quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Cidade dos Sonhos

Uma maquete que resume os desejos do artista plástico Eduardo Miranda, é uma das peças que chamam a atenção entre tantas outras expostas no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Metalúrgico aposentado, ele confessa que passou 15 anos para esculpir usando material reciclado, o que denomina de "A cidade dos meus sonhos".
Miranda diz que fez este projeto para expressar o desejo de um mundo melhor para todos e ensina: "A cidade dos meus sonhos partiu de uma reflexão de que todo mundo tem direito à moradia, todos ganham iguais porque gente não tem preço, que um respeita o outro e onde tudo é reciclado", afirma acreditando que este sonho é possível. "Depende de nós", reflete.

Autoridades visitam estande da Suprof

A expansão da Educação Profissional na rede estadual da Bahia é um dos pontos destacados por autoridades políticas e acadêmicas que ao participarem do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, visitam o estande da Superintendência de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado (Suprof-SEC).

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo, Paulo Gabriel Soledade Nacif, disse que a Educação Profissional representa uma mudança efetiva na formação de jovens e trabalhadores (as) na Bahia, graças ao alinhamento do Governo "Bahia Terra de Todos Nós" com o Governo Federal. "A Educação Profissional e Tecnológica na Bahia era algo de pouca repercussão e desarticulada do contexto social baiano. Agora vemos uma mudança efetiva graças à Secretaria de Educação do Governo e em completo alinhamento com essa política do Governo Lula".

Paulo Nacif destaca que o Fórum Mundial representa uma redefinição da Educação Profissional e Tecnológica. "Este projeto de Educação Profissional e Tecnológica implementada pelo Governo Lula é extremamente revolucionário, afinal de contas já são duas centenas de campi espalhados pelo Brasil e cerca de 30 na Bahia. E são lugares onde os estudantes terão uma referência do ensino médio e superior de qualidade. Afinal esse projeto já traz o ensino superior porque os Institutos Federais poderão oferecer cursos de nível superior na área de licenciatura e tecnológica. É realmente uma revolução isso", comemora. O deputado Federal Sérgio Carneiro (PT) também visitou o estande da Suprof - SEC.

Estande da Educação Profissional da Bahia

Sílvia Manfredi faz participação especial em atividade da Suprof

A pesquisadora e professora livre docente da Unicamp, Sílvia Maria Manfredi, fez uma participação especial nas atividades autogestionadas desenvolvidas pela Superintendência de Educação Profissional (Suprof), no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Durante a mesa redonda sobre Trabalho como Princípio Educativo, Sílvia Manfredi falou sobre certificação profissional.

Manfredi abordou as diferentes concepções de certificação. A primeira delas refere-se à certificação formal, ou seja, a que é conferida pelas unidades de ensino para habilitar a pessoa a exercer determinada profissão. A outra concepção é a de origem francesa denominada de Validação das Aprendizagens adquiridas através da Experiência (VAE) que identifica, reconhece e legitima conhecimentos, saberes, competências do indivíduo como trabalhador (a).

A terceira concepção de certificação discutida pela pesquisadora foi a que agrega além da experiência do trabalho, a experiência de vida do trabalhador (a). "Essa é a concepção que a gente defende, porque a gente acredita que o indivíduo vai construindo conhecimentos ao longo da vida nos diferentes espaços sociais, seja na igreja, na família, no sindicato, nos movimentos sociais e que esse tipo de exeriências e conhecimentos, geralmente é desqualificado. A certificação para nós seria o resgate desses saberes e conhecimentos, respalda na visão Freiriana - "saberes de experiência feitos", afirmou.

Na oportunidade, a professora destacou a expansão da Educação Profissional da Bahia, a partir da territorialidade, ou seja, considerando as demandas do Território, de maneira a garantir a inserção dos jovens e trabalhadores (as) no mundo do trabalho no seu local de origem. "A territorialidade é um sonho para mim, sempre batalho para fazer isso porque o que a gente acredita é numa formação, certificação e orientação de maneira integrada, é um trio, e a territorialidade considera os saberes locais. É um instrumento de política pública para permitir que o trabalhador enfrente os efeitos sociais deste processo de globalização", acredita.

