenvolvimento da Bahia, baseado na inclusão pelo trabalho e crescimento da renda, sustentabilidade, equidade social e territorial, participação e controle social, governança solidária e ampliação dos espaços democráticos.


Na Bahia, a Educação Profissional pública estadual está direcionada para as demandas socioeconômicas e ambientais dos Territórios de Identidade e cadeias produtivas locais, graças ao Plano de Educação Profissional da Bahia, pioneira no Brasil. Os resultados alcançados se tornam reais por meio de um amplo diálogo com diferentes atores sociais, pontuados no Plano Plurianual (PPA Participativo 2008-2011), possibilitando aos/as jovens e trabalhadores/as permanecerem em seus lugares de origem. A discussão do Fórum visou levantar possibilidades que outras redes de EP, como a federal e o Sistema S, possam também direcionar suas ofertas com um olhar territorial, garantindo complementaridades e evitando superposições.

Na realização da II sessão, mediada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos - DIEESE, estiveram presentes representantes de movimentos sociais como a Tribo Jovem (indígena), Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia, Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia, SENAC, SENAT, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia, além de representantes de gestores, professores e estudantes de Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional.

PPA - Benito Juncal, chefe de Gabinete da Secretaria de Planejamento (Seplan), explica que, por meio do modelo de governança democrática favorecido pelo Plano Plurianual (PPA), se torna possível alcançar a inclusão e justiça social. “Em 2008, o governo do Estado decidiu dividir o Território em 26 Territórios de Identidade. Hoje temos resultados satisfatórios, como o acesso da população baiana à políticas públicas, por exemplo a Educação Profissional. Não há mais o ‘clientelismo’, para benefício de uma única parcela, que aqui, sempre foi predominante,” explicou.

Ao falar sobre “Os Desafios do Desenvolvimento Territorial”, Renato Souza, coordenador Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia, relatou as experiências vivenciadas no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus: “Com a criação do Conselho do Centro, composto por funcionários, pais e estudantes foi possível abrir mais turmas para suprir as demandas relatadas pela comunidade. Isto evidência como é fundamental a participação dos atores sociais na esfera de discussões”.

Marcelo Rocha , da SEPLAN, explicou a metodologia de construção do PPA e seu sentido político-educativo do PPA na construção de uma nova hegemonia. " A participação é um valor deste governo e isto inclui compreender os conflitos e a diversidade dos sujeitos sociais na busca de um consenso possível", afirmou.

Plano Decenal de Educação - Albertino Nascimento, Diretor Geral do Institucional do Instituto Federal Baiano - Campus Salvador e Presidente da Câmara de Educação Profissional do Conselho Estadual de Educação, ressaltou que o Plano Decenal de Educação prevê o aumento expressivo do número de matrículas da educação profissional técnica de nível médio, mas, para isso, observa que deve ser assegurado a qualidade da oferta, por exemplo, pela formação de professores de qualidade. Segundo ele, hoje se tem déficit de professores em todas as áreas.

Jesusa Fidalgo, Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Baiano, reafirmou em sua fala, os objetivos do IFBaiano, com base no Plano Nacional da Educação 2011-2020. Como prioridades, o IFBaiano deverá ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, os cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivar a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, realizar pesquisas aplicadas, estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade, desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional são prioridades do IFBaiano.

Além disso, Jesusa Fidalgo, reforçou a oferta de vagas para Educação Profissional pelo Instituto: “ a cada ano, será garantido o mínimo de 50% de suas vagas para atender educação profissional técnica de nível médio, e o mínimo de 20%, para os cursos de licenciatura”.

Almerico Lima, Superintendente da Educação Profissional da Bahia, que participou das duas mesas de debate, destacou a importância do Fórum e da rede estadual, tanto no redirecionamento de ações para as demandas territoriais, quanto na execução com qualidade do Plano Decenal da Educação, que necessita de ações da esfera pública e privada. "Nosso Fórum de Educação Profissional da Bahia é o espaço privilegiado de debate, reunindo trabalhadores, empresários, movimentos sociais e representação da rede pública federal e estadual, além da rede privada. Sua existência, baseado nos princípios democráticos possibilita a troca de experiências e a troca de idéias, na construção de uma educação profissional que atenda aos interesses do povo baiano".

