quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SEC distribui mais 80 mil livros para estudantes do Trilha/ ProJovem Urbano

A Secretaria da Educação iniciou nesta semana a distribuição de mais 80 mil livros, encaminhados pelo Ministério da Educação (MEC), para serem utilizados nas aulas do Programa Tilha/ProJovem Urbano. Três carretas carregadas com os exemplares saíram de Salvador para 36 escolas da rede pública localizadas em 31 municípios. Esta é a segunda remessa de livros para o Tilha/Projovem Urbano, o que totaliza 167 mil exemplares distribuidos em 2010.

No mês de abril foram encaminhados 87 mil livros para municípios como: Aurelino Leal, Ubaitaba, Amargosa, Valença, Gandu, Coaraci, Ibicaraí, Canavieiras, Jaguaquara, Jequié, Ipiaú, Barra do Choça, Caetité, Guanambi e Itapetinga. No primeiro lote desta segunda remessa, mais de 31 mil livros irão beneficiar os estudantes de Euclides da Cunha, Paulo Afonso, Tucano, Entre Rios, Cícero Dantas, Mata de São João, Candeias, Santo Amaro, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Nazaré e Vera Cruz. O segundo e o terceiro lote serão entregues ainda em novembro em cidades do Sul, Sudoeste e Oeste.

Além de livros de disciplinas da Matriz Curricular nacional, como português e matemática, as carretas vão levar para o interior do Estado exemplares referentes aos Arcos Ocupacionais que são diretamente relacionados à qualificação profissional.

Mais de 13.500 unidades de material escolar como caneta, lápis, borracha, cadernos , giz também foram encaminhados às Diretorias Regionais da Educação (Direcs), para serem entregues aos estudantes e professores do Tilha/ProJovem Urbano. Os kits deverão ser distribuídos nas escolares dos 70 municípios que possuem o programa. Mais de 11 mil jovens serão beneficiados.

Sobre o TRILHA/Projovem Urbano

O Trilha/Projovem Urbano e o Trilha/SEC são duas ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação, no âmbito da Suprof, dentro do Programa Tilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – com ações em diferentes secretarias. O Trilha foi criado pelo Decreto Estadual de nº 11.262, em 21 de outubro de 2008, com objetivo central de inserir jovens em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras para a geração de renda, a exemplo da economia solidária, motivando-os para o exercício da cidadania. A terceira ação do Trilha na Secretaria da Educação é o Trilha/Projovem Saberes da Terra, executada pela Superintendência de Educação Básica (SUDEB).

O Trilha/Projovem Urbano é dirigido a jovens e trabalhadores/as, com idade entre 18 e 29 anos de idade, que não concluíram o ensino fundamental (8ª série) e que estão fora da escola. Os cursos do Trilha/ Projovem Urbano têm duração de 18 meses e são ministrados na Rede Estadual de Ensino em apenas um turno. Esse programa estimula o retorno dos jovens e trabalhadores/as para a escola. Ao mesmo tempo em que o estudante faz o curso de iniciação profissional, conclui o ensino fundamental (8º série) e se prepara para o mundo do trabalho. Outra vantagem é que, durante o curso, o/a estudante recebe uma bolsa-auxílio de R$ 100 por mês e depois poderá continuar sua formação fazendo um dos cursos da Educação Profissional ofertados na rede estadual.

O Trilha/ProJovem Urbano oferece 12 cursos: Agroextrativismo, Alimentação, Construções e Reparos I, Construções e Reparos II, Metalmecânica, Saúde, Pesca/Piscicultura, Madeira e Móveis, Telemática, Turismo e Hospitalidade, Vestuário e Joalheria.

CETEP da Bacia do Paramirim realiza Semana da Cultura

O CETEP da Bacia do Paramirim, em Macaúbas, promove nesta quinta-feira (dia 28) e de quarta a sexta-feira da semana que vem (de 3 e 5), a Semana da Cultura, uma alusão ao 5 de Novembro, Dia Nacional da Cultura. A ação é pautada na concepção pedagógica do Plano de Educação Profissional da Bahia que prevê a formação integral do/a estudante, o que passa pelo conhecimento e integração com a realidade sócio-econômica-ambiental e cultural do seu local de origem.

Várias atividades como oficina de textos, exibição de filmes, apresentação de reisados e filarmônicas serão realizadas. O objetivo é valorizar a cultura macaubense e do Território Bacia do Paramirim, pois a Semana da Cultura também contará com a participação dos municípios de Boquira e Paramirim.

Confira a programação:

• Dia 28/10/2010
Oficina durante a 4ª e 5ª aulas, em cada turno, a partir do texto O que é o Brasil? de Roberto DaMatta.

• Dia 03/11/2010
Sessão simultânea de cinema em todas as turmas, durante a 2ª e 3ª aulas. Filme: Tapete Vermelho.

• Dia 04/11/2010
Apresentação do Reisado de Santa Teresinha – matutino.
Apresentação do Reisado da Lagoa do Maurício – vespertino.
Apresentação didática da Filarmônica N. Senhora da Imaculada Conceição (Macaúbas) – noturno.
Exposição fotográfica Passado e Presente: conhecendo o acervo e a memória arquitetônica macaubense, organizada pelo historiador macaubense José Antônio de Souza.

• Dia 05/11/2010: DIA DA CULTURA NACIONAL
Durante todo o dia haverá a exposição Literatura em Foco no pátio do Centro.
Apresentação da Lira N. Senhora das Graças (Canabravinha de Paramirim) – matutino.
Apresentação do Grupo da Terceira Idade de Boquira – vespertino.
Apresentação do Grupo da Terceira Idade de Macaúbas – noturno.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Conselho Estadual de Educação discute novas diretrizes para a Educação Profissional

A elaboração das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Brasil entrou na pauta das discussões do Conselho Estadual de Educação (CEE). O CEE reuniu dezenas de representantes de instituições federais, estaduais, de entidades educacionais privadas e pesquisadores, em Salvador, para o debate sobre a proposta da Resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional nos termos da Lei 9.394/96, alterada pela Lei no 11.741/2008, que está em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE.

O MEC instituiu um grupo de trabalho, formado por especialistas, gestores federais e estaduais, sociedades científicas e representantes dos trabalhadores e dos movimentos sociais, que está encarregado de elaborar as propostas pedagógicas para a área. O resultado - proposta de parecer e minuta de resolução sobre as diretrizes nacionais - foi entregue pelo MEC ao CNE no último dia 1° de setembro. O superintendente da Educação Profissional do Estado da Bahia, Almerico Lima, doutor em Educação Profissional, fez parte do grupo de trabalho, como um dos representantes dos gestores estaduais de Educação Profissional.

No debate promovido pelo Conselho Estadual de Educação, conduzido pela presidenta do Conselho, Professora Aylana Barbalho e pelo presidente da Câmara de Educação Profissional do CEE, professor Albertino Nascimento, o também conselheiro professor Almerico Lima apresentou as principais questões que impactam a política pública de Educação Profissional.

A professora Aylana Barbalho disse que o evento foi muito importante porque refletiu o grande interesse de diferentes atores sociais em discutir a Educação Profissional. “É importante discutir que tipo de Educação Profissional queremos ter, as bases científicas, a cultura, o contexto local, para não dar foco apenas ao mundo do trabalho. É importante perceber de que lugar a gente está falando de Educação Profissional, que se dê conta que esse é o momento que a gente precisa ampliar, fortalecer nossa compreensão dessa oferta para que ao qualificar o trabalhador, se dê conta da formação plena do cidadão, preparando-o para o contexto e convivência nessa sociedade”, afirmou.

Segundo a professora Aylana, as contribuições do debate em Salvador serão encaminhadas para o CNE e após serem estabelecidas as novas bases da EP no país, será iniciado o trabalho para que seja feita nova resolução para Educação Profissional de Nível Médio na Bahia. Já o professor Albertino Nascimento, que também é diretor do Campus Salvador do IFBA (Rede Federal de Educação Profissional) ressaltou a importância da vinculação entre a educação básica e a profissional. “A experiência de mais de 100 anos da rede federal nos autoriza a defender o currículo integrado, lembrando que esta luta remonta à elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), passando pelas experiências dos trabalhadores nos anos 90, que agora se consolidará nas normativas nacionais”.

Princípio Educativo - Uma das bases conceituais e pedagógicas das novas Diretrizes da EP é o trabalho como princípio educativo já adotado na rede estadual. O superintendente Almerico Lima explica que, desta forma, o trabalho é reconhecido não apenas pelo seu valor econômico, mas pelo seu aspecto social e histórico, como princípio da formação do ser humano integral. E que é igualmente reconhecido no seu caráter fílosófico e epistemológico de produtor de conhecimentos, o que implica certificação dos saberes do trabalho. “O que queremos dizer com isso é que a formação de técnicos/as no país, deve compreender os fundamentos científicos e tecnológicos do sistema produtivo onde os jovens e trabalhadores/as atuam e também o contexto socioeconômico no qual estão inseridos”, afirma.

A formação profissional é um direito - Almerico Lima diz, ainda, que o documento aponta a formação profissional como um direito e dá uma resposta ao atual modelo que costuma imputar ao/a trabalhador/as a sua qualificação, sendo sua responsabilidade ser “empregável”. “Não trabalhamos nesta lógica. Assim como não trabalhamos com a visão da competição embutido na noção de competência. O que todos desejam não é uma Educação Profissional adestradora, mas que contribua para a formação integral dos/das futuros/as técnicos/as para que, como pontua o documento, tenham autonomia intelectual, orientação por um sentido ético, consciência e autonomia no trabalho para que entendam a ciência, os processos produtivos e as relações sociais com o sistema produtivo”, acrescentou.

Veja algumas das principais propostas da Resolução que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EP de nível médio nos termos da Lei 9.394/96, alterada pela Lei no 11.741/2008:

Integração - A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da Educação Nacional, integra-se, em suas diferentes formas – concomitante, integrada e subsequente – às diversas modalidades de educação, às dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura e regula-se por esta Resolução.

Sobre os Cursos: Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio visarão proporcionar ao estudante o domínio dos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais de processos produtivos, em geral e específicos, de bens e serviços, assim como a apropriação de conhecimentos e técnicas necessários ao exercício profissional e da cidadania. Os cursos serão organizados por eixos tecnológicos, constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio instituído pela Portaria Ministerial 870/2008, aprovado pela Resolução CNE/CEB 03/2008, com base no Parecer CNE/CEB 11/2008. E a oferta dos cursos, inclusive na modalidade de Educação a Distância, será precedida de autorização à instituição de ensino pelo órgão regulador competente.

Pressupostos - A EP Técnica de Nível Médio em todas as suas formas de oferta nos termos da Lei, inclusive nas modalidades Educação de Jovens e Adultos e Educação a Distância, baseia-se nos seguintes pressupostos: Formação integral do educando; Trabalho como princípio educativo; Indissociabilidade entre formação geral e educação profissional; Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem; Integração entre educação, trabalho, ciência, tecnologia e cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular; Integração de conhecimentos gerais e profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade, tendo a pesquisa como princípio pedagógico; Indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem; Articulação com o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental dos territórios onde os cursos ocorrem e no Reconhecimento das diversidades dos sujeitos, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes.

Projetos Pedagógicos - As instituições terão autonomia na concepção, elaboração, execução, avaliação e revisão do seu projeto pedagógico observando questões como: As exigências do caráter contraditório da produção social, como esfera e espaço de atividades de onde os sujeitos retiram os meios de reprodução de suas vidas; Os processos sócio-históricos e culturais que caracterizam a formação social brasileira, bem como sua relação com o contexto mundial; As características e identidades dos sujeitos adolescentes, jovens e adultos, considerando-se as múltiplas diversidades; A participação ativa de gestores e educadores responsáveis pela formação geral e específica, bem como da comunidade em geral; A articulação da instituição com familiares dos estudantes, com a comunidade local e a sociedade em geral; As necessidades socioeconômicas, culturais e afetivas dos estudantes; As condições didático-pedagógicas necessárias à qualidade do ensino e à valorização do trabalho docente e a escola como um lugar de memória, construindo-se de práticas que incentivem o vínculo entre os sujeitos que a constituem.

Currículo- Os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio deverão proporcionar ao/a estudantes: elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas da vida nas sociedades contemporâneas; Os recursos para exercer sua profissão com idoneidade intelectual, tecnológica e moral, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos-políticos e compromissos com a construção de uma sociedade justa e fraterna; O domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao núcleo politécnico do eixo tecnológico do curso e à sua matriz tecnológica de modo a permitir seu progressivo desenvolvimento profissional e sua capacidade de construir novos conhecimentos; o diálogo com diversos campos da ciência e da cultura como referências fundamentais a uma formação integral e os instrumentais de cada habilitação, por meio da vivência de situações práticas de estudo e trabalho, experimentos, oficinas, simulações, observações e estágios, sempre referenciados e associados aos processos descritos nas alíneas anteriores.

Certificação Profissional - O Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho e Emprego, em cooperação com os demais ministérios, subsidiarão os sistemas de ensino na regulação de processos de formação e certificação profissional, que possibilitem aos cidadãos/ãs o aproveitamento e a validação de saberes profissionais adquiridos em experiências de trabalho e de estudos formais e não formais e a orientação para a educação ao longo da vida dentro de itinerários formativos coerentes com suas respectivas histórias profissionais.


Formação dos professores
- A formação inicial e continuada dos professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio contemplará, dentre outros eixos, a formação científica, formação tecnológica e formação didático-pedagógica, além de conhecimentos sobre o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental dos territórios e sobre a diversidade dos sujeitos, das formas de produção e dos processos de trabalho dos diferentes locus onde os cursos ocorrem.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

CEEP em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho ganha prêmio nacional

O jornal “A Voz de Gaia”, feito por estudantes no Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho, para chamar a atenção dos soteropolitanos sobre o Rio Camarajipe, no bairro Boa Vista do São Caetano, rendeu ao CEEP o prêmio de campeão da 5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. A olimpíada foi realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das maiores instituições científicas do Brasil, com renome internacional, em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). O prêmio recebido pelo CEEP foi na categoria “Elaboração de Textos”.

O CEEP também foi finalista por outra ação pedagógica denominada: “Lixo para que te quero? Popularização das Ciências e Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na escola”, pela categoria “Projeto de Ciências”. O professor articulador da Educação Profissional do CEEP, Alex Vieira, que é mestre e doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS, viajou para a cerimônia de premiação no Rio de Janeiro, acompanhado pelas estudantes Aline Carneiro, 18 anos, e Bruna Helem, 18 anos, do 3º ano do ensino médio, que atuaram como produtoras, repórteres e fotógrafas do jornal experimental.

Neste ano, foram inscritos quase 800 textos, vídeos e projetos de escolas públicas e privadas de todo o país. Somente 34 trabalhos com maior destaque nas etapas regionais foram avaliados na etapa nacional. O professor Alex disse que as ações pedagógicas selecionadas fazem parte de um trabalho de popularização das ciências desenvolvido no CEEP possibilitando que os estudantes interajam e façam intervenções no meio social em que vivem e, sobretudo, possam conhecer mais e mais o mundo das ciências e da pesquisa. “Essa premiação é um reconhecimento do fazer ciência que vem sendo desenvolvido na escola pelos estudantes”, afirmou.

A estudante Bruna Helem está felicíssima com a premiação. “Foi uma alegria imensa porque a concorrência era muito grande. Fiquei lisonjeada. A gente escolheu esse tema porque falar sobre o rio, é falar da nossa realidade, do nosso bairro”. Para ela, a premiação valoriza a escola pública e a ação pedagógica contribui para que se tenha um maior respeito com o meio ambiente. “Esse prêmio é importante para que as pessoas vejam que a escola pública tem seu mérito, tem qualidade. Além disso, a gente começou a olhar diferente o rio, como surgiu, o que era antes de virar um esgoto. Agora temos uma consciência maior sobre a importância do uso racional da água e passamos isso para a comunidade ao entregamos o jornal lá no bairro”, avalia.

A estudante Carlilane Moreira, 18 anos, esta foi uma das melhores experiências de sua vida. "Depois de muito esforço, coleta de informações, pesquisa e elaboração de matérias para o jornal, o tão esperado resultado foi alcançado. Mas, o mais importante foi o conhecimento adquirido no desenvolvimento do projeto e a nova forma de pensar que agora tenho sobre os problemas ambientais que cercam a sociedade atual e os males que esses problemas podem trazer à saúde de seus habitantes", avalia.

O superintendente da Educação Profissional do Estado (Suprof), Almerico Lima, disse que esta premiação reflete “o compromisso dos nossos educadores em formar cidadãos, sujeitos de direitos, capazes de intervir na sociedade e fazer a diferença, por meio de ações pedagógicas como estas previstas no Plano de Educação Profissional da Bahia”. Ele destacou que a iniciação científica e a intervenção social por meio das tecnologias sociais são parte dos princípios pedagógicos adotados pela Superintendência da Educação Profissional.

O RIO CAMARAJIPE - O jornal “A voz de Gaia” é um dos frutos destas experiências. Na edição de maio de 2010, vencedora da premiação, os estudantes relataram a situação do Rio Camarajipe, no bairro Boa Vista do São Caetano. Mostraram como o rio, de 14 km, está sendo impactado ao longo dos anos principalmente por questões decorrentes da expansão urbana. São impactos gerados, por exemplo, pelo acúmulo de lixo, despejo de efluentes, derrubada de matas ciliares e ocupação das margens por construções irregulares. Há relatos que na década de 70, o rio teve seu curso alterado. Na edição do jornal, são apresentadas também consequências para a população em função da poluição do Camarajipe: enchentes, proliferação de ratos e mosquitos e de doenças. Apresentam ainda, relatos de moradores antigos sobre o tempo em que o rio era vivo, quando se podia tomar banho e até pescar.

A experiência do jornal foi tão bem sucedida que o impresso passará a ter edições semestrais, sempre com a temática envolvendo “Popularização da Ciência”. As próximas edições contam com o envolvimento direto dos/as estudantes dos cursos técnicos em Refrigeração e Climatização, Eletrotécnica e Logística.

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente tem caráter educativo e objetiva estimular os/as estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), a construírem conhecimentos e refletirem de forma crítica e criativa sobre questões e problemas relacionados à saúde e ao meio ambiente.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Boletim da Educação Profissional destaca lançamento de curso sobre EP, Ciência, Tecnologia e Relações Raciais

O Boletim da Educação Profissional desta semana destaca o convênio firmado entre a Secretaria da Educação, por meio da Superintendência da Educação Profissional (Suprof) com o Instituto Cultural Stive Biko. O curso é dirigido a professores de Educação Profissional tem como tema “Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Relações Raciais”. O boletim apresenta, ainda, matéria sobre a aula inaugural do Trilha/Educação, em Governador Mangabeira e sobre Feira do Conhecimento que mobilizou estudantes do CETEP da Chapada Diamantina e a comunidade local.

O Boletim da EP é mais um produto de comunicação que visa contribuir com a divulgação das atividades relevantes que envolvem a EP nos centros estaduais, territoriais e unidades que ofertam EP na Bahia. O Boletim é editado em formato A4 e pode ser impresso em papel de ofício para facilitar a divulgação nas unidades.

Veja boletim edição nº 21: Clique aqui.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Estado lança curso sobre Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Relações Raciais para professores

A Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência da Educação Profissional, lançou o curso “Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Relações Raciais” dirigido a professores de Educação Profissional. Ministrado em convênio com o Instituto Cultural Steve Biko, o curso é parte do Plano de Educação Profissional da Bahia que prevê ações que impeçam a discriminação de raça/etnia e de gênero, e que permitam a inclusão de pessoas com deficiência.

O curso começou no último dia 20, com a aula inaugural no Forte da Capoeira, em Santo Antonio Além do Carmo. A princípio, o curso está sendo dirigido para 40 professores/as de Salvador, Simões Filho e Camaçari. Terá duração de seis meses e 120horas, sendo 80 horas presenciais, incluindo videoconferência e 40 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão.

Para o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, este curso de formação é mais uma iniciativa do Estado da Bahia, por meio de uma proposta inovadora de Educação Profissional; não tecnicista, que respeita a diversidade e eleva a estima de grupos socialmente excluídos. “Tenho certeza que este curso irá sensibilizar ainda mais nossos/as educadores para o reconhecimento e busca da superação das desigualdades raciais no campo da Educação Profissional. A perspectiva é que eles/elas obtenham maior instrumental teórico contribuindo, ainda mais, para a inclusão das populações afrodescendentes e indígenas nos espaços de ciência e tecnologia, pilares da política pública da Educação Profissional da Bahia”, afirmou.

Segundo o superintendente, o convênio com o Instituto Stive Biko foi firmado em função do papel que o instituto vem desenvolvendo junto à sociedade para estimular o gosto pela ciência e tecnologia entre estudantes negros oriundos da escola pública. O reconhecimento do trabalho pode ser verificado através de projetos premiados como o “OGUNTEC: Uma experiência de ação afirmativa no fomento à educação científica”, que ganhou, em 2007, o Prêmio Jovem Cientista, um dos mais importantes da América Latina.

Trilha/Educação beneficia 200 jovens em Governador Mangabeira

Sônia Silva é um/a entre os/as 200 estudantes inscritos no Programa Trilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – desenvolvido pelo Estado, em Governador Mangabeira. Na última segunda-feira (dia 18), Sônia participou, no município, da aula inaugural da primeira turma geral do Trilha/Educação, uma das ações do Programa Trilha sob a coordenação da Secretaria da Educação. “Este programa acho que é um meio de trazer uma oportunidade de trabalho para mim, para ter um futuro melhor pra mim e para meus filhos. Tô animada para voltar pra sala de aula”, festeja.

As aulas regulares começaram na terça (dia 19), prosseguirão pelos próximos 18 meses e estão sendo realizadas no Centro Educacional professora Angelita Gesteira, no centro de Governador Mangabeira, e no Centro Educacional professor Agnaldo Viana Pereira, no Distrito de Quixabeira, beneficiando, principalmente, jovens oriundos da zona rural. A carga horária será de 2 mil horas/aulas.

Os/as jovens receberão certificado de concluintes do ensino fundamental e outro certificado de qualificação profissional de 390 horas, do arco Metalmecânica. Assim, estarão aptos a exercer uma profissão ou então a continuar a formação profissional ingressando em um dos cursos técnicos de nível médio ofertados pela rede Estadual de Educação Profissional.

A representante do Território do Recôncavo, Rosana Vieira, disse que a chegada de mais um programa voltado à educação e formação profissional para jovens e trabalhadores/as do Recôncavo, reflete um processo de resgate e de inclusão social promovido pelo Governo do Estado. “Programas como o Trilha/Educação vêm para potencializar a juventude, nosso povo num território com povos, como os quilombolas, historicamente excluídos. Estes programas, o Trilha, o Projovem e o Topa resgatam o pertencimento deste pessoal e fazem com que a gente não saia do nosso território e sim, cresça junto com ele”, acredita.

A secretária da Educação de Governador Mangabeira disse que Trilha/Educação é a resposta de um compromisso assumido pelo Estado com aqueles que deixaram de estudar. “O Trilha/Educação vai resgatar adolescente e até adultos que há muito tempo deixaram de estudar ou que não tiveram a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos”.

A educadora de formação cidadã, Aniaci Silva, acredita que o Trilha/Educação contribuirá para que os/as estudantes tenham um diferencial de vida. “Além de estudar o ensino básico, este arco é uma participação cidadã em relação à comunidade e a questão do trabalho, que é fundamental e será estimulada ainda mais”.

Para a diretora de Formação Inicial e Continuada da Superintendência de Educação Profissional, Tatiana Scalco, “a implantação do Trilha/Educação significa o atendimento de parte da demanda existente de ensino de jovens e adultos e de qualificação profissional na Bahia. É uma resposta do governo da Bahia a estes jovens. Destaca-se que em Governador Mangabeira esta ação conta com a parceria da prefeitura municipal”, conclui.

Sobre o Trilha/SEC

O Trilha/Educação faz parte do Trilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – com ações em diferentes secretarias. O Trilha foi criado pelo Decreto Estadual de nº 11.262, em 21 de outubro de 2008, com objetivo central de inserir jovens em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras para a geração de renda, a exemplo da economia solidária, motivando-os para o exercício da cidadania.

O Trilha/Educação e o Trilha/Projovem Urbano são duas das ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação no âmbito do Trilha, por meio da Suprof. A terceira ação do Trilha na Secretaria da Educação é o Trilha/Projovem Saberes da Terra, executado pela Superintendência de Educação Básica (SUDEB).

O objetivo destas ações é estimular o retorno dos jovens às salas de aula, promovendo a elevação da escolaridade, a certificação da educação básica, a qualificação profissional e a ação comunitária, contribuindo para a formação integral dos jovens.

CETEP Chapada Diamantina realiza Feira do Conhecimento



O Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina foi transformado em um grande laboratório. De 18 a 22 deste mês, os/as estudantes tiveram a oportunidade de mostrar para a comunidade do município de Wagner, ações pedagógicas desenvolvidas nos diferentes cursos técnicos durante este ano de 2010.

Para a realização da “II Feira do Conhecimento do CETEP da Chapada Diamantina”, foram montadas 15 salas temáticas, onde foram realizadas oficinas, cursos, apresentações culturais, debates, palestras e exposições. O objetivo é contribuir para com a formação integral do/a estudante. Sendo o trabalho um princípio educativo adotado pelo Plano de Educação Profissional da Bahia, esse tipo de atividade visa fazer com que os/as estudantes se apropriem ainda mais dos conhecimentos e técnicas necessárias ao exercício profissional e da cidadania.

Os/as estudantes do curso Técnico em Enfermagem, por exemplo, fizeram simulações de desmaios e crises convulsivas para mostrar quais os procedimentos adotados em situações reais e os/as estudantes de Edificações apresentaram técnicas utilizadas na área e ilustraram com maquetes. Já os estudantes do técnico em Meio Ambiente destacaram, dentre outras coisas, a necessidade do uso racional da água.

A II Feira do Conhecimento chamou a atenção de muitas crianças, dos moradores de Wagner, onde o CETEP está instalado, e também atraiu muita gente de municípios vizinhos como Bonito, Utinga, Tapiramutá, Itaberaba e Lajedinho.

Para Jábson Santana, estudante do 3º ano, do curso técnico em Agropecuária, essa experiência faz parte da preparação para o futuro exercício da profissão. “Esta feira é uma forma de mostrarmos aquilo que aprendemos e que logo estaremos prontos para exercer a profissão. Temos que agradecer aos professores pelo empenho e em especial à professora Amanda Amorim que, mesmo depois de 30 anos de serviço, foi o braço forte para a apresentação destes trabalhos”, salientou.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fala Educação destaca curso técnico para agricultores/as familiares

O Fala Educação, desta semana, traz informações sobre o primeiro curso técnico da Bahia voltado para agricultor familiar. O curso será oferecido para lideranças da agricultura familiar, no Centro Estadual de Educação Profissional no município de São Domingos, semiárido baiano. Desenvolvido pela Secretaria da Educação em parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, a formação pretende promover a elevação da escolaridade dos agricultores familiares e o desenvolvimento sustentável, econômico e comunitário da região.

Confira, também, o início das aulas do Trilha - programa estadual de inserção de jovens no mundo do trabalho - para 200 jovens do município de Governador Mangabeira. O programa oferta cursos com duração de 18 meses nas áreas agroextrativismo e metalmecânica para pessoas que não possuem o ensino fundamental.

Conheça, ainda, como o projeto de economia de água desenvolvido pela equipe do Colégio Estadual Marieta Pereira dos Santos, em Tremedal, provoca a consciência ambiental de estudantes do Território de Vitória da Conquista. O projeto Cisterna na escola armazena água da chuva em cisternas para reaproveitamento no cotidiano escolar.

Na agenda, o Fala Educação informa o calendário de atividades que marcam a semana. A Secretaria da Educação lança a 2ª edição do Momento cultural 2010: a biblioteca como fonte de cultura. O evento acontece nesta quinta e sexta-feira (21 e 22.10), na Escola Parque, em Salvador. Já no município de Caetité, alunos e professores do Instituto de Educação Anísio Teixeira realizam a 12ª Feira de Educação Artes e Cultura. O evento será realizado nos dias 27 e 29 de outubro e traz como novidade a inclusão do 2º Dia Internacional da Animação.

Para ouvir o programa clique aqui: http://www.educacao.ba.gov.br/

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Estado promove aula inaugural do Trilha/SEC em Governador Mangabeira

Uma vida com mais conhecimento, oportunidades e qualificação profissional. Esta é a expectativa de 200 jovens do município de Governador Mangabeira que estão inscritos no Programa Trilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – desenvolvido pelo Estado. Na próxima segunda-feira (dia 18), eles/as irão participar da aula inaugural da primeira turma geral do Trilha/SEC, uma das ações do Programa Trilha sob a coordenação da Secretaria da Educação. A solenidade será às 16 horas, no Mangabeira Fest, localizado na Praça Castro Alves, antiga academia Araújo.

As aulas regulares começam na terça (dia 19), prosseguirão pelos próximos 18 meses e serão realizadas no Centro Educacional professora Angelita Gesteira, no centro de Governador Mangabeira, e no Centro Educacional professor Agnaldo Viana Pereira, no Distrito de Quixabeira, beneficiando, principalmente, jovens oriundos da zona rural. A carga horária será de 2 mil horas/aulas.

Os/as jovens receberão certificado de concluintes do ensino fundamental e outro certificado de qualificação profissional de 390 horas, dos arcos Agroextrativismo ou Metalmecânica. Assim, estarão aptos a exercer uma profissão ou então a continuar a formação profissional ingressando em um dos cursos técnicos de nível médio ofertados pela rede Estadual de Educação Profissional.

De acordo com a diretora de Formação Inicial e Continuada da Superintendência de Educação Profissional, Tatiana Scalco, “a implantação do Trilha/SEC significa o atendimento de parte da demanda existente de ensino de jovens e adultos e de qualificação profissional na Bahia. É uma resposta do governo da Bahia a estes jovens. Destaca-se que em Governador Mangabeira esta ação conta com a parceria da prefeitura municipal”, conclui.

Sobre o Trilha/SEC

O Trilha/SEC faz parte do Trilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – com ações em diferentes secretarias. O Trilha foi criado pelo Decreto Estadual de nº 11.262, em 21 de outubro de 2008, com objetivo central de inserir jovens em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras para a geração de renda, a exemplo da economia solidária, motivando-os para o exercício da cidadania.

O Trilha/SEC e o Trilha/Projovem Urbano são duas das ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação no âmbito do Trilha, por meio da Superintendência da Educação Profissional (Suprof). O Trilha Projovem Urbano é executado em parceria com o Governo Federal. A diferença entre estas ações é a de que o Trilha/SEC é oferecido nos municípios onde não tem Trilha/Projovem Urbano. A terceira ação do Trilha na Secretaria da Educação é o Trilha/Projovem Saberes da Terra, executada pela Superintendência de Educação Básica (SUDEB).

O objetivo destas ações é estimular o retorno dos jovens às salas de aula, promovendo a elevação da escolaridade, a certificação da educação básica, a qualificação profissional e a ação comunitária, contribuindo para a formação integral dos jovens.

Professor/a, meu/minha amigo/a

Diariamente, são 48 mil professores/as que saem de casa com destino às salas de aulas da rede estadual com a nobre missão de educar. Eles/as têm o compromisso de formar cidadãos/ãs, de difundir conhecimentos e valores. Além disso, trabalham para garantir que mais 1,2 milhão de estudantes, distribuídos em 1544 escolas da rede estadual e 645 anexos, tenha acesso a uma escola de qualidade.

No dia a dia, eles/elas são mestres/as no desafio de tornar a escola um espaço cada vez mais agradável e prazeroso, que desperte o interesse das crianças, adolescentes e jovens baianos/as.

São os/as professores/as que garantem que as políticas públicas para a educação sejam efetivadas nas escolas. São eles/as que assumem o desafio de construir uma educação básica de qualidade, de levar a Educação Profissional aos/as jovens nos Territórios de Identidade, de contribuir para que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade e de garantir a todos/as os/as estudantes, sem distinção, o direito de aprender.
No Dia do Professor, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia parabeniza todos/as os/as professores da ativa e também os 37 mil aposentados/as pelo seu comprometimento, esforço e dedicação pela educação da Bahia.

Veja homenagem no link: http://www.sec.ba.gov.br/diadoprofessor/

E também depoimentos de professores/as e estudantes da Rede de EP da Bahia sobre esta data tão signficativa para todos/as.

UMA HISTÓRIA DE AMOR

"Sou amante da língua que falo e que procuro ensinar aos meus alunos, à medida que aprendo com eles. Trabalhei com uma turma de alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio que muito nos marcou. Vivenciamos experiências incríveis. Falávamos de tudo no universo do saber, divertindo-nos e nos fazendo crescer. O reconhecimento: vê-los todos, fechando a rua com flores e uma bela homenagem poético-musical. Quanto aprendemos e crescemos! Guardo-os na memória, no coração e na minha caixa de lembranças. Ser professor para mim é dar-se a cada dia um pouquinho mais." - Professora Neilda da Silva Gonçalves Lima - Colégio Polivalente Monsenhor Luis Ferreira de Brito - São Sebastião do Passé- BA
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"A minha trajetória como professora começou quando eu tinha apenas doze anos e estava prestes a cursar a 5ª série. Para custear meus estudos, pedi aos vizinhos que me deixassem alfabetizar seus filhos a preço popular, no que fui atendida e formei uma turma com, aproximadamente, 30 alunos. Daí começou uma escolinha a qual denominamos "Escolinha Santa Bárbara" que durou mais de vinte anos.
Decidi fazer um curso de licenciatura, ingressei no Estado em 1985 e aqui estou.
Hoje, sou gestora deste Centro, juntamente com minhas colegas Josineide, Helda, e Odete, equipe eleita pelo voto direto, pois para mim, ser professor é promover uma gestão democrática, em prol de uma educação pública de qualidade.
Detalhe: Nossos filhos estudam aqui.
Abraços." - Professora Heloisa - CETEP do Semiárido Nordeste II- Alagoinhas-BA
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"Vou relatar sobre a professora Edith de Souza Santana, que com muito carinho por sua profissão e aos seus alunos, incentivou-me a buscar novos caminhos principalmente no meu futuro profissional. Por sua habilidade em ensinar, busca sempre o melhor para seus alunos com palavras e ações, por este motivo estou cursando o curso técnico em Agropecuária, pois este curso mostra ser de extrema importância para mim futuramente. Por esse motivo professor para mim significa ato de doação."- Ellen Evani Evangelista da Silva dos Santos – Estudante do Col. Est. Dr. José Carvalho Batista- Rio Real- BA
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"Uma experiência inexplicável ocorreu em 1998, na Escola Estadual Aliomar Baleeiro, situada no bairro de Pernambues em Salvador-Ba. Eu, juntamente com a professora de Língua Portuguesa e a professora de Inglês, organizamos uma feira das nações. A princípio a coordenação da escola não acreditava na realização do evento, por considerar os estudantes desinteressados. A feira das nações foi um sucesso. Os alunos realizaram o evento com total dedicação. Anos depois para minha alegria, reencontrei um ex-aluno desta mesma escola e ele se aproximou e me disse “Professora Maira, você lembra de mim?
”Olhei para ele e lembrei do menino que era um excelente aluno de matemática. Ele me disse: "Professora estou cursando Engenharia, na Escola de Engenharia da Bahia”. Isso foi gratificante." - Professora Maira Cruz - CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA
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"Em uma das minhas aulas eu falava sobre superação. Estava reanimando os meus alunos que não mais tinham o desejo de aprender em função de algumas coisas que vinham acontecendo. Peguei o pincel e comecei a dar aula para eles sobre qualidade e produtividade.
Terminei a aula e fui para casa muito triste. Quase desisti de ser professor em função do que tinha ouvido da minha classe. De repente, fui até a minha mini biblioteca e peguei um livro que fala sobre liderança. Em um dos parágrafos daquele livro, tinha uma frase que me emocionou muito. Estava escrito assim: “Aquele que escolhe a mediocridade, não se destaca e jamais a sua história será contada”. Depois disso, decidi que ia ser o melhor professor da atualidade.
Ser professor para mim é acreditar na vida mesmo que as impossibilidades existam e os limites não sejam superados. Com certeza um nova história será construída através da semente que foi plantada e regada com muito carinho e amor.
Abraços!" - Professor Joseilton D. Gomes- CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA
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"Professor para mim significa...
Responsabilidade de pessoas que usam seus conhecimentos em prol de um mundo melhor e mais inteligente. Pessoas que se preocupam em educar e ter como retorno um simples reconhecimento do seu trabalho. São pessoas que formam opinião e são fundamentais para o crescimento pessoal de um individuo e o crescimento do país.
Parabéns professor!" - Iscarlet Menezes – Estudante do CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA
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"Professor para mim é...
Ser responsável, facilitador, dedicado, possuir autonomia, entre outros.
É um educador que proporciona lições importantíssimas para seus alunos, a cada dia se esforça mais para dar o melhor de si.
Sem ele com certeza os alunos não conseguiriam atingir o sucesso profissional e até mesmo pessoal.
Professor: Um Guerreiro do Saber.
Parabéns pelo seu dia..." Islânia Silva- Estudante do CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA
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"Nada seríamos se não tivesse alguém para nos guiar na grande caminhada da vida, nos motivando nas horas das dificuldades, nos mostrando o caminho a que devemos seguir. Abrindo assim novos horizontes, novas formas de pensar, nos instruindo a ser mente pensante. Professor para nós é um educador, companheiro, conselheiro e amigo." - Turma de Eletroeletrônica 2010.1 /Vespertino do CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA
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"Oi Gente,
Lembro do meu primeiro dia como professor, estava muito inseguro e preocupado, pois na época tinha um grande problema chamado timidez e, por isso, achava que seria muito difícil liderar uma classe. Então, neste primeiro dia, a vida mostrou-me algo que foi surpreendente para mim, que se chama vocação.
Assim, percebi que o principal ingrediente para alcançarmos o sucesso é a paixão pelo nosso trabalho, pela nossa profissão, e nós não a escolhemos, ela que nos escolhe.
Ser professor para mim é ter a oportunidade de trazer mudanças positivas na consciência das pessoas e, assim, contribuir para um mundo melhor." - Professor Leandro Lima - CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA
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"Professor significa para mim...
Ouvir as nossas duvidas.
Ficar feliz com o bom rendimento da turma.
Saber lidar com situações complexas.
Esforçar-se para que possamos entender o assunto.
Sorrir quando os alunos são bem sucedidos". - Turma de Eletroeletrônica 2010/Vespertino- CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CEEP em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho realiza exposição sobre história, memórias e práticas culturais de Salvador

Um olhar curioso e investigativo foi lançado na cidade de Salvador pelos/as estudantes do 3º ano do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho. Por meio de um trabalho multidisciplinar envolvendo Geografia, História, Literatura Portuguesa/Brasileira, Biologia, Inglês, Filosofia e Sociologia, os/as estudantes foram estimulados a ter um maior contato com a história do Salvador. O resultado está sendo apresentado hoje (dia 14), das 9h às 17h, nas dependências do CEEP, bairro do São Caetano, na exposição: “SALVADOR (RE)VISITADA: histórias, memórias e práticas culturais”.

A exposição é fruto do projeto de ensino-aprendizagem que tem o objetivo de colocar os/as estudantes em contato com múltiplas fontes de pesquisa sobre a história da cidade, ao mesmo tempo em que possibilita que eles/elas construam um novo olhar sobre a primeira capital do país. Tudo isso, a partir da pesquisa em diferentes arquivos existentes na cidade e levando em consideração também conversas com moradores dos bairros onde moram, entrevistas nas ruas, sites que veiculam informações sobre as práticas culturais da cidade e consultas em outros canais de informação.

Como estratégia de pesquisa-ação, os/as estudantes foram divididos em seis grupos de pesquisa. Cada grupo ficou responsável pelo levantamento histórico de uma determinada área da cidade: cidade alta 1 (Centro Histórico, Avenida Sete de Setembro, Barris, Nazaré, Joana Angélica, Vitória e Graça); cidade alta 2 (do bairro da Garcia até o bairro de Engenho Velho da Federação e adjacências); cidade alta 3 (Dique do Tororó, Avenida Vasco da Gama, Engenho Velho de Brotas, Brotas e Cosme de Farias); cidade baixa (da Igreja da Conceição da Praia à Igreja do Senhor do Bonfim); bairros litorâneos (do bairro da Ribeira ao Farol de Itapuã), e bairros populares (São Caetano, Liberdade, Curuzú, Lapinha, Pirajá, Marechal Rondon, Paripe, Periperi, Lobato, Marechal Rondon, Cajazeiras, dentre outros).

TRABALHO DE CAMPO -
No trabalho em campo, além das entrevistas/filmagens públicas com transeuntes nas ruas para a elaboração de vídeos, também foram feitas pesquisas nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico do Estado da Bahia, Arquivo Histórico da Prefeitura Municipal do Salvador, Arquivo Público do Estado da Bahia, Biblioteca Central do Estado da Bahia, Biblioteca da Escola de Arquitetura da UFBA, Museu Afro-Brasileiro, Museu do Palácio Rio Branco, Museu de Arte Moderna e Museu de Arte Sacra.

O professor de História e um dos orientadores do projeto, Francisco Nunes, disse que a exposição nasceu da necessidade de um grupo de professores das áreas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Códigos e Linguagens em possibilitar aos/as estudantes a uma situação de aprendizagem que extrapolem os muros da Unidade Escolar. “Ao mesmo tempo, o projeto relaciona-se com a constatação de que a cada dia tem ocorrido uma espécie de esvaziamento no que tange ao aprender e apreender as diversas narrativas históricas sobre a História, seja do país, estados, cidades e municípios. Essa constatação tem colocado alguns docentes na condição de criar estratégias de (re)significação das diversas histórias, memórias e práticas culturais sobre as cidades brasileiras, neste caso, Salvador”, comenta. Ele acrescenta que a elaboração desta situação de aprendizagem via projeto de ensino-aprendizagem interdisciplinar, visa poder contribuir mais significativamente no processo de aquisição de conhecimento para os estudantes do CEEP.


Professores/as Orientadores/as:

Profª Claudete Amorim (Sociologia)
Profª Daniela Ramos (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira)
Profª Elneide Ariany (Língua Inglesa)
Prof. Francisco A. Nunes Nt. (História)
Profª Gleidineia Leite Campos (Biologia)
Profº Hilton Ferreira (Geografia)
Profª Jussara Freitas Bittencourt (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira)
Profª Mary Farias (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira)

CEEP do Semiárido terá curso para agricultores/as familiares

O Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP Semiárido), em São Domingos, será a primeira unidade da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia a oferecer um curso técnico voltado, exclusivamente, para lideranças da Agricultura Familiar. O curso será lançado no seminário de sensibilização a ser realizado no CEEP Semiárido no próximo dia 18 de outubro e utilizará, pela primeira vez na rede pública estadual, as metodologias preconizadas pela Pedagogia da Alternância.

Deverão ser contempladas com o curso, 35 agricultores/as familiares de diferentes Territórios de Identidade da Bahia. O projeto piloto será desenvolvido pela Secretaria da Educação, por meio da Superintendência da Educação Profissional, em parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Fetraf-BA).

Os/as agricultores/as irão fazer o curso Técnico em Agropecuária pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O curso visa, dentre outras coisas, promover a elevação da escolaridade, contribuir para o desenvolvimento sustentável, econômico, comunitário e solidário no campo e proporcionar habilitação profissional de nível técnico e certificação de conclusão do ensino médio para os/as agricultores/as familiares.

Outras perspectivas são incentivar a geração de renda no campo, fomentar a discussão, troca de experiências e práticas agroecológicas durante o curso, trabalhar as dimensões pedagógicas da cultura e da identidade dos povos do campo e contribuir com a organização dos/as agricultores/as familiares, por meio do desenvolvimento de ações nas comunidades envolvidas.

Pedagogia da Alternância

O superintendente de Educação profissional do Estado, Almerico Lima, disse que essa parceria com a Fetraf-BA para o oferecimento deste curso, “é mais um atendimento das demandas dos movimentos sociais e também é uma oportunidade de trocas pedagógicas que irão beneficiar a rede estadual. Neste sentido, a Pedagogia da Alternância, que prevê ações formativas nos “tempos presenciais” (sala de aula) e “tempo comunidade” (intervenção no local de origem do educando), pode contribuir para o atendimento de outras demandas de populações de baixa escolaridade como trabalhadores/as domésticos/as, ambulantes, povos indígenas e quilombolas. Também prenuncia a implantação do Centro de Educação Profissional do Campo Milton Santos, em Arataca, já em 2011”.

Para Joeleno Monteiro, coordenador geral da Fetraf-BA, essa parceria representa a continuidade, o desafio de inserir também a educação no contexto do desenvolvimento da agricultura familiar e do campo. “Significa preparar nossos jovens, através da Pedagogia da Alternância, para garantir a continuidade da vida no campo, além de dar conhecimento técnico necessário para o desenvolvimento produtivo visando à estruturação da agricultura familiar”.

CEEP em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho é finalista da 5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

O Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador, é um dos finalistas da 5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das maiores instituições científicas do Brasil, com renome internacional, em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). Duas ações pedagógicas apresentadas pelos estudantes do CEEP foram selecionadas para a etapa final da Olimpíada marcada para o próximo dia 21, no Rio de Janeiro. A primeira é o jornal “A voz de Gaia”, concorrente na categoria “Elaboração de Textos”. E a outra denominada: “Lixo para que te quero? Popularização das Ciências e Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na escola” foi selecionado na categoria “Projeto de Ciências”.

Irão para o Rio de Janeiro, as estudantes Aline Carneiro e Bruna Helem, do 3º ano do ensino médio, acompanhadas pelo professor articulador da Educação Profissional do CEEP, Alex Vieira. O professor explica que os projetos selecionados estão inseridos no trabalho de popularização das ciências desenvolvido na unidade desde 2005, inicialmente aproveitando a Semana Nacional de Ciência & Tecnologia e atualmente perpassado outras atividades visando despertar o interesse dos/as estudantes pelo tema no CEEP. Estas iniciativas são previstas no Plano de Educação Profissional da Bahia, pois a iniciação científica e a intervenção social por meio das tecnologias sociais são parte dos princípios pedagógicos adotados pela Superintendência da Educação Profissional.

O RIO CAMARAJIPE - O jornal “A voz de Gaia” é um dos frutos destas experiências. Na primeira e única edição, de maio de 2010, os estudantes relataram a situação do Rio Camarajipe, no bairro Boa Vista do São Caetano. Mostraram como o rio, de 14 km, está sendo impactado ao longo dos anos principalmente por questões decorrentes da expansão urbana. São impactos gerados, por exemplo, pelo acúmulo de lixo, despejo de efluentes, derrubada de matas ciliares e ocupação das margens por construções irregulares. Há relatos que na década de 70, o rio teve seu curso alterado. Na edição do jornal, são apresentadas também consequências para a população em função da poluição do Camarajipe: enchentes, proliferação de ratos e mosquitos e de doenças. Apresentam ainda, relatos de moradores antigos sobre o tempo em que o rio era vivo, quando se podia tomar banho e até pescar.

A experiência do jornal foi tão bem sucedida que o impresso passará a ter edições semestrais, sempre com a temática envolvendo “Popularização da Ciência”. As próximas edições contam com o envolvimento direto dos/as estudantes dos cursos técnicos em Refrigeração e Climatização, Eletrotécnica e Logística. O professor Alex Vieira, mestre e doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências, disse que a seleção das ações pedagógicas motiva a comunidade estudantil. “É um ganho pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido de dentro do centro para a comunidade. É o reconhecimento do trabalho das estudantes que passaram dois, três meses em campo, pesquisando e sabendo o que é fazer ciência”, avalia.

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente tem caráter educativo e objetiva estimular os/as estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), a construírem conhecimentos e refletirem de forma crítica e criativa sobre questões e problemas relacionados à saúde e ao meio ambiente.

Técnicos em Agricultura formados pelo Colégio José Ribeiro são contemplados com bolsa de iniciação científica

Os/as agricultores/as familiares das cidades de Canarana, Barro Alto e Carfarnaum, irão contar com uma assistência técnica toda especial. Oito estudantes concluintes do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Estadual José Ribeiro, em Canarana, foram aprovados no edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa na Bahia (FAPESB) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Com a bolsa de pesquisa, os/as estudantes poderão contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, por meio de ações de assistência técnica e extensão rural nas três cidades do Território de Identidade de Irecê.

O edital contemplou todos os Territórios de Identidade da Bahia. No caso de Irecê o projeto Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural teve como foco o desenvolvimento dos sistemas produtivos para o fortalecimento da agricultura familiar, no valor de R$ 1.108.440,00. Neste contexto, foi feita a seleção de diversos profissionais, dentre os quais, os técnicos em Agropecuária que terão uma bolsa com duração de 18 meses a contar do dia 03 de novembro próximo.

Foram selecionados sete técnicas e um técnico concluintes de 2009, do Colégio Estadual José Ribeiro, mediante análise do currículo lattes/CNPQ, cuja elaboração contou com auxílio dos professores do colégio. O professor Carlos Ney, geógrafo, mestre em Engenharia Civil e Ambiental e articulador do curso Técnico em Agropecuária, explicou que uma das ações de orientação e supervisão realizada na unidade escolar é o Programa de Atendimento aos egressos e estudantes do 4º ano. Este programa presta orientações sobre procura por ocupação, por meio de emprego, apresentação nas empresas, comportamento em entrevistas, elaboração de currículo comum e currículo lattes/CNPQ.

“Sobre o currículo lattes fizemos orientações a partir da exigência do referido currículo para a seleção e sentamos com os/as estudantes e ensinamos o passo a passo desde a entrada no site do CNPQ até a impressão do currículo. Também mantemos contato com os egressos por meio de e-mail e telefone celular para avisarmos em primeira mão sobre seleções, concursos e eventos”. Estas iniciativas fazem parte do repertório de ações de orientação profissional estimuladas pela Superintendência da Educação Profissional em todas as unidades escolares que ofertam educação profissional no estado.

AÇÕES AGROAMBIENTAIS - O Colégio Estadual José Ribeiro também realiza atividades e ações pedagógicas de extensão rural, principalmente junto com associações rurais, para contribuir com o desenvolvimento da agropecuária e das comunidades rurais e ao mesmo tempo viabilizar maiores oportunidades de inserção dos técnicos no mundo do trabalho.

Técnicos/as contemplados com a bolsa

Auricélia Guardiana Laranjeira
Elzira Neta Dourado Pereira
Elane Sobreira dos Santos
Darleide Martins da Silva
Juscilene Moreira de Lima
Mariana Pimenta da Silva
Elizomar Guardiano da Silva
Valéria Gonçalves Rodrigues

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lançado processo seletivo para Agente Jovem de Assistência Técnica Rural

O Movimento de Organização Comunitária está recebendo até o próximo dia 18, inscrições para o processo seletivo para Agente Jovem de Assistência Técnica Rural, com o objetivo de atender às necessidades do convênio nº 299/2009, firmado entre a instituição e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR).

São duas vagas para assistência técnica rural e sete para assistência técnica rural - aptidão em Apicultura e Meliponicultura. As vagas são para os municípios de Araci, Nova Fátima, Pé de Serra, Serrinha e Teofilândia.

Veja o edital completo acessando:
http://www.moc.org.br/editais.php ou http://www.moc.org.br/editais/11-10-2010_13_01_24.doc

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Estudantes da Educação Profissional consolidam formação técnica com o estágio

A estudante Giovania Santos (foto), do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, vive um momento especial na sua vida: o estágio. Prestes a se formar em Administração, ela encontrou no estágio realizado no Centro Administrativo da Bahia, a possibilidade de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no curso e acha que está preparada para encarar os desafios do mundo do trabalho. “Vou sair daqui formada e vou ter experiência de dois anos comprovada na carteira. O curso me enriqueceu muito e tô conhecendo como é o mundo do trabalho e recebendo meu dinheiro que estou guardando para investir no futuro”, comemora.

Assim como Giovania, mais de 3.600 estudantes da rede de Educação Profissional da Bahia estão fazendo estágio. Os centros e unidades que ofertam Educação Profissional devem ter um papel ativo na busca de parceiros para possibilitar a formação de convênio e acesso dos/das estudantes ao estágio. Para encaminhar os estudantes ao mundo do trabalho, por meio do estágio, está sendo implantado na rede de Educação Profissional da Bahia, o Sistema de Integração Escola Mundo do Trabalho.

Seguro Obrigatório
- Para fazer o estágio, é necessário que seja contratado um seguro contra acidentes pessoais para cada estudante. O valor é estabelecido de acordo com o número de estudantes segurados e deve ser pago por quem oferece o estágio. Quando o estágio for em órgãos públicos ou entidades sem fins lucrativos, que comprovadamente não possam assumir esta despesa, o seguro é pago pelo Estado.

O estágio é tão importante quanto às demais disciplinas, mas ele tem um diferencial para o amadurecimento do/a estudante. No estágio, o/a estudante tem a vivência com situações reais do trabalho, da formação técnica, daquilo que ele vai aplicar no cotidiano do mundo do trabalho e também das relações humanas. O estágio é, portanto, mais um passo importantíssimo para sua preparação para o mundo do trabalho e para a vida.

CETEP de Vitória da Conquista apresenta experiências dos cursos técnicos à comunidade

Conhecimento, evolução humana e inserção no mundo do trabalho foi o tema do projeto realizado nos dias 28 e 29 de setembro pelo Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista. Nestes dois dias, foram promovidas palestras e montados 16 estandes, com o objetivo de apresentar aos conquistenses o papel do CETEP na formação dos jovens e trabalhadores/as do território por meio da Educação Profissional e como estes jovens estão sendo preparados para o mundo do trabalho.

Gestores, professores e os mais de mil estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Informática, Contabilidade, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem e Edificações prestaram informações sobre a Educação Profissional no território e também diferentes serviços à sociedade. Nos estandes, os estudantes de Enfermagem, por exemplo, realizaram atendimentos como aferição da pressão arterial, fizeram teste de glicemia e orientaram, inclusive com uso de fantasias, sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
Os estudantes de Agropecuária mostraram características de culturas como a do café, apresentaram caprinos e explicaram questões relacionadas ao manejo e expuseram a produção de comportas de frutas como goiaba e manga, cujas técnicas de produção aprendem durante o curso.
Quem visitou o estande do curso de Edificações pode fazer consultas e muita gente saiu com plantas baixas em mãos. Preocupados com a questão ambiental, os estudantes de Agroecologia mostraram como reaproveitar recipientes usados, como pneus, para a plantação de hortaliças e enfatizaram a diferença entre orgânicos e produtos cultivados com agrotóxicos.

A diretora do CETEP, Lílian Moura, disse que os estudantes puderam evidenciar as inovações tecnológicas e as profissões que compõem cada área de conhecimento. “A grande visitação aos estandes demonstrou o interesse da comunidade pelos temas abordados e também em conhecer a instituição e os cursos ofertados. Mas o grande benefício foi para a própria comunidade escolar. Os estudantes perceberam ainda mais como podem ser inseridos no mundo do trabalho e a importância da qualificação que eles devem ter e buscar, cada vez mais, por meios dos cursos que fazem”.

A estudante Giulia Lacerda, 15 anos, do curso Técnico em Edificações, adorou o contato com a comunidade. “O contato com a comunidade foi algo diferente, tive a sensação de que estou aprendendo muito no curso, e posso passar para outras pessoas este conhecimento”.

Para Elaine Freire, 15 anos, do Técnico em Agroecologia, a aprendizagem foi coletiva. “Todos nós percebemos o quão é fácil cultivar o modo agroecológico em casa. Para a população isso é importante, muitos alimentos são considerados verdadeiros “venenos” e cultivando em casa é possível preservar o meio ambiente reciclando recipientes e até a água, levando em conta que a maior parte da água potável do mundo é voltada para a agricultura”, ensina.

Estudantes de Informática conhecem uso de tecnologias em usina de etanol

Estudantes do curso técnico em Informática do Colégio Polivalente de Itanhém participaram de uma aula de campo na Usina Santa Maria, município de Medeiros Neto, para verificar como ocorre o uso de tecnologias da informação na fabricação do álcool (etanol). Durante visita guiada, os/as estudantes percorreram setores da usina e puderam perceber as reais potencialidades que o curso que fazem proporcionam em diferentes áreas do conhecimento.

Outra questão muito abordada durante a aula de campo na usina foi o cuidado com o meio ambiente, um dos temas, aliás, que norteiam o Plano de Educação Profissional da Bahia, pois prevê a qualificação e formação dos jovens e trabalhadores/as baianos de maneira alinhada com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. Nesse sentido, os/as estudantes conheceram desde o processo industrial do etanol até o plantio da cana-de-açúcar.

A estudante do primeiro ano do curso Técnico de Informática, Alane Ferreira, disse que a aula de campo trouxe grandes contribuições para o seu cotidiano. “De certa forma nos ensina que devemos ter um pensamento ecológico: reflorestar, não poluir e ter a consciência de que devemos atuar diretamente no meio em que vivemos”, afirma. A colega Luciene Santos também acredita que a aula contribuiu para uma maior compreensão da dinâmica do mundo do trabalho. “Foi possível conhecer todo o ambiente de trabalho e diferentes funções sendo executadas por funcionários das mais diversas áreas”.

Para o coordenador do curso Técnico em Informática do Colégio Polivalente, Elton Machado, “os estudantes puderam perceberam melhor as potencialidades de inserção no mundo do trabalho que o curso técnico proporciona, além da responsabilidade de todos nós com o meio em que vivemos”.

Governo da Bahia lança concurso para professor

O Governo da Bahia, por meio das secretarias da Administração e de Educação do Estado, lançou nesta quarta-feira (06) edital para realização de concurso público para professor. São 3.200 vagas para suprir a rede pública estadual. Além disso, o concurso vai gerar cadastro reserva para atender futuras necessidades. Há oportunidades para todas as disciplinas em todos os municípios baianos.

As vagas são para 20 horas semanais, com salário base de R$ 654,32 mais 31,18% de gratificação de estímulo à atividade classe, totalizando a remuneração de R$ 858,32. Para participar do certame é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina a qual está concorrendo.

As inscrições estarão abertas no período de 15 de outubro a 5 de novembro e serão realizadas pela Internet, através do site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (www.cespe.unb.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.

“O concurso vem reforçar a política de ampliação, estabilização e qualificação do quadro de professores nas escolas estaduais para assegurar aos estudantes o direito de aprender”, afirma o Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, informando que as provas vão ocorrer em janeiro e os aprovados serão convocados durante o ano de 2011.

Para o Secretário da Administração, Manoel Vitório a realização de um novo concurso para o preenchimento de vagas de professores “é imprescindível para a sustentação da política de recuperação da educação básica estadual que já obteve, neste governo, reforço de mais de três mil profissionais em seu quadro de educadores”.

Diferencial - O diferencial deste processo seletivo é que, em vez dos candidatos se inscreverem para concorrer a vagas por município, eles terão que optar por polos. Assim, poderão atuar no raio de até 70 quilômetros do polo escolhido.

De acordo com a Superintendente de Pessoal da Secretaria da Educação, Cláudia Cruz, “a medida visa conceder maior flexibilidade para o atendimento às demandas das escolas e também garantir um melhor aproveitamento do pessoal na rede, especialmente em municípios onde ainda há carência de professor”.

Prova – A prova será realizada em todos os 32 municípios polos das Diretorias Regionais de Educação. O processo seletivo será composto de três etapas: prova objetiva, discursiva e de título. Com 4h30 de duração, a avaliação será composta de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 específicos, mais a prova discursiva.

As provas terão caráter eliminatório e classificatório. Segundo o Superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação, Nildon Pitombo, “as questões básicas se relacionam com os aspectos próprios do mundo pedagógico, a exemplo da organização da escola, dos componentes curriculares, das metodologias e didáticas de cada disciplina, das políticas públicas e legislação de ensino”.

Destaque, também, para a interdisciplinaridade. Afinal, os professores têm que incluir na agenda da educação a interface entre as áreas do conhecimento. Sobre as questões interdisciplinares na avaliação, o Superintendente Nildon Pitombo explica que “se vinculam às indicações legais que organizam os conhecimentos disciplinares em áreas específicas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática”.

As questões específicas, por sua vez, se limitam aos conhecimentos particulares ao campo de diplomação dos professores habilitados em cursos de licenciatura. Os conteúdos necessários para a prova e mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no edital, publicado no Diário Oficial do Estado (dia 7 de outubro) e disponível no portal www.educacao.ba.gov.br

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Estado investe na ampliação e reforma dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional

Obras de ampliação e reforma estão sendo realizadas em 23 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional. Ao criar os centros a partir da implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, em 2008, o Estado investiu na expansão e oferta de vagas dos cursos técnicos de nível médio em todos os territórios de identidade. E agora, com as obras, o Estado está dotando os centros de infraestrutura e laboratórios básicos e específicos com o objetivo de possibilitar que a juventude e trabalhadores/as baianos/nas tenham as melhores condições possíveis de formação e qualificação profissional para adentrarem com maior facilidade no mundo do trabalho.

Estes 23 centros estão sendo beneficiados com mais de R$ 28.000.000,00 fruto de convênio firmado entre o Governo do Estado e Ministério da Educação, por meio do Programa Brasil Profissionalizado. O que está em execução é a primeira etapa do convênio que prevê um total de R$ 57.129.000,00 e contempla todos os centros com obras. Neste caso, os projetos já foram finalizados e aguardam licitação.

Módulos de laboratórios são construídos

Além da reforma que contempla serviços como, por exemplo, a reestruturação das redes hidráulica e elétrica, com a ampliação, estão sendo construídos módulos para laboratórios para aulas práticas. Os centros irão ganhar laboratórios básicos como os de química, física, matemática, biologia e informática e muitos terão, a depender dos cursos que ofertam, laboratórios específicos, a exemplo dos laboratórios de semiótica de enfermagem, gestão e negócios, eletricidade e medidas elétricas, ensaios mecânicos e metalográficos, canteiro de obras, solo e topografia, hotelaria, eletrônica básica, eletrônica digital, segurança do trabalho, cozinha e serviços culinários, análise química e unidade de enfermagem.

Independente da construção dos módulos, muitos dos centros já têm laboratórios em funcionamento, principalmente de informática e enfermagem. Só nos laboratórios de enfermagem, foram investidos mais de R$ 400 mil do Tesouro Estadual. São 14 centros e unidades contempladas com equipamentos de última geração. Processo para a aquisição de mais 25 laboratórios está em andamento.

Educação Profissional significa mudança de paradigma

Para o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, os cursos técnicos de nível médio também exigem toda uma infraestrutura adequada para proporcionar aos futuros profissionais condições ideais de aprendizagem. “O que buscamos é a Educação Profissional de excelência, por meio da qual, os/as estudantes possam estar preparados/das para a vida e fazer suas escolhas. Que estejam prontos/tas para adentrar no mundo do trabalho, seguir carreira em cursos de nível superior e usufruir do desenvolvimento do nosso país e nossa Bahia. Com estes investimentos em reforma a ampliação, o Estado está assegurando um dos elementos necessários para garantir a qualidade da Educação Profissional ofertada para nossa juventude e trabalhadores/as”.

Almerico Lima avalia que a Educação Profissional da Bahia passa por um momento especial marcado pela mudança de paradigma. “Antes, falava-se de ensino profissionalizante, onde geralmente a formação tecnicista limitava o/a estudante a “apertar parafusos”. Com a Educação Profissional, investimos na juventude para que ela se emancipe, para que possamos contribuir na formação ética e cidadã dos/das estudantes enquanto sujeitos/as de direitos, profissionais completos, autônomos e que compreendam a importância do seu trabalho para si e para a coletividade.”