terça-feira, 30 de novembro de 2010

Osvaldo Barreto destaca papel dos gestores no fortalecimento da Educação Profissional

Uma educação de alta qualidade e que faça a diferença na vida dos/as educandos/as é o grande esforço feito pela Secretaria da Educação do Estado em todos os níveis, afirmou o secretário, Osvaldo Barreto, hoje (dia 30), no III Encontro de Gestores de Educação Profissional (2010): Construindo a Efetividade Social e a Qualidade Pedagógica, no Hotel Vila Mar, em Salvador. Nesse contexto, o secretario destacou a Educação Profissional como uma das áreas que mais avançam e que o fortalecimento desta política pública é uma responsabilidade de todos/as, sobretudo, dos/das gestores.

“A Educação Profissional para nós é extremamente importante, por isso trabalhamos com foco na escola pública e consequentemente dos centros territoriais e estaduais de Educação Profissional que fazem parte da rede. O próprio governador Jaques Wagner é um entusiasta da Educação Profissional e tem apoiado esse processo de expansão e fortalecimento da EP. O objetivo é trilharmos um caminho de potencialidade dos centros como também da educação profissional integrada ao ensino médio”, afirmou.

Ao destacar que a Educação Profissional tem alcançado uma dimensão muito grande no Brasil ao ponto de fazer parte do programa de governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff, Osvaldo Barreto, disse que a Secretaria está investindo muito na educação básica e ensino fundamental, pois pretende acabar com o analfabetismo na Bahia. Ele ressaltou que a perspectiva é fazer com que os/as estudantes, ao passarem de um nível para outro, estejam mais preparados para ingressar na Educação Profissional.

“Este trabalho integra todas as áreas e reflete na Educação Profissional na medida em que tivermos jovens com formação sólida, com uma base forte do ensino básico, mais preparados estarão para a Educação Profissional. Para isso precisamos que todos os nossos esforços e atenções estejam canalizados para o fortalecimento da escola pública e os/as gestores têm essa possibilidade de fazer a diferença”.

O encontro está reunindo cerca de 380 gestores/as, entre diretores das Direc´s, diretores/as e vices-diretores dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e diretores/as que ofertam EP e Trilha/Projovem Urbano. O encontro prossegue até a próxima quinta-feira (dia 02) e objetiva planejar o ano letivo de 2011. Visa também abordar diferentes dimensões da Educação Profissional, como as diretrizes e desafios da EP para 2011-2014, a garantia da efetividade social e da qualidade pedagógica, a estabilidade da rede com ênfase no concurso público, a Educação Profissional (EP) no fortalecimento da educação básica e o atendimento às demandas estratégicas na educação dos/as trabalhadores/as.

Gestores da Educação Profissional recebem atendimento especial da Suprof

Atendimento especial e personalizado. Esta foi uma das atividades do segundo dia do III Encontro de Gestores de Educação Profissional da Bahia: Construindo a efetividade social e qualidade pedagógica, em Salvador. Diretores/as das Direc´s, diretores/as e vices dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, foram recebidos por técnicos das diferentes diretorias da Superintendência da Educação Profissional (Diretoria de Institucionalização da EP – DIREPI -, Diretoria de Gestão e Planejamento – DIRGEP -, Diretoria de Desenvolvimento da EP -DIRDEP - e Diretoria de Formação Inicial e Continuada - DIRFIC.

Em salas separadas, os gestores tiraram dúvidas e fizeram encaminhamentos relacionados a questões das mais diversas que fazem parte do cotidiano e funcionamento dos centros. O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, teve uma reunião com os/as diretores/as e vices dos Centros Territorias e Estaduais de EP. Este foi um momento para avaliar o ano letivo de 2009 e mais uma oportunidade dentro do encontro de gestores para estreitar o diálogo e trocar experiências. Os/as dirigentes puderam alinhar e planejar ações para 2011 e ampliar as linhas de ação para a gestão dos centros.

Paralelamente, diretores das Direc´s e vices dos centros puderam junto a outros/as técnicos/as da Suprof, fazer encaminhamentos que contribuam para o pleno desempenho das atividades dos centros. Para a professora Laene Lopes, coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, as principais dúvidas eram com relacionadas ao estágio. “Com este atendimento, estou me sentindo mais segura para resolver problemas juntamente com a equipe do CETEP”, disse.

A diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, Teresa Vilaça, afirma que o momento é privilegiado, por ser uma fase de avaliação das ações da Educação Profissional. “Tirando as dúvidas dos/as nossos/as gestores/as, estamos resolvendo problemas da nossa rede, contribuindo para que haja, cada vez mais, uma boa prestação de serviço à sociedade”.

Paulo Mota, vice-dirtor do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, avalia que o encontro está sendo construtivo e afirma que momentos como este favorecem a unificação das ações da Rede de Educação Profissional.
Fotos: Manoel Filho

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Gestores da Educação Profissional planejam ano letivo de 2011

Gestores da Educação Profissional de todos os Territórios de Identidade da Bahia participam de hoje (dia 29) até a próxima quinta-feira (dia 02), em Salvador, do III Encontro de Gestores de Educação Profissional (2010): Construindo a Efetividade Social e a Qualidade Pedagógica. Um dos objetivos é preparar o ano letivo de 2011. Mas a programação do encontro é abrangente e visa também abordar diferentes dimensões da Educação Profissional, como as diretrizes e desafios da EP para 2011-2014, a garantia da efetividade social e da qualidade pedagógica, abordar a estabilidade da rede com ênfase no concurso público, a Educação Profissional (EP) no fortalecimento da educação básica e o atendimento às demandas estratégicas na educação dos/as trabalhadores/as.

O encontro foi aberto pelo superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, que, a princípio, fez um balanço dos avanços alcançados pela rede desde a implantação, em 2008, do Plano de Educação Profissional. “O Governo do Estado é vitoriosos, todos/as os/as atores sociais envolvidos neste processo são vitoriosos/as porque implantamos a rede não só fisicamente, mas conceitualmente, pedagogicamente. Estamos vendo o resultado deste trabalho por meio dos benefícios diretos da qualificação e formação profissional dos/as nossos/as jovens e trabalhadores”.

Almerico Lima apresentou os números que refletem esta realidade. Se em 2006 eram apenas 4.016 matriculados, em 2010 já são 43.803 estudantes beneficiados/as com cursos técnicos de nível médio - um aumento superior a 1.000 %. Em 2006, eram 34 unidades com cursos técnicos, atualmente são 141 (sendo 27 Centros Territoriais e 12 Centros Estaduais). Havia apenas 22 municípios com EP, atualmente são 104 municípios. O número de cursos ofertados saltou de 15, em 2006, para 69 em 2010.

Perspectivas e desafios da Educação Profissional


As perspectivas e desafios da Educação Profissional para 2011-2014 também discutidas. O superintendente da EP, Almerico Lima, enfatizou que a Educação Profissional é uma política pública e política social de Estado e é parte estratégica para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país e da Bahia. Segundo ele, a EP é também uma política de trabalho, de educação e desenvolvimento, porque deve investir na formação integral do/a futuro/a técnico/a para que ele/a, por meio de mão de obra qualificada, se beneficie do desenvolvimento do Estado.

Para Lima, a EP é como um direito e que deve, pelo Sistema Nacional de Educação, estar necessariamente articulada com a Educação Básica. “Não podemos abrir mão de focarmos o trabalho como princípio educativo, do alinhamento entre trabalho, educação e desenvolvimento e ciência, tecnologia e sociedade. Isso é fundamental para nossa atuação porque os centros e unidades vão ser, cada vez mais, produtores de conhecimento e de tecnologias sociais, para que as ações pedagógicas se revertam sempre em benefícios para a coletividade”, comenta.


Entre as missões da rede de EP para os próximos cinco anos, o superintendente apontou, como imprescindíveis, a continuidade da implantação das bases desta política pública, vinculadas às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos territórios, cadeias e arranjos socioprodutivos locais. Outra missão é contribuir para a elevação da escolaridade e do nível de qualificação dos/as trabalhadores/as garantindo a efetividade social, a orientação profissional e qualidade pedagógica das ações de EP e implantar o marco regulatório e modelo de gestão adequado. O superintendente destacou a necessidade da realização do concurso público, do investimento contínuo na formação de professores, na adequação, instalação e aquisição de laboratórios e equipamentos.

Outro ponto enfatizado é a necessidade de contribuir para a efetividade social e a qualidade pedagógica da Educação Básica na Bahia, por meio do enriquecimento do currículo do ensino médio e da oferta da Educação Profissional integrada à elevação da escolaridade para as populações vulneráveis. “Precisamos ainda articular ações públicas e privadas de Educação Profissional na Bahia e implantar o sistema de certificação profissional vinculado às demandas estratégicas permanentes e urgências de qualificação social e profissional dos trabalhadores/as. Ressaltamos que todo estes processo de construção, consolidação e fortalecimento da rede passou e passará sempre pelo amplo diálogo com os conselhos e diferentes atores sociais com vistas a garantir o controle social”.

Até a próxima quinta-feira (dia 02) serão abordadas diferentes dimensões da Educação Profissional, que envolvem, por exemplo, o institucional, o pedagógico, o financeiro e a gestão dos centros de EP.

Gestores/as falam sobre importância do encontro


Para os gestores da Educação Profissional e Direc´s, o Encontro é uma oportunidade de fortalecer, ainda mais, a rede. Segundo Judith Leite, vice-diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, "um evento como este favorece o amadurecimento das nossas ações no dia-a-dia e durante a realização da nossa gestão. Além de termos oportunidade de tirarmos dúvidas e conhecermos o futuro da Educação Profissional”.