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cetep do Oeste prepara profissionais para atender demandas da região

A região do Oeste Baiano conta com profissionais qualificados para a chegada da fábrica de processamento de soja, anunciada durante a visita da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner à China nesta semana, que captou US$ 300 milhões para o projeto no município de Barreiras. A mão de obra já vem sendo formada pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que, desde 2009, forma profissionais em áreas como Técnico em Agropecuária, Agroindústria, Enfermagem e Informática.

“A chegada de uma indústria como esta é de fundamental importância para absorver esta mão de obra que nós estamos formando aqui na região. Os alunos vão se motivar ainda mais com os estudos e toda a comunidade também vai participar de forma efetiva, atenta às demandas”, afirma José Agostinho, diretor do Centro Territorial de Educação do Oeste Baiano. Em dois anos, o centro formou 169 estudantes. Em 2011, a previsão é que 89 estudantes concluam os cursos.


Para o estudante Wilkyson de Oliveira Cruz, de 18 anos, concluinte do Curso Técnico em Agropecuária, em Barreiras, trata-se de uma oportunidade real de oferta de trabalho. “Soube da notícia com muito entusiasmo. Nós que estamos concluindo o curso já vamos estar aptos para este mercado. Gosto muito do meu curso e também tenho interesse em trabalhar com a área de extensão rural, que cuida do homem do campo”, disse o estudante.


Já Allyne Schmidt, 17 anos, estudante do Curso Técnico em Comércio, afirma que a chegada da fábrica é uma boa oportunidade não só para quem faz um curso técnico, mas também para quem almeja o primeiro emprego. “Minha intenção é me concentrar nos estudos para conseguir um emprego e crescer na profissão. Já estou pensando em meu futuro profissional, por isso acho importante aprender novas informações a cada dia”, ressalta.


Números – “A Bahia registra o número recorde de 48.818 mil estudantes matriculados na rede pública estadual de Educação Profissional, se tornando o terceiro maior estado, em números de matrículas, superado apenas por São Paulo e Paraná”, informa o superintendente de Educação Profissional Almerico Lima. Após três anos de implantação do Plano de Educação Profissional, a rede já está consolidada. No total são 141 Unidades Escolares e 46 Centros, em todos os 26 Territórios de Identidade, com 72 cursos distribuídos em 11 eixos tecnológicos, em 105 municípios.


Os estudantes são qualificados com base no Trabalho como principio educativo, proposta pelo Plano de Educação Profissional da Bahia. Ao concluir o curso, os técnicos de nível médio estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado. Os cursos possibilitam que os jovens e trabalhadores possam permanecer em seus lugares de origem.

Fonte:Com informações Portal da Educação

sábado, 9 de abril de 2011

Educação Profissional possibilita oportunidades à jovens e trabalhadores baianos

A Bahia registra o número recorde de 48.818 mil estudantes matriculados na rede pública estadual de Educação Profissional, se tornando o terceiro maior estado, em números de matrículas, superado apenas por São Paulo e Paraná. Após três anos de implantação do Plano de Educação Profissional, a rede já está consolidada. No total são 141 Unidades Escolares e 46 Centros, em todos os 26 Territórios de Identidade, com 72 cursos distribuídos em 11 eixos tecnológicos.

Na semana passada, ao participar da solenidade de formatura dos 365 novos técnicos formados pelo Plano de Educação Profissional da Bahia, realizada em Salvador, no Centro de Convenções da Bahia, o governador Jaques Wagner, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a expansão e consolidação da Educação Profissional: “estamos investindo na Educação Profissional para responder ao momento especial em que vive o Brasil, que é o do desenvolvimento econômico com atrações de diversos investimentos. Aqui na Bahia temos, por exemplo, a construção da FIOL - Ferrovia Oeste Leste, obra que demanda trabalhadores qualificados e nós estamos qualificando vocês para atender a mercados como este”.

Com a rede consolidada, os/as jovens e trabalhadores/as só têm a comemorar. É o caso de Roger Gomes, 19, formando no curso técnico em Eletromecânica. “Tive um ensino que me preparou para a vida e para o mundo do trabalho. Já fui contratado pela empresa que realizei o estágio. Continuo colocando em prática o que aprendi, agora, como profissional formado, afinal sou um técnico em Eletromecânica”, comemora Roger Gomes, concluinte do Centro Estadual em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira.