Nesta quinta-feira (dia 26), a pesquisadora participará de debate "As relações em Educação Profissional, Educação Formal e reconhecimento de sabres não formais", às 14 horas, no Auditório Planalto, do Centro de Convenções Ullysses Guimarães, em Brasília.

Eu aqui...

Estudantes contam experiências do Fórum Mundial de Educação Profissional

"Brasília é uma cidade linda. Estamos adorando tudo, as pessoas são muito legais. A respeito do Fórum Mundial, aqui nós estamos aprendendo mais sobre educação profissional através dos estudantes aqui mostrados com apresentações de laboratórios (química, física, biologia, eletroeletrônica, entre outros.)
Esperamos que as experiências trocadas, as amizades feitas e os conhecimentos obtidos, venham a aumentar a qualidade da educação profissional na Bahia. Estamos aproveitando o máximo e queremos aproveitar mais ainda".


Sou Géssica Silva de Santana, tenho 18 anos, estudo no Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana, curso de química.
Sou Helen Valesca de S. Silva Lopes, tenho 15 anos, estudo no Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido, na cidade de São Domingos, e curso o 1º ano do curso Técnico em Alimentos.

Territorialidade da EP da Bahia chama atenção dos participantes do Fórum Mundial

A Territorialidade como espaço geográfico de referência para a implantação da política de Educação Profissional da Bahia chama a atenção de estudantes, professores (as), pesquisadores e dos gestores (as) que participam do Fórum Mundial de Educação Profissional. Eles (as) buscam informações sobre esta estratégia no estande da Superintendência de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado (Suprof-SEC).

O professor italiano, Alessio Suran, da Universidade de Pádova, que participou do debate sobre Educação, mundo(s) do trabalho e desenvolvimento, conheceu a experiência e gostou. "A territorialidade é importante para os processos educativos, para reconhecer a função da dimensão coletiva dos processos de aprendizagem que precisam de compartilhar os pontos de vista dos estudantes e também do compartilhar, pesquisar mesmo, os produtos dos processos educativos com a comunidade local". Segundo o professor Alessio Suran, territorialidade representa "o pensar nos processos de aprendizagem também como uma possibilidade de sonhar uma realidade, um territótio melhor".

Segundo Alessio Suran, a territorialidade possibilita reconhecer os atores locais, mas também oportuniza desafiar as visões dos atores locais com as boas idéias que podem ser compartilhadas com outros territórios. "Com certeza gostaria de trocar esperiência com os atores dos processos educativos da minha região, Veneto, na Itália", entusiasma-se.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Estar no Fórum Mundial é "Tudo de bom"


Participar do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, está sendo "tudo de bom" para os jovens estudantes dos cursos técnicos de nível médio dos Centros Estaduais, Territoriais e unidades que ofertam Educação Profissional na Bahia. "Estar aqui é tudo de bom, uma grande oportunidade que o Governo do Estado da Bahia está proporcionando a todos nós", afirma entusiasmada a estudante Graziela de Souza, 23 anos, do curso de Agroecologia do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, em Caetité.


Além de conhecer Brasília, Graziela esta tendo a oportunidade de conhecer colegas de cursos técnicos de outras regiões da Bahia. Ela destaca que esta é outra grande vantagem do evento. "Conheci Arnildo e Glauber no ônibus vindo para cá e parece que somos amigos de infância", sorri. Arnildo Neves, 33 anos, faz Nutrição Dietética no Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio de Contas, em Ipiaú, e Glauber Rocha, 16 anos, estuda informática, no Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista. Os dois compartilham da mesma opnião de Graziela quanto ao Fórum. "Está sendo maravilhosooooooo estar aqui. Espero ter um bom aprendizado com tudo, que a galera saiba trocar experiências. Até agora está sendo tudo de bom!!!", afirmou Arnildo.


Glauber também comemora a participação no Fórum Mundial e festeja as novas amizades. Espera que os conhecimentos e novos contatos possam fortalecer a Educação Profissional na Bahia. "Me identifiquei de cara com os meninos, acho que todos os baianos se identificam, é de raça! São simpáticos, passam uma segurança muito boa. Fizemos esta amizade na viagem e queremos unir nossos Centros de regiões diferentes. Vamos fazer uma rede muito forte para promover eventos, discussões, a partir deste Fórum. É Maravilhoso isso, 100%", sorri.

Acompanhe a transmissão em tempo real.

No link abaixo você pode acompanhar o evento.

mms://refletor.mec.gov.br/fmportugues


Copie e cole em seu navegador o link acima e esteja sempre ligado!!!

Chegada da delegação baiana no Ginásio Nilson Nelson.










Professor comemora participação no evento.











Delegação empunha com orgulho a bandeira da Bahia.





Superintendente de Educação Profissional dá boas-vindas à delegação baiana

O Superintendente da Educação Profissional da Bahia, Almerico Lima, deu as boas-vindas à delegação baiana que está participando do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Em vista ao estande a Superintendência de Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SUPROF-SEC), alunos, professores e gestores foram orientados sobre a ampla programação do evento, de modo que possam aproveitar ao máximo as atividades oferecidas.



"A vinda de vocês é uma vitória da política de Educação Profissional do Estado da Bahia que também privilegia a participação dos alunos, professores, gestores em eventos como este. A gente espera que vocês aproveitem o máximo, visitem os estandes, participem das aulas práticas, peguem contatos, vejam a programação, as oficinas. Temos quatro dias para aprender muito nesse fórum. É interessante que se programem e os professores e alunos levem para seus colegas o que aprenderam por aqui", sugeriu.

Presidente Lula: Curso Técnico foi o começo de tudo


A magia do espetáculo circense Pocket Show Exotique, do Grupo Teatral Thool e a beleza do Ballet Bolshoi, marcaram ontem à noite a abertura do Fórum Mundial de Educação Profissinal e Tecnológica, em Brasília. O presidente Lula, no entanto, foi a presença mais esperada no Ginásio Nilson Nelson. Lula falou sobre os investimentos feitos na Educação Profissional e tecnológica no País. Destacou que no próximo dia 15 de dezembro, serão inauguradas mais 70 Institutos Federais e Tecnológicos no Brasil.

O presidente, cuja formação inicial foi de torneiro mecânico, recorreu à própria história para deixar um recado aos estudantes de Educação Profissional e do mundo, presentes ao Fórum. "Se vocês um dia tiverem qualquer problema em casa e perderem a motivação; se vocês tiverem qualquer problema na família e pensarem em desistir e acharem que não vale a pena, lembrem-se que este presidente da República deve ao fato de ter chegado à Presidência da República, a um curso técnico que fiz em 1970. Foi graças a este curso técnico que fui o primeiro entre 8 irmãos a comprar uma geladeira, o primeiro a comprar uma televisão, o primeiro a comprar um carro, o primeiro a comprar uma casa".

O presidente Lula disse que se na época dele, este curso proporcionou oportunidades de sucesso em sua vida, com a estrutura e investimentos feitos nas unidades de Educação Profissional na atualidade, as chances de êxito profissional da juventude são muito maiores agora. "E quando tudo não estiver do agrado de vocês, lembrem-se do orgulho que vocês poderão dar ao pai e à mãe de vocês por estarem frequentando uma escola de Educação Profisisonal", aconselhou.

Bahia apresenta avanços da Educação Profissional

Os avanços da Educação Profissinonal na Bahia ganham destaque no Forúm Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, no Centro de Convenções Ullysses Guimarães, em Brasília. Em um estande, alunos, professores, gestores apresentam dados que demonstram a ampliação em mais de 700% do número de vagas de Educação Profissional na rede estadual de ensino a partir de 2007.
.
Em 2006 havia apenas 4.016 matriculados nos cursos de Educação Profissional na Bahia. Em 2007, este número pulou para 7.672 matriculados e em 2008 chegou a 14.903 alunos matriculados. Atualmente já são 28.620 alunos matriculados. A meta é chegar ao final de 2009 com 30.000 matriculados e ao final de 2010 com 42.000 mil matriculados. Até 2011, um em quatro municípios baianos deverá ofertar Educação Profissional.
.
De 2007 até agora, o Governo da Bahia já implantou 8 Centros Estaduais de Educação Profissional, 27 Centros Territoriais, e conta com 78 escolas de ensino médio com Educação Profissional. A meta é chegar ao final de 2009 com 115 uniades, incluindo o Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo em Santo Antonio de Jesus e o Centro Estadual de Educação Profissional das Águas em Barra, com inaugurações previstas ainda para este segundo semestre. Vale destacar a participação dos atores sociais na gestão dos Centros de Educação Profissional, por meio dos Conselhos, ampliando o controle social.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Estudantes baianos participam do Fórum

Pela primeira vez Alan Araujo dos Santos, 19 anos, estudante do Curso Técnico em Agroindústria do Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá, município de Amargosa, vai viajar para fora do Estado. Ele faz parte da delegação formada por 120 alunos, professores, coordenadores e diretores dos Centros Estaduais, Territoriais e Unidades que ofertam Educação Profissional na Bahia, que irá participar de segunda (dia 23) a sexta-feira que vem (dia 27), do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.

Alan não esconde a ansiedade: "A nossa expectativa é que a gente possa tá trazendo coisa nova para o nosso centro, adquirir bastante conhecimento, novas práticas, trocar experiência com as pessoas". A vontade de aprender mais e mais é tão grande, que Alan quer aproveitar tudo, conversar até com pessoas de outros países mesmo não sabendo falar outro idioma. "Eu vou tentar me integrar com todas as pessoas, mesmo que precise de tradução. Um enroleixon todo mundo fala. Se vou tá lá com uma pessoa disposta a passar conhecimento, mesmo que fale outra língua, vou buscar algúem pra traduzir, tentar entender. O que importa é que eu possa aprender coisas novas", sorri.

Durante o Fórum, além de participar das conferências e debates, os estudantes apresentarão experiências desenvolvidas por eles nos Centros Estaduais e Territoriais e nas unidades de Educação Profissional no estande do Governo do Estado da Bahia. Alan por exemplo, vai levar produtos derivados do abacaxi. Outros centros apresentarão produtos feitos com beneficiamento do leite, defensivos orgânicos para o combate de pragas nas lavouras e até instrumentos musicais feitos com material reciclado.

Há um mês de concluir o curso Técnico em Agroindústria, Alan Araujo Santos, já sabe que esta participação no Fórum Mundial de Educação Profissonal e Tecnológica será valiosa. "Em nenhum outro governo apareceu esta oportunidade de levar a gente para outro Estado em um evento importante como este. Achei isto muito bom, uma forma de integrar os alunos, sem falar que ir para Brasília já vai pesar no meu currículo", comemora.

Programação envolve debate sobre Trabalho como princípio educativo

O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica começa nesta segunda-feira (dia 23) e amanhã (dia 24), a Superintendência de Educação Profissional da SEC-BA conduzirá, no Centro de Convenções Ullysses Guimarães, uma mesa redonda que tem como tema “Trabalho como princípio educativo” e abordará a formação de trabalhadores/as da Educação Profissional e Tecnológica: saberes, metodologias e práticas pedagógicas.


No mesmo dia, na sala 5, das 17h às 19h, a Superintendência de Educação Profissional fará o relato: “Educação, Mundo (s) do Trabalho e Desenvolvimento Sustentável” a partir da construção da Política Pública de Educação Profissional da Bahia. Toda a delegação da Bahia deverá participar da atividade.


O superintendente de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado, Almerico Lima, disse que esta iniciativa de levar uma delegação ao Fórum e envolvê-la em diferentes debates visa motivar e integrar alunos, professores e gestores, possibilitando a troca de experiências e, consequentemente, possibilitar o aprimoramento da Educação Profissional no Estado. “O Fórum Mundial é um espaço de debate, troca e de consolidação das políticas públicas de EP em escala global. Nós, gestores, professores e alunos da educação profissional da Bahia aprenderemos muito, mas também deixaremos, com orgulho, a nossa marca: de uma educação profissional pública de qualidade, com base territorial, na qual o trabalho é um princípio educativo, com participação e controle da sociedade”.


Mapa de localização do estande da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), no Fórum Mundial de Educação Profissional