Nancy Bulcão, gestora do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana, em Camaçari, acredita afirma que "assim como eu, meus colegas devem estar também se sentindo reconhecidos, por terem a oportunidade de apresentar suas propostas e opinar pelo futuro da rede. É muito prazeroso ver os resultados alcançados na rede de Educação Profissional”

E Munique Gonçalves, diretora da Direc 31, em Santo Amaro, falou que "esta ação é uma uma forma de socializar o nosso trabalho, realizado dia-a-dia. Por meio de debates como este, estamos alçando uma rede uniforme, com um único discurso para alcançarmos, cada vez mais, uma rede de Educação Profissional com mais qualidade.

Fotos: Manoel Filho

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Abertas inscrições para a Educação Profissional

Quem busca uma oportunidade de qualificação e formação profissional para ter melhores condições de inserção no mundo do trabalho, chegou a hora. Começam nesta segunda-feira (dia 29) e prosseguem até o dia 10 de dezembro, as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Serão ofertadas 7.982 vagas para os Centros Territorias, Centros Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional na capital e interior, para o primeiro e segundo semestre de 2011. As inscrições serão feitas, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Esta é mais uma etapa do Plano de EP da Bahia, implantado em 2008 e que possibilitou o aumento de mais de 1 000% da oferta de vagas da EP no Estado. Em 2006, eram apenas 4.016 matrículas e atualmente (sem as matrículas novas) já são mais de 43.800 matriculados nos cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual.

Os cursos são da forma de articulação subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio e quer voltar para as salas de aula para fazer um curso técnico de nível médio e obter qualificação e formação profissional. Podem se inscrever apenas pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública até o ano de 2010.

Ao acessar a página de inscrição, o(a) candidato(a) deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial, Estadual ou unidade que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2011.

Há vagas para 10 eixos tecnológicos que contemplam cursos técnicos de nível médio como: Administração, Hospedagem, Rede de Comunicação, Alimentos, Eletroeletrônica, Contabilidade, Design, Manutenção Automotiva, Agroindústria, Segurança do Trabalho, Edificações, Logística e técnico em Enfermagem (ver relação completa na tabela abaixo).

Sorteio Eletrônico

As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à EP na Bahia por garantir igualdade de oportunidade para todos/as. O sorteio será realizado no dia 16 de dezembro, às 15h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores/as e é aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães.

Matrícula

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá de 24 e 25 de janeiro de 2011. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos centros territoriais, estaduais e unidades de Educação profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2011.

Avanço na EP

Os números demonstram a proporção que a rede de Educação profissional alcançou até agora. Se em 2006 eram apenas 4.016 matriculados, em 2010 já são mais de 43.800 estudantes beneficiados/as com cursos técnicos de nível médio - um aumento superior a 1.000 %. Em 2006, eram 34 unidades com cursos técnicos, atualmente são 141 (sendo 27 Centros Territoriais e 12 Centros Estaduais). Havia apenas 22 municípios com EP, atualmente são 104 municípios. O número de cursos ofertados saltou de 15, em 2006, para 69 em 2010.

Para mais informações acesse: www.educacao.ba.gov.br / www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com


Perguntas frequentes sobre o Sorteio Eletrônico 2011

Onde faço a inscrição?No Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br.

O que é preciso para me inscrever?Ao acessar a página de inscrição, você deve informar o número do seu CPF. Faça apenas uma opção de curso. Indique qual o Centro Territorial, Estadual ou unidade com oferta de vagas que você quer estudar. Também aponte o turno de sua preferência.

Qual o período de inscrição?De 29 de novembro a 10 de dezembro de 2010

Quem pode se inscrever?Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio em colégio público até o ano de 2010. Isso significa que pode se inscrever até mesmo quem já concluiu o ensino médio em escola pública há 5, 10 anos ou mais e quer voltar para as salas de aula para fazer o curso técnico de nível médio.

Depois de concluir a inscrição o/a candidato/a pode modificar suas opções?Sim. No sistema há uma tela para alterar a inscrição.

Porque não consigo acessar o site?Pode haver vários motivos, dentre eles podemos citar:
- Falta de conexão com a internet por parte do usuário.
- Endereço digitado incorretamente no navegador.
- O portal pode estar fora do ar por algum problema interno.

Como validar minha inscrição?É simples. Ao concluir sua inscrição, vai aparecer na tela de visualização de dados que a inscrição foi efetuada com sucesso e ainda uma mensagem de confirmação. O/a candidato/a também poderá imprimir um comprovante de inscrição.

O candidato pode imprimir a inscrição?Sim, após a inscrição ter sido confirmada será disponibilizada a impressão a qualquer momento dentro do prazo de inscrição.

Como e quando ficarei sabendo do resultado?No mesmo dia da realização do sorteio eletrônico, 16 de dezembro. O sorteio está previsto para começar às 15h e será transmitido por videoconferência. Quem quiser acompanhar ao vivo pode se dirigir ao Instituto Anísio Teixeira, localizado na Rua das Muriçocas, sem número, Paralela, em Salvador. O resultado também será divulgado no Portal da Educação através de arquivo PDF, por meio de consulta no sistema o qual realizou a inscrição e no blog da Educação Profissional: www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

Qual a duração o curso?Os cursos de formação técnica terão duração de 2 anos.

O que será feito caso não complete as vagas?Serão convocados os/as demais estudantes de acordo com a ordem de classificação no sorteio.

Quais são os custos?Não existem custos para os/as estudantes. Os cursos são ofertados pela Rede Estadual de Educação.

Existe algum tipo de incentivo como bolsa ou crédito?Não existe nenhum tipo de bolsa.

Quais são os documentos necessários para inscrição?Ao acessar a página de inscrição, o(a) candidato(a) deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial, Estadual ou unidade que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2011.

Onde posso acompanhar o resultado?No site em que foi feita a inscrição, no blog da Educação Profissional da Bahia, no Centro ou unidade onde você irá cursar.

Quais são os cursos disponíveis?No site em que será feita a inscrição é disponibilizada uma listagem com as unidades, os cursos oferecidos, os turnos e local de funcionamento.

Posso me inscrever em mais de um curso?Não. Só é possível participar do sorteio concorrendo a apenas um curso.

Sou portador de necessidades especiais como devo proceder?Na tela de inscrição selecione a opção ‘Sim’ no campo ‘Portador de Necessidades Especiais’ e em seguida indique a(s) necessidade(s) que possui.

É possível aproveitar a minha nota do Enem?Não

Os cursos são reconhecidos?Sim. Todos são organizados conforme Legislação Federal.

Posso me inscrever em vagas remanescentes? Existe reclassificação?O sorteio eletrônico é único e as vagas remanescentes serão preenchidas automaticamente seguindo uma ordem de classificação.

É preciso limite de renda para participar?Não existe avaliação de renda familiar ou qualquer outro tipo de comprovação referente à renda.

Quem tem graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado pode participar?Sim. Desde que tenha concluído o ensino médio em escola pública da rede federal, estadual ou municipal.

Por que as vagas são distribuídas por sorteio eletrônico e não mediante prova e/ou seleção?As vagas são oferecidas exclusivamente para os egressos da rede pública, beneficiando assim os que não têm condições de pagar por um curso de Educação Profissional. O sorteio eletrônico além da transparência do processo, permite a igualdade de condições para o ingresso nas escolas da rede estadual, evitando a chamada “meritocracia”. É que antes o ingresso do/a estudante nestes cursos era por prova e logicamente aquele que tem uma formação em escola privada ou fez o cursinho tinha mais condições de passar. Agora, as vagas são somente para egressos da rede pública, mediante inscrição e sorteio público, uma forma democrática de acessar a Educação Profissional no Estado.

Como posso ter certeza de que o sorteio é seguro?Todo o processo é acompanhado por representantes de órgãos controladores do Estado como Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e é aberto para acompanhamento de estudantes e pais.

Quais são os critérios de classificação?Tudo é feito por sorteio eletrônico, sem interferência humana. Todos/as os/as inscritos/as serão classificados/as, mas apenas serão convocados aqueles/as que sorteados de acordo com o número de vagas disponibilizadas, por curso, nos centros e unidades.

Existe limite de idade?Não existe limite de idade.

Local onde o/a estudante irá cursar?Se convocado no sorteio eletrônico, deverá cursar nos centros ou unidades para os quais se inscreveu.

A inscrição pode ser cancelada a qualquer momento?Sim. O cancelamento pode ocorrer a qualquer momento.

Caso esqueça minha senha para acompanhamento da página de inscrião, como posso proceder?Na tela de acesso deverá clicar em ‘Esqueceu sua senha?’, digitar o seu CPF, clicar no botão ‘Lembrar minha senha’ e aguardar que o e-mail seja enviado para o endereço cadastrado no sistema.

Posso passar a minha vaga para outra pessoa?Não é possível passar a vaga para outra pessoa mesmo que esta tenha participado do sorteio eletrônico.

Em caso de dúvidas a quem devo recorrer?Entre em contato com o Help Desk 0800-285-8000.

Quando serão realizadas as matrículas?
A matrícula ocorrerá de 24 a 25 de janeiro de 2011. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos centros territoriais, estaduais e unidades de Educação Profissional para os quais se inscreveram.

Quais documentos devem ser apresentados no ato da matrícula? CPF – histórico escolar – carteira de identidade – comprovante de residência e
duas fotos três por quatro.

Encontro de gestores aborda efetividade social

Começa na próxima segunda-feira (dia 29) e prossegue até quinta-feira (dia 02), no Hotel Vila Mar, em Salvador, o III Encontro de Gestores de Educação Profissional (2010): Construindo a Efetividade Social e a Qualidade Pedagógica. O objetivo preparar o ano letivo de 2011, abordar as diretrizes e desafios para 2011-2014, garantir a efetividade social e a qualidade pedagógica, abordar a estabilidade da rede com ênfase no concurso público, a Educação Profissional no fortalecimento da educação básica e o atendimento às demandas estratégicas na educação dos trabalhadores.

O encontro reunirá cerca de 380 participantes. São diretores/as das Direc´s, diretores e vices dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e diretores das unidades que ofertam EP e Trilha/Projovem Urbano. Nestes quatro dias serão abordadas diferentes dimensões da Educação Profissional, que envolvem, por exemplo, o institucional, o pedagógico, o financeiro e a gestão dos centros de EP.

De acordo com o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, o ano 2010 é de comemorações para a Educação Profissional. Representa a consolidação de uma política pública que vem beneficiando, cada vez mais, jovens e trabalhadores/as baianos/as egressos da escola pública, com qualificação e formação profissional, preparando-os para a inserção cidadã no mundo do trabalho. Segundo ele, este momento é apropriado para avaliar o que foi construído até agora e preparar o que será feito, planejar o futuro.

Segundo Lima, neste três anos, vários foram os desafios superados e conquistas alcançadas. Para ele, a EP é uma política pública cada vez mais consolidada. “E tudo isso só está sendo possível graças ao esforço de todos/as os/as envolvidos/as nesse processo: gestores/as, professores/as, estudantes, pais, mães, prefeituras, trabalhadores/as, empresários/as e movimentos sociais”, afirma. Ele destaca que: “ Ao final da primeira gestão do Governo Bahia/Terra de Todos Nós, é hora de fazer este balanço. Mais que isso: contribuir para que a rede de EP seja ainda mais fortalecida e esta política pública beneficie um número cada vez maior de baianos/as para que continuem a se beneficiar do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do nosso estado”.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mundo do Trabalho é tema da II Feira do Cetep Itapetinga

A II Feira do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (CETEP de Itapetinga), em Itororó, está mobilizando a comunidade estudantil na II Feira do CETEP que tem como tema principal o mundo do trabalho. O evento, que acontece desde ontem e prossegue até esta quinta-feira (dia 25), aproxima os/as estudantes da vida profissional, possibilitando que coloquem em prática conhecimentos adquiridos nas salas de aula, por meio de serviços gratuitos prestados à população.

A prestação de serviço é de acordo com as habilidades e produções específicas de cada curso. Estudantes de Enfermagem, por exemplo, fazem verificação de pressão arterial, teste de glicemia, passam informações sobre noções de higiene; os/as do Técnico em Agroecologia realizam distribuição de mudas de árvores nativas e os/as de Agroindústria promovem a degustação de alimentos beneficiados durante aulas práticas. A feira também envolve estudantes de Informática e Cooperativismo.

Para a realização da atividade, os estudantes foram divididos em grupos, sendo responsáveis por 9 salas temáticas onde temas como: Um mundo de oportunidades, Transformação de alimentos, Cuidando da saúde, Por uma vida sustentável, Teatro Agroecológico, Conectado ao mundo e Um novo olhar sobre o mundo do trabalho estão sendo apresentados aos visitantes. A II Feira do CETEP de Itapetinga é pautada no Trabalho como Princípio Educativo, uma vez que a intervenção social é o principio pedagógico que orienta a ação, conforme o Plano de Educação Profissional da Bahia.

Estudantes do CETEP do Semiárido conhecem instituições de pesquisas

Antônio Márcio, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido, em São Domingos, está motivado com o universo da pesquisa que é um dos princípios pedagógicos do Plano de Educação Profissional da Bahia. Esta possibilidade de conhecimento ficou ainda mais evidente para ele depois que juntamente com outros/as estudantes do CETEP participaram de uma aula de campo em instituições de pesquisa em Juazeiro e Petrolina.

Durante dois dias, os/as futuros técnicos conheceram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambuco (IFPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). “O melhor de tudo é que todo aprendizado e experiências adquiridos em sala de aula e, em especial nesta visita serão voltadas para a melhoria do nosso Território”, comemora Antônio Márcio.
A ação pedagógica favoreceu aos estudantes a possibilidade de conhecerem as experiências das instituições, possibilitando um maior amadurecimento quanto a técnicas de produção apropriadas para o Semiárido, algo fundamental, segundo os princípios do Plano de Educação Profissional da Bahia, nesta etapa de qualificação e formação dos/as estudantes para o mundo do trabalho.

Dentre as atividades realizadas, eles/elas conheceram diferentes tipos de tecnologia de irrigação, a exemplo do pivô central e por gotejamento. Também visitaram áreas de plantação de uva, horta orgânica e setores como avicultura de postura, bovinocultura e suinocultura. Assistiram palestra sobre processamento e beneficiamento de frutos nativos da Caatinga. E ainda participaram de trilha ecológica na Caatinga, foram até laboratórios e viveiros de mudas, conheceram técnicas de aproveitamento de água da chuva e barragem subterrânea e de dessalinização.
Para o Diretor do CEEP Semiárido, Crispim Nelson, este tipo de ação pedagógica “eleva a auto-estima dos/as estudantes e contribui para a definição de habilidades profissionais que garantem a formação técnica especifica para o pleno exercício da profissão e com qualidade”.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ações pedagógicas no Dia do Músico

A Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico da Educação Profissional(Dirdep) da Superintendência da Educação Profissional (Suprof), considerando as datas comemorativas relevantes para a Educação Profissional, está sugerindo ações pedagógicas para os Centros Territoriais, Estaduais e unidades que ofertam EP. Nesta segunda-feira (dia 22), dedicado ao músico, propõe uma reflexão sobre a temática.

A Dirdep acredita que este dia pode ser uma grande oportunidade para que os/as estudantes conheçam melhor os músicos da sua cidade e sugere que alguns músicos sejam convidados para falarem um pouco do seu trabalho e apresentar algumas produções artísticas. Outra sugestão é a de que os/as estudantes sejam incentivados a realizar pesquisas sobre músicas que falem de trabalho e de vivências da comunidade e do município, assim como as canções que integram o mundo do trabalho, a exemplo das batas de feijão, das rodas de samba.

E para homenagear os/as estudantes/as da área:

Cio da Terra
Chico Buarque

Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão.
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, propícia estação
E fecundar o chão

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/272706

http://www.kboing.com.br/mpb-4/

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CETEP Sertão do São Francisco promove Feira de Oportunidades

O Centro Territorial de Educação Profissional Sertão do São Francisco realiza neste sábado (dia 20), das 7h às 17h, na Praça da Bandeira, em Juazeiro, a Feira de Oportunidades. Como o nome revela, a Feira tem como objetivo ser uma grande vitrine, uma grande mostra para que os estudantes dos cursos técnicos de nível médio do CETEP apresentem conhecimentos, habilidades e valores adquiridos no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, serão realizadas exposição e prestação de serviços à sociedade juazeirense.

Não à toa, a Feira de Oportunidade tem como central: “Empreendedorismo - inclusão e democratização das oportunidades”. É que os/as estudantes foram estimulados/as a idealizar, desenvolver e realizar ações relevantes para a sociedade, usando muita criatividade e imaginação como atividade pedagógica multidisciplinar. Foram motivados/as a conhecer um pouco mais sobre o que é empreendedorismo individual e coletivo e a partir daí criar oportunidades para o seu crescimento pessoal e profissional e de inserção no mundo do trabalho podendo, quem sabe, vislumbrar o seu próprio negócio.

A Feira de Oportunidade é uma ação pedagógica pautada no Trabalho como Princípio Educativo que é uma das bases do Plano de Educação Profissional da Bahia. Estarão envolvidos diretamente estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria, Agricultura, Agropecuária, Agronegócio, Meio Ambiente, Gerência em Saúde, Enfermagem e Cooperativismo.

CETEP do Extremo Sul realiza I Semana de Informática

Começa na próxima segunda-feira (dia 22) e prossegue até sexta (dia 26) a I Semana de Informática do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas. A proposta é apresentar à sociedade o resultado das ações pedagógicas do curso Técnico em Informática do CETEP e como os/as estudantes, durante o ano letivo, foram sendo preparados/as para ter a melhor qualificação e formação profissionais.

Serão realizadas várias atividades, dentre as quais, apresentações de trabalhos de iniciação científica do/as estudantes e mini-cursos sobre: Criação de layout com CSS, Manutenção básica de computadores, Programação Pascal, Introdução a redes LAN, Gerenciamento de conteúdo na Internet, com destaque para criação de blogs e softwares matemáticos na educação. Entre as palestras programadas, temas como: Gestão de TI nos centros técnicos, Certificações Windows e Linux, TI e negócios e Segurança da informação com software livre.

O tema central da semana é “Debate e Parametrização dos Cursos Técnicos em Informática do Extremo Sul”. A perspectiva também é a de que a semana sirva para integrar estudantes da área e de outros cursos tanto de Teixeira de Freitas quanto de outras cidades daquele território como: Medeiros Neto, Itanhém, Alcobaça e Caravelas.

CETEP do Baixo Sul realiza II Encontro Interativo da Educação Profissional da Bahia

Verificação da pressão arterial, teste de glicemia e de Hepatite B e C são alguns dos serviços prestados gratuitamente à população de Gandu pelos estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Nutrição e Dietética, Enfermagem e Análises Clínicas, do Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul. As atividades, que também envolvem serviços na área ambiental prestados por estudantes de Agroecologia e de legalização de empresas, por estudantes de Administração, ocorrem durante o II Encontro Interativo da Educação Profissional do CETEP do Baixo Sul que começou ontem (dia 18) e prossegue até hoje (dia 19).

O objetivo é divulgar os cursos técnicos de nível médio oferecidos pelo CETEP do Baixo Sul e, principalmente, proporcionar aos estudantes, a participação em atividades de extensão, para que coloquem em prática os conhecimentos e o processo de aprendizagem adquiridos nas salas de aula, por meio da prestação de serviços à sociedade. Em outras palavras, coloca-se em prática o princípio pedagógico da intervenção social, adotado pela Superintendência da Educação Profissional (Suprof) para os cursos de Educação Profissional do estado.

Anderson Brito, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Administração, afirma que já está se inserindo no mundo de trabalho por meio do estágio e que está sendo proveitoso colocar em prática o que aprendeu na sala de aula.
Para a diretora do CETEP do Baixo Sul, Jusseandre Santana, este evento “é uma atividade prática que contribui diretamente para a formação profissional dos/as estudantes”.

Trabalho como princípio educativo
O encontro tem como tema central: “O trabalho como princípio educativo”, uma das bases conceituais e pedagógicas do Plano de Educação Profissional da Bahia. Isso significa que o trabalho é reconhecido não apenas pelo seu valor econômico, mas pelo seu aspecto social e histórico, como princípio da formação do ser humano integral. Além disso, o trabalho também é reconhecido no seu caráter fílosófico e epistemológico de produtor de conhecimentos, o que implica reconhecimento dos saberes do trabalho.

Ou seja, para além de preparar os jovens e trabalhadores/as baianos/as para o mundo do trabalho preparando-os/as para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado da Bahia, o objetivo compreende também que o/a estudante torne-se uma pessoa e um/a cidadão/ã pleno/a, um/a sujeito/a de direitos capaz de intervir no mundo do trabalho e na sociedade.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

II Cortejo das Artes lembra com poesia e cultura o Dia da Consciência Negra

Diferentes manifestações artístico-culturais marcarão o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, durante o II Cortejo das Artes realizado pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design. O cortejo saíra, às 16h, do CEEP em Artes e Design que funciona no Colégio Central e seguirá até a Praça da Sé.

Por meio do canto, da dança e de outras formas de expressão da cultura africana, os/as estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Gestão em Projetos Culturais, Comunicação Visual, Artes Visuais, Documentação Musical, Instrumento e Regência, lembrarão poetas abolicionistas, como Castro Alves, Solano Trindade e Luiz Gama e o canto de labor dos negros escravizados. Será uma forma de promover o reconhecimento e a valorização da cultura africana.

Com o cortejo a proposta também é a de mostrar à sociedade, o resultado desta ação pedagógica que contribui para a formação integral do/a estudante, tornando-o/a, ainda mais consciente das origens, história, identidade e cultura nacionais e do seu papel na sociedade.

O II Cortejo das Artes terá como tema: Vozes da Liberdade: Poetas Negros e Abolicionistas - Cantos de Labor. Terá, dentre outras atrações, a banda de percussão com 40 músicos, integrando assim, as linguagens literária, musical, visual e cênica.

Indicação Medalha Nilo Peçanha

O professor e superintendente da Educação Profissional do Estado da Bahia, Almerico Lima, foi indicado pelo MEC para receber a Medalha Nilo Peçanha. A honraria faz parte das comemorações do centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a medalha será conferida pelo Ministro da Educação às personalidades que prestaram relevantes serviços à Educação Profissional e Tecnológica no país.

A indicação do professor Almerico se deve aos mais de 35 anos de vinculação à educação profissional, iniciada em 1975 quando ingressou no curso técnico em Química Industrial na Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA). Após trabalhar no Pólo Petroquímico de Camaçari e militar no Movimento Sindical (Sindiquímica, Confederação Nacional dos Químicos e CUT-Bahia), direcionou sua trajetória profissional e de vida, à docência, pesquisa e gestão da Educação Profissional, graduando-se em Pedagogia e obtendo título de Mestre e Doutor em Educação, sempre tendo como objeto a qualificação dos trabalhadores.

Antes de assumir a Superintendência de Educação Profissional (Suprof), em 2008, foi Diretor de Qualificação Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (2003-2007).

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Estudantes do CETEP do Piemonte da Diamantina conhecem Embrapa Semiárido

Com 37 anos de existência, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é referência nacional e até mundial em pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura. E foi um pouco das experiências desenvolvidas pela Embrapa que os/as estudantes do CETEP do Piemonte da Diamantina, em Capim Grosso, conheceram ao participar de uma aula de campo na Embrapa Semiárido, em Petrolina-Pernambuco.

Os/as estudantes percorreram várias instalações da Embrapa Semiárido. Assistiram vídeos sobre diferentes áreas de pesquisa, fizeram passeio pela trilha ecológica, visitaram a biblioteca, a estação de reciclagem, onde é feito gerenciamento de resíduos após coleta seletiva do lixo e assistiram palestras sobre melhoramento genético das plantas. Tiveram a oportunidade de ir à Xiloteca. Na Xiloteca estão mais de 100 amostras de madeiras de 83 espécies arbóreas e arbustivas do bioma Caatinga. São indicadas as variações morfo-anatômicas externas e internas do caule de vegetais, que são características importantes para se selecionar espécies que possam ser utilizadas para fins madeireiro e/ou energético.

Esta ação pedagógica, segundo gestores e professores do CETEP, serviu para mostrar para as/os estudantes como as pesquisas e o uso das tecnologias podem promover o desenvolvimento rural do semiárido brasileiro. Por meio destas ferramentas, é possível conferir eficiência produtiva ao setor agropecuário, reduzir custos de produção e aumentar a oferta de alimentos pelo uso de tecnologias que apresentem viabilidade econômica, impactos sociais positivos e conservação ambiental, evitando o êxodo rural e a pobreza.

A vice-diretora articuladora com o mundo do trabalho do CETEP, Renata Loula, disse que a aula de campo “foi muito interessante. Os/as estudantes ficaram estimulados ainda mais com o curso e puderam perceber a dimensão e possibilidades de sua atuação no mundo de trabalho. Inclusive já estamos analisando os futuros estágios nesta área”, comentou.

A estudante Dayane Brás, 17 anos, do 2º ano do Técnico em Agroecologia disse que esse tipo de atividade é enriquecedora. "Adorei a visita técnica, passear na trilha ecológica e conhecer a ecoteca que tem coleções de referência da flora e da fauna do semiárido. Foi muito importante, pois observando a grande diversidade de flora e fauna da Caatinga, é que percebemos a necessidade de preservar e de atuar na educação ambiental para conservar as espécies que correm perigo de extinção", avalia.

CETEP da Bacia do Paramirim realiza Semana da Cultura

O CETEP da Bacia do Paramirim, em Macaúbas, promoveu a Semana da Cultura; uma alusão ao 5 de Novembro, Dia Nacional da Cultura. A ação foi pautada na concepção pedagógica do Plano de Educação Profissional da Bahia que prevê a formação integral do/a estudante, o que passa pelo conhecimento e integração com a realidade sócio-econômica-ambiental e cultural do seu local de origem.

Várias atividades como oficina de textos, exibição de filmes, apresentação de reisados e filarmônicas foram realizadas. O objetivo é valorizar a cultura macaubense e do Território Bacia do Paramirim, pois a Semana da Cultura também contou com a participação dos municípios de Boquira e Paramirim. Na grade da programação, destaque para o dia 05, quando foram realizadas exposição Literatura em Foco, no pátio do CETEP, apresentação da Lira Nossa Senhora das Graças (Canabravinha de Paramirim), do Grupo da Terceira Idade de Boquira e do Grupo da Terceira Idade de Macaúbas.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Prorrogadas até o dia 14 as inscrições do concurso para professores na rede Estadual

As inscrições do concurso público para professor da rede estadual da Bahia foram prorrogadas até o dia 14 de novembro, devido aos feriados do Servidor Público (29 de outubro) e dos Finados (2). As vagas são para 20 horas semanais e a remuneração inicial é de R$ 858,32, com perspectivas de progressão ao longo da carreira.

O concurso oferece 3.200 vagas, na capital e em todos os municípios baianos, para todas as disciplinas (Educação Física, Artes, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química e Física).
As inscrições devem ser feitas no site do Cespe/Universidade de Brasília, até as 23h59 do dia 14 (observado o horário oficial de Brasília/DF). Para participar é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina à qual está concorrendo.

“Para se inscrever o candidato precisa ter o curso de licenciatura na disciplina e seu curso deve ter o certificado de instituições credenciadas pelo MEC. Devido às solicitações no site da Ouvidoria do Estado, na coordenação de concurso, além do feriado prolongado, as Secretarias de Educação (SEC) e de Administração (Saeb) resolveram prorrogar a data do concurso”, explicou o diretor administrativo de Recursos Humanos da Saeb, Robson Carvalho.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Boletim da EP destaca encontro do Conselho Estadual de Educação para discutir diretrizes da Educação Profissional

O Boletim da Educação Profissional desta semana destaca um encontro promovido pelo Conselho Estadual de Educação para discutir a elaboração das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Brasil.

O CEE reuniu, em Salvador, dezenas de representantes de instituições federais, estaduais, de entidades educacionais privadas e pesquisadores em Salvador, para o debate sobre a proposta da Resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional nos termos da Lei 9.394/96, alterada pela Lei no 11.741/2008, que está em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE).

Veja o boletim completo: clique aqui