Já Lucas Alves Rocha, 19, formando em técnico em Logística, no Centro Estadual em Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, e os 365 novos técnicos de nível médio, formados na última terça-feira (05), no Centro de Convenções da Bahia, tiveram a oportunidade de se cadastrar no banco de dados do SineBahia/SETRE: “ Fique muito feliz, no dia da formatura, ao ver o estande do SineBahia cadastrando todos os meus colegas. Fico muito satisfeito em saber que o Governo do Estado está preocupado o nosso futuro. Estou ansioso para ter o meu primeiro emprego”.

Demandas territoriais- A participação dos atores sociais nas demandas sinalizadas no Plano Plurianual (PPA Participativo 2008 – 2011), é fundamental para apontar quais cursos deverão ser ofertados nos Centros e Unidades Escolares. O curso é ofertado alinhado com ocupações e habilitações técnicas e profissionais para atender às necessidades locais e territoriais.

Os estudantes são qualificados com base no Trabalho como principio educativo, proposta pelo Plano de Educação Profissional da Bahia. Ao concluir o curso, os técnicos de nível médio estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado. Os cursos possibilitam que os jovens e trabalhadores/as possam permanecer em seus lugares de origem.


Público beneficiário
- Egressos da rede pública de educação, trabalhadores/as com ensino médio e fundamental incompletos e jovens egressos do ensino médio público. O Plano de Educação Profissional da Bahia também pretende contemplar projetos específicos para populações excluídas, como quilombolas, povos indígenas, agricultores/as familiares, trabalhadores/as domésticos/as e apenados. Em todos os cursos, o Plano prevê ações que impeçam a discriminação de raça/etnia e de gênero, e que permitam a inclusão de pessoas com deficiência.

Inscrições para o Universidade para Todos são prorrogadas até amanhã

Você que está cursando o 4º ano da Educação Profissional do ensino médio integrado ou 5º módulo de Proeja, ainda há tempo para se inscrever no pré-vestibular gratuito oferecido pelo governo do estado, o projeto Universidade para Todos. Os interessados podem realizar a inscrição até amanhã (10), no Portal da Educação.

O Universidade para Todos tem o objetivo de ampliar o acesso de estudantes da rede estadual ao ensino superior. As dúvidas referentes à inscrição podem ser tiradas por telefone, por meio do telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h ou pelo e-mail upt@educacao.ba.gov.br.

Cinara Ramos Sales, 18, estudante do curso técnico de informática, do Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano, já realizou a inscrição e diz que está anciosa para iniciar as aulas “não vejo a hora de começar, sei que irei aprender muito e tirar altas dúvidas sobre todas as disciplinas, inclusive, a que tenho mais dificuldade : português”, disse a estudante que pretende prestar vestibular para Geologia na UFBA e Agronomia na UNEB.


Acesso
- Os interessados em concorrer a uma vaga, devem estar regularmente matriculados na rede pública estadual, ter cursado a 5ª série do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio seriado em escola pública municipal ou estadual no Estado da Bahia. No caso de egressos da rede pública de ensino, é necessário ter cursado da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio seriado, 4º ano da Educação Profissional do ensino médio integrado ou 5º módulo de Proeja.

Conheça o Programa - O Universidade para Todos é coordenado pela Secretaria da Educação do Estado e executado em parceria com as quatro universidades estaduais – Uesc, Uefs, Uesb e Uneb – e com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Neste ano, a iniciativa aumentou o número de vagas em 44% e vai beneficiar mais de 35 mil alunos de 146 municípios da Bahia, entre egressos do ensino médio e concluintes do 3º ano do ensino médio.

Fonte: Com informações do Portal da Educação

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Técnicos de nível médio têm oportunidade do primeiro emprego

Noventa e cinco técnicos de nível médio diplomados anteontem, em solenidade no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, foram cadastrados no Sistema Estadual de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) por uma equipe da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Dos que compareceram à cerimônia para receber os certificados, 31 mostraram interesse numa rápida contratação e foram indicados para o processo seletivo de uma empresa de telemarketing, que atua no estado. A seleção será amanhã, na Unidade Central do SineBahia (Avenida ACM, 3.359).

Oriundos de quatro centros estaduais e cinco unidades escolares, os formandos, num total de 365 alunos, concluíram cursos nas áreas de Análises Clínicas, Enfermagem, Eletromecânica, Instrumentista Musical e Informática, no final do ano passado.

Os que forem aprovados na seleção da empresa de telemarketing conquistarão o primeiro emprego.

Fonte: Diário Oficial

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Plano de Educação Profissional da Bahia forma 365 Técnicos de Nível Médio

Durante solenidade de formatura dos Técnicos de Nível Médio realizada ontem, (5), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, o governador Jaques Wagner saudou os novos 365 técnicos de nível médio do Estado, formados pelo Plano da Educação Profissional da Bahia, contando sua historia de Vida. Ele relembrou o início de sua vida profissional, na década de 70, enfatizando a importância de ser formado pela Educação Profissional e como isto marcou sua atuação, no mundo do trabalho, sendo encanador industrial e técnico de manutenção em empresas no Centro Industrial de Aratu e no Pólo Petroquímico de Camaçari.


O evento contou com a presença de cerca de dois mil convidados dentre eles, pais, professores, funcionários das Unidades Escolares e de autoridades a citar: Osvaldo Barreto, secretario da Educação, Eva Chiavon, secretaria da Casa Civil, Nilton Vasconcelos, secretario de Trabalho, Emprego, Renda e Transporte, Dora Leal Rosa, reitora da Universidade Federal da Bahia, Deputada Kelly Magalhães, presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa da Bahia,Aylana Barbalho, presidente do Conselho Estadual de Educação, além do anfitrião da solenidade, Almerico Lima, Superintendente da Educação Profissional.


Os novos técnicos de nível médio concluíram o curso no final do ano passado e são oriundos de quatro centros estaduais e cinco unidades escolares que ofertam educação profissional em diversos bairros de Salvador. Além disso, cerca de 1300 técnicos se formaram nas unidades do interior do Estado.


O governador Jaques Wagner reafirmou o compromisso que tem com a expansão e consolidação da Educação Profissional: “ estamos investindo na Educação Profissional para responder ao momento especial em que vive o Brasil, que é o do desenvolvimento econômico com atrações de diversos investimentos. Aqui na Bahia temos, por exemplo, a construção da FIOL - Ferrovia Oeste Leste, obra que demanda trabalhadores qualificados e nós estamos qualificando vocês para atender a mercados como este”.


A formação dos estudantes foi pautada no Trabalho como principio educativo, proposta pelo Plano de Educação Profissional da Bahia. Ao concluir o curso, os técnicos de nível médio estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado.


O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, enfatizou que a Educação Profissional está em um momento de consolidação. “A Educação Profissional resgata a escola pública de qualidade. Hoje, temos uma rede construída e que está em momento de consolidação. Nosso esforço agora é aprofundá-la democraticamente”, explicou o secretário. Para finalizar o discurso,salientou a importância da educação na formação “de uma geração de jovens conscientes de uma perspectiva cidadã para suas vidas. As elites construíram o processo educacional excludente e racista. Estamos mudando isso”. Osvaldo Barreto, concluiu, reafirmando a meta de 84 mil vagas de Educação Profissional até 2014.


O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, prestou contas do andamento do Plano de Educação Profissional da Bahia à sociedade e as autoridades presentes afirmando que a Bahia já registra o número recorde de 48.818 mil estudantes matriculados, o que torna a rede pública estadual de Educação Profissional a terceira maior do país em números de matrículas, sendo superada apenas pelas redes de São Paulo e do Paraná. “Expandimos a nossa oferta de 22 para 105 municípios, em 141 escolas, com 72 cursos distribuídos em 11 eixos tecnológicos”.


Além disso, Almerico Lima, ressaltou também que, o espaço onde foi realizado a Formatura,o Centro de Convenções da Bahia “antes abrigava as elites de Salvador e agora se abre para os novos técnicos oriundos das classes populares. Nunca mais o despotismo, regerá nossas ações e nunca mais os nossos jovens e adultos serão privados da Educação Profissional”.


Dona Maria Helena Marques Casaes, 67, é mãe do rodoviário Edmilson Marques Casaes, formando do curso técnico de nível médio em Eletromecânica, pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira. Muito emocionada, ela espera o filho possa ter uma vida melhor. “Edmilson trabalhava das 17 horas da tarde até às 2 da manhã. Acordava as cinco horas para chegar as sete na escola. Diante de todo esforço que meu filho passou nestes quatro anos, eu tenho que agradecer a Deus e dizer que estou muito feliz”.

domingo, 3 de abril de 2011

Secretaria da Educação forma novos técnicos de nível médio

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza na próxima terça-feira (5/04), às 19h, no Centro de Convenções, a formatura de técnicos de nível médio do Plano de Educação Profissional. A solenidade contará com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da educação Osvaldo Barreto, do superintendente da educação profissional Almerico Lima e de cerca de dois mil convidados entre eles pais, professores e servidores das unidades educacionais.

Os estudantes concluíram o curso no final do ano passado. Eles são oriundos de quatro Centros Estaduais e cinco Unidades Escolares que ofertam Educação Profissional em diversos bairros de Salvador. Entre os concluintes está a técnica em Informática, Emily França, formada pelo Instituto Central de Educação Isaías Alves. Antes mesmo de participar da formatura, ela já conquistou um emprego. Foi contratada pela empresa em que realizou o estágio. “Além de ser formada para o mundo do trabalho, sei que fui formada para vida. Estou muito feliz pela conquista. Só tenho a agradecer”, afirma.

Durante o período do curso, os estudantes receberam formação pedagógica pautada no Plano de Educação Profissional da Bahia que tem o Trabalho como principio educativo. Ao concluir o curso, os técnicos de nível médio estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado.

O Superintendente da Educação Profissional Almerico Lima reafirma o compromisso do Governo para garantir a qualidade e reconhecimento dos cursos técnicos de nível médio, como uma política pública de Estado permanente.


Formanda pelo Curso Técnico em Análises Clínicas, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira, Maria das Graças, 45, comemora a formatura. “Passei vinte anos sem estudar. Às vezes tenho a impressão que estou vivendo um sonho. A parte melhor de todo este momento, é que poderei fazer o bem à comunidade de Caixa D’Água, bairro em que nasci e moro até hoje, colocando em prática o meu aprendizado”, relata emocionada.


Marco - A Formatura dos técnicos de nível médio da rede estadual de Educação é um evento anual que acontece, desde 2009, em todos os Territórios de Identidade, nos municípios sede dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional. Em Salvador, pela concentração de unidades e pelo caráter simbólico, desde 2010 é realizada uma formatura coletiva, reunindo todas as unidades da rede estadual do município. No ano passado, foram formados 260 técnicos na capital.


Educação profissional em números – A atual gestão modificou o cenário da Educação Profissional na Bahia, com a implantação de uma ampla e diversificada rede, presente em 104 municípios, que já registra o número recorde de 43 mil matrículas, mais de dez vezes superior às 4 mil vagas oferecidas em 2006. Somente em 2010 essa transformação demandou um investimento direto de R$ 64,6 milhões, em recursos federais e estaduais.


Com esse ritmo de crescimento, a rede estadual pública de Educação Profissional da Bahia se tornou a terceira maior do país em números de matrículas, sendo superada apenas pelas redes de São Paulo e Paraná. O número de unidades escolares aumentou 415%, passando de 12 unidades específicas (escolas agrotécnicas e Centros de Educação Tecnológica) e de 22 escolas de ensino médio em 2006 para as atuais 39 unidades específicas, os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, e 102 escolas de ensino médio.

Com relação à presença nos municípios, a educação profissional na Bahia foi expandida em 473%, passando de 22 para 104 municípios atendidos. A ampliação e diversificação dos cursos buscaram atender às demandas territoriais, envolvendo consultas às comunidades locais. O crescimento foi da ordem de 265%. Antes, eram apenas 26 cursos de seis eixos tecnológicos.

Serviço


Local: Centro de Convenções da Bahia

Data: 5.04.2011 (terça-feira)

Horário: 19h


O que é: Cerimônia de Formatura 2010 dos Técnicos de Nível Médio de Salvador


Cursos dos Formandos 2010


Análises Clínicas (60): Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira

Eletromecânica (41): Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira

Enfermagem (93): Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira

Instrumento Musical (07): Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design

Informática (30): Colégio Estadual da Bahia - CENTRAL

Instrumento Musical (12): Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes

Informática (12): Colégio Estadual Presidente Costa e Silva

Informática (11): Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici

Informática (40): Instituto Central de Educação Isaías Alves - ICEIA

Logística (59): Